60 Minutos de Ciência

Geoconservação em meio urbano: o que se fez e não se fez

MUHNAC, Lisboa
60 Minutos de Ciência "Geoconservação em meio urbano: o que se fez e não se fez"

Dedicada ao património geológico e à sua conservação em meio urbano, recebemos o Professor Doutor Galopim de Carvalho, entusiasta divulgador das geociências e antigo diretor do MUHNAC-ULisboa, em mais uma sessão de 60 Minutos de Ciência.

Nesta sessão serão dados a conhecer geossítios e geomonumentos nacionais localizados em Lisboa, Sesimbra, Setúbal, Évora, Viseu, Aveiro e Porto que serão apresentados enquanto museus sem fronteiras.

Nota biográfica sobre o orador: A. M. Galopim de Carvalho nasceu em Évora, em 1931. É doutorado em Sedimentologia, pela Universidade de Paris (1964), e em Geologia, pela Universidade de Lisboa (1968), tendo lecionado na Faculdade de Ciências desta Universidade de 1961 a 2001, ano em que se jubilou como professor catedrático. Lecionou, igualmente, em Geografia, na Faculdade de Letras da mesma Universidade, de 1965 a 1981.

Dirigiu o Museu Mineralógico e Geológico da Faculdade de Ciências de Lisboa, de 1983 a 1992, e o Museu Nacional de História Natural (MUHNAC-ULisboa), de 1992 a 2003, onde foi o mentor e responsável científico de sucessivos projetos de investigação nas áreas da Geologia Marinha e da Paleontologia dos Dinossáurios. Atualmente continua a trabalhar na divulgação, salvaguarda e valorização do património geológico nacional.

É autor de vasta bibliografia científica, de divulgação e de ficção, com mais de 20 livros publicados e centenas de artigos em revistas científicas e jornais.

Foi o responsável científico por mais de uma dezena de exposições sobre Dinossáurios e outras temáticas em Lisboa, Porto, Cantanhede, Sintra e Macau.

Iniciou em Portugal, em 1989, no MUHNAC-ULisboa, a “Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis”, com 31 edições concluídas e hoje alargada, regularmente, ao Porto e a Coimbra e, ocasionalmente, a outras cidades do país.

É patrono do Agrupamento de Jardins-de-Infância e Escolas Professor Galopim de Carvalho, em Queluz, e da Escola Básica do Bacelo, em Évora.

Concebeu e participou na concretização do Museu do Quartzo, em Viseu, oficialmente designado por Centro de Interpretação Galopim de Carvalho.

17h30

Curso de 4 módulos, com os seguintes temas:

Field Trip "Tectono-stratigraphic evolution of the SW Iberian Margin and its hydrocarbon potential"

A AAPG-SC UL anuncia a 1.ª Field Trip do presente ano letivo, em parceria com a SEG Técnico Student Chapter Lisbon, intitulada “Tectono-stratigraphic evolution of the SW Iberian Margin and its hydrocarbon potential” e orientada pelo PhD Ricardo Pereira (Partex) e pelo Pr

Noites no Observatório "Coincidências Cósmicas"

Vivemos num Universo que parece ter sido ajustado de forma muito precisa para permitir a nossa existência.

O congresso conta com a participação de Jorge Relvas (Ciências ULisboa).

Seminário Permanente de Astronomia Antiga | CIUHCT/UL - DHFC/FCUL "O movimento da oitava esfera"

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Por Alessandro Zilio (LJLL - Paris Diderot / University of Paris).

A sessão, no âmbito da iniciativa VEHITS 2019 - 5th International Conference on Vehicle Technology and Intelligent Transport Systems a decorrer de 03 a 05 de maio de 2019, conta com a participação dos docentes de Ciências ULisboa Carla Silva (chair

Petra Alexandra Morbey Ferro Gaspar Pacheco defende a dissertação "Técnicas de Álgebra Multilinear na Resolução de Problemas de Teoria Aditiva".

A iniciativa conta com a participação de Luís Saraiva (Ciências ULisboa).

O Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal e os coordenadores do Projeto Europeu ABLE, em parceria com o cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, Butterfly Conservation Europe e o Município de Almada, convidam todos os interessados a particip

O ISIC é uma organização sem fins lucrativos e representa o ISIC, o Cartão Internacional de Estudante - patrocinado pela UNESCO, apoiado pelo Conselho da União Europeia para a Educação, Juventude, Cultura e Desporto e diversos ministérios da educação e organiza

O Dia Aberto de Ciências realiza-se no dia 08 de maio de 2019.

As provas, requeridas por Francisco André de Campos Pereira Dionísio, decorrem nos dias 13 e 14 de maio de 2019.

No dia 14 de maio, será apreciado o sumário do seminário/lição com o título "Pathogens and parasites as effective biological weapons".

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Nature-based approach to Design solutions for a more resilient future aims to support societies address a variety of environmental, social and economic challenges in sustainable ways. This approach relies on actions that are inspired by, supported by or copied from Nature.

Programa Doutoral em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento de 30 de março a 15 de maio de 2019.

Gisela Vitória Cheoo defende a dissertação "Estimation of bowhead whale (Balaena mysticetus) population density using spatially explicit capture-recapture(SECR) methods".

Candidaturas ao Programa Almeida Garrett

Candidaturas até 17 de maio de 2019 (mobilidade no 1.º semestre) e até 18 de outubro de 2019 (mobilidade no 2.º semestre).

Uma vez por mês, aos domingos de manhã, junte-se à equipa de investigadores da Lista Vermelha de Invertebrados. Participe e contribua para a amostragem da diversidade de insetos em Sítios de Importância Comunitária da Rede Natura 2000.

Candidaturas a programa de apoio ao empreendedorismo na área do mar - MARE STARTUP

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa, o Fórum Oceano e a Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco lançaram em 2015 o consórcio MARE STARTUP destinado a promover o empreendedorismo e inovação empresarial no Mar, como forma

Projeto IFiT, desenvolvido no âmbito do ERASMUS+, tem a duração de 3 anos e inclui, duas vezes por ano, um curso de campo (

Páginas