Seminário

Privacidade na era Snowden

Sala 6.2.56, FCUL, Lisboa

Seminário "Informática em Ciências", por Paulo Veríssimo.

Resumo: Nunca como hoje tinha sido possível capturar, armazenar, processar e correlacionar rapidamente tantos dados sobre pessoas ou organizações.
Este caminho, aberto pela Google, trouxe indubitáveis vantagens às sociedades modernas, mas alimentou igualmente a crença no poder do “all-seeing-eye”, criando uma perigosa confluência de interesses entre governos e empresas, facilitada pelo vazio existente no direito internacional sobre a proteção de dados, e uma persistente desregulamentação nacional dessa proteção em diversos países (incluindo Portugal), a pretexto da defesa contra o crime e terrorismo. Existe hoje uma doentia e global avidez de informação acerca de pessoas individuais ou coletivas, construindo-se e armazenando-se um rasto contínuo e sistemático da vida e atividade das mesmas, fragilizando-as e colocando-as à mercê de utilizações abusivas dessa informação.
Como mostrou Snowden, este é um propósito metódico que inclui a inserção velada de vulnerabilidades em sistemas da Internet global por parte de governos, para a subversão e interceção de tráfego, ou a recolha furtiva de dados de utilizadores por parte, por exemplo, de fabricantes de televisões “smart” ou de “routers”, ou de “apps” de telemóvel.
A despeito deste riscos, existem muitos incautos desejosos de expor a sua esfera privada nestas mesmas redes (incluindo, pasme-se, informação de saúde), a troco de efémera gratificação social, alguns pontos num cartão, um automóvel..., raramente pensando nos custos e riscos associados. Isso é ainda mais  extraordinário num país como Portugal, em que o direito à privacidade é recente, comparativamente com outras democracias mais maduras.
O direito à privacidade na esfera virtual tornou-se, de facto, num jogo viciado, com alguns batoteiros e muitos incautos. É necessário mudar esta situação para que possamos talvez passar a uma era pós-Snowden mais saudável. Esta palestra revisita e atualiza um tema apresentado há alguns meses nos ciclos Ciência Viva.


Bio: Paulo Esteves Veríssimo is a Professor and FNR PEARL Chair at the University of Luxembourg Faculty of Science, Technology and Communication (FSTC), since fall 2014, and head of the CritiX group (Critical and Extreme Security and Dependability) at SnT, the Interdisciplinary Centre for Security, Reliability and Trust at the same University (http://wwwen.uni.lu/snt). He is adjunct Professor of the ECE Dept., Carnegie Mellon University. Previously, he has been a Professor of the Univ. of Lisbon, member of the Board of the same university and Director of LaSIGE (http://www.lasige.di.fc.ul.pt/). Veríssimo is Fellow of the IEEE and Fellow of the ACM, and he is associate editor of the IEEE Transactions on Computers (TC - 2015---). He is currently Chair of the IFIP WG 10.4 on Dependable Computing and Fault-Tolerance and vice-Chair of the Steering Committee of the IEEE/IFIP DSN conference. He is currently interested in secure and dependable distributed architectures, middleware and algorithms for: resilience of large-scale systems and critical infrastructures, privacy and integrity of highly sensitive data, and adaptability and safety of real-time networked embedded systems. He is author of over 170 peer-refereed publications and co-author of 5 books. 

14h00
Departamento de Informática

Patrícia Isabel Costa Nascimento defende a dissertação "Ecophysiological studies on different strains of Coolia monotis from the Portuguese coast".

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada do respetivo título, orador, dia, hora, link e logótipos das entidades organizadoras

Temos encontro marcado em sua casa, porque o Universo cabe dentro dela.

A pensar em si, preparámos uma série de eventos, acessíveis através da internet, sob o título O Universo Online.

Título da iniciativa, acompanhado das respetivas datas e de uma imagem ilustrativa da COVID-19

A FCT, em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), abriu uma linha de financiamento excecional intitulada “RESEARCH 4 COVID-19”, que visa apoiar projetos e iniciativas de investigação e desenvolvimento (I&D) já em curso ou a desenvolve

Rodrigo Soares da Graça Antunes Capucha defende a dissertação "Extensions of the scalar sector of the Standard Model".

Vera Lúcia Duarte Guerreiro defende a dissertação "Monitorização e medidas de gestão de Auchenorrhyncha em pomares de prunóideas na Beira Interior: estudo de caso de Asymmetrasca decedens".

Júri das provas:

Fotografia de saída de campo de alunos de Geologia

Adiamento das matrículas e da formação para datas a anunciar, motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Univers

Imagem ilustrativa da Call for Projects, acompanhada dos logótipos das várias instituições participantes

O ScienceIN2Business está de volta e melhor do que nunca com novos programas e o apoio excecional dos nossos parceiros @Armilar Ventures, @Frontier IP e @ISEG.

As provas, requeridas por Rui Afonso Bairrão da Rosa, decorrem nos dias 27 e 28 de abril de 2020.

Logótipo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, sobre um fundo branco

Os recentes desenvolvimentos relacionados com a pandemia SARS-CoV-2/COVID-19, sobretudo as medidas de contenção que estão a ser tomadas em todo o país, obrigaram as instituições de ensino superior e de investigação a fechar portas temporariamente.

Logótipo e informações associadas às candidaturas

Candidaturas de 15 a 30 de abril de 2020.

O curso pretende fornecer as ferramentas necessárias para que o investigador na área da saúde consiga desenvolver autonomia para o desenvolvimento de trabalhos de investigação científica utilizando a metodologia estatística apropriada.

Título da iniciativa, acompanhado das respetivas datas e de uma imagem ilustrativa

FCT: Concurso para projetos de I&D a decorrer de 31 de março a 28 de maio de 2020.

Sessão com a presença de Laurent Lafforgue e Nigel Hitchin, dois matemáticos de grande prestígio que aceitaram o desafio de conversar com a comunidade matemática de Ciências sobre a Matemática - passado, presente e futuro.

Logótipo da iniciativa, associado a uma fotografia de Lisboa

No seguimento da 1.ª conferência (ICUR2016), serão abordados temas relacionados com a gestão, avaliação e mitigação de riscos naturais e tecnológicos, assim como o seu impacto na saúde e nas sociedades.

Imagem alusiva à Escola de Verão de Energia

Face à emergência da pandemia da COVID-19, a 6.ª edição da Escola de Verão de Energia da Faculdade de Ciências da ULisboa, prevista para 6 a 10 de julho de 2020, será adiada para data a definir em 2021.

International Colloquium – Biology of the Soricidae

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (CO

Fotografia de uma formação rochosa

Programa de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e Secundário, grupos 420 e 520.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título e datas)

PANIC2020 will be held in Lisbon from August 31 to September 4, 2020.

This conference is the 22nd in the series of triennial conferences which bring together the Particle and Nuclear Physics communities.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

New date: September 14th-16th, 2020.

Logótipo do evento, acompanhado da nova data de realização

Ciências ULisboa associa-se ao maior evento mundial sobre inovação para a sustentabilidade - “The Planetiers World Gathering” - que terá lugar no Altice Arena entre 21 e 23 de outubro de 2020, sob os auspícios da

Fotografia de caminhantes numa montanha

Programa de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e Secundário, grupos 420 e 520.