Online Course on Net-Zero Climate Emissions

Evento online
Imagem alusiva ao evento

The UT Austin Portugal Program, the long-standing Science and Technology Partnership between the Portuguese Foundation for Science and Technology (FCT) and the University of Texas at Austin (UT Austin), is very pleased to announce its online course on Net-Zero Climate Emissions: The role of nanotechnologies for advanced energy generation, conversion, and storage, happening from December 13 to December 16 (2 p.m. Lisbon time | 8 a.m. Austin time).

Coordinated by Killian Lobato (Faculty of Sciences of the University of Lisbon, Portugal), Brian Korgel (the University of Texas at Austin, USA), Carla Silva (CITEVE, Portugal), Guilherme Gaspar (University of Lisbon, Portugal) and Paulo Ferreira (INL and IST, Portugal), the training program will provide industry and academia the technological and scientific pathways required for deployment of sustainable cost-effective large scale energy storage and conversion powered by renewable energies.

Course Agenda:

• December 13 | The European Green Deal - The technological requirements for Net-Zero climate emissions by 2050
  • December 14 | Photovoltaics, current market and industry, and a technological outlook
  • December 15 | Energy storage (electrochemical batteries and supercapacitors, other potential technologies)
  • December 16 | Green fuel generation using renewable energy (H2 generation, synthetics fuels)

To participate, attendees must fill out this form until December 9.

Please note that until November 24, we will be accepting registrations only from participants affiliated to Portuguese institutions or to UT Austin. Participants from institutions located elsewhere may apply for the course from November 25 onwards, with seats being given on a first-come first-serve basis.

Pormenor de homem a folhear um livro

M50 - Programa de Formação Universitária para Maiores de 50 anos.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Pedro Jorge (Departamento de Física, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, and Centro de Fotónica Aplicada do INESC TEC, Portugal).

Fotografia de sinal identificativo de vinha

Apresentação de candidaturas até 28 de fevereiro.

Fotografia de árvores sem folhas e de bancos de jardim

Estudantes de pós-graduação em Matemática da Faculdade de Ciências da ULisboa falam, de forma descontraída e informal, sobre o seu trabalho.

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Ana Sofia Lopes.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Bruno Santos (Stockholm University, Sweden).

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Luís Campos Ribeiro (CIUHCT, Ciências ULisboa).

Hi-Phi Seminar, por Ana Simões (CIUHCT/Ciências) e Ana Matilde Sousa (CIEBA/FBAUL).

Título/data/local do evento, logótipo do projeto e fotografia da oradora

Seminário TWIN2PIPSA, por Sophie Jackson (Yusuf Hamied Department of Chemistry, University of Cambridge).

Theory of Computing Seminar, por Mateusz Skomra (LAAS/CNRS).

Título do evento, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Susana Martins.

Colóquio de Matemática, por José Francisco Rodrigues (DM-Ciências ULisboa).

Título/data/local do evento e logótipos dos organizadores

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Logótipo do Dia Internacional da Matemática, sobre um fundo branco

Atividades a decorrer em Ciências ULisboa nos dias 13 e 14 de março.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Gustavo Soutinho (Faculdade de Economia da Universidade do Porto - FEP e Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade do Porto - ISPUP).

Mão humana a interagir com um ecrã virtual

Novos prazos de submissão de candidaturas a projetos IC&DT e PeX.

Fotografia de participantes numa anterior edição da Jobshop Ciências

O maior evento de empregabilidade de Ciências, a decorrer nos dias 09 e 10 de abril.

23 de abril de 2024 assinalamos o 113.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Pré-inscrições já disponíveis!

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Título/data do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de Lisboa (Castelo de S. Jorge e respetiva colina)

Inscrição (taxa reduzida) até 20 de março.

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e várias fotografias da orla costeira e de pessoas

Inscrições preferencialmente até 01 de março.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.