Programa de Métodos de Estudo

Sala 6.1.25, FCUL, Lisboa
Alunos de Ciências ULisboa

Inscrições até 12 de março para gapsi@ciencias.ulisboa.pt ou presencialmente na sala 4.1.25.

Estudantes do 1.º ciclo e mestrado integrado da FCUL.

Objetivos
Desenvolver o conhecimento sobre os processos que influenciam o sucesso académico;
Promover a aquisição de estratégias de estudo mais eficazes adaptadas a cada um dos estudantes.

Formato do Programa
O programa é constituído por 6 sessões, com a duração de 90 minutos.

Modelo de funcionamento
Cada sessão funciona como um workshop, em que os participantes são convidados a envolverem-se em atividades práticas relacionadas com o desenvolvimento de competências relativas ao tema abordado.

Conteúdos Programáticos

Sessão Tema
1.ª sessão
(13 de março)
Motivação na aprendizagem
Como me sentir motivado?
2.ª sessão
(20 de março)
Abordagens à aprendizagem
Estarei eu num bom caminho?
3.ª sessão
(27 de março)
Autorregulação da aprendizagem
Como me organizar?
4.ª sessão
(03 de abril)
Gestão de tempo
Tenho muita coisa para fazer, o que devo fazer primeiro?
5.ª sessão
(10 de abril)
Técnicas e estratégias de estudo
Como estudar?
6.ª sessão
(24 de abril)
Abordagens e preparação para os exames e testes
Tenho vários exames e agora, como faço?

Horário e sala
As sessões iniciam-se às 14 horas, na sala 6.1.25.

Formador
Sara Vasques Carvalhal (Psicóloga estagiária do GAPsi).

O programa realiza-se com um mínimo de 5 alunos e um máximo de 15 - A participação é gratuita e necessita de inscrição prévia!

Logótipos da Deloitte e do Programa SISE, sobre um fundo escuro

O SISE é a oportunidade para pessoas com background em engenharias “não informáticas” desenvolverem as competências técnicas necessárias para iniciarem uma carreira em Consultoria Tecnológica na Deloitte. Mais detalhes sobre o programa seguem em anexo.

Fotografia de uma floresta após um incêndio

Decorrem até 20 de fevereiro de 2020 (17h00, hora de Lisboa) as candidaturas ao Concurso FCT "Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito da Prevenção e Combate de Incêndios Florestais - 2019".

Speaker: Riccardo Scala (Università degli Studi di Siena).

A feira Unlimited Future conta, uma vez mais, com a presença da Faculdade de Ciências, entre outras instituições.

Os céus divididos: o debate sobre as técnicas de divisão das casas celestes

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Título do evento, sobre uma fotografia de um incêndio florestal

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente.

Sofia Raquel Néné Galego defende a dissertação "Breast cancer brain metastasization: new players and potential biomarkers".

Ciclo de seminários no âmbito da disciplina de "Seminário".

15h15-16h05 Luís Sanchez, DMFCUL: Some arguments of topological nature with applications in Nonlinear Analysis.

Speaker: Csaba Schneider (Departamento de Matemática, Universidade Federal de Minas Gerais).

Neste evento, de cariz interdisciplinar, serão abordados os impactos das alterações climáticas nos recursos marinhos, bem como a identificação de medidas de adaptação para os diferentes setores produtivos.

Imagem incluindo a designação do concurso, sobre um fundo de cor terracota

Decorrem de 30 de janeiro a 26 de fevereiro de 2020 (17h00, hora de Lisboa) as candidaturas ao Concurso FCT "Estímulo ao Emprego Científico Individual" (3.ª Edição).

Beatriz Franco Roque defende a dissertação "O Pedestrianismo nas levadas e veredas da Ilha da Madeira: Um ensaio de caraterização".

Júri das provas:

João Miguel Cardoso Dias defende a tese "Smooth representations of Groups associated with Algebras defined over non-archimedean fields".

Por Ana Cristina Casimiro (Universidade Nova de Lisboa).

Ana Rita da Costa Garcia defende a dissertação "Blood-brain barrier: role in brain metastasization of breast cancer".

Ana Catarina Guerreiro Leal defende a dissertação "Analysis of the breathing apparatus of the cerambycid species that colonizes pines infected by the pine wood nematode, Bursaphelenchus xylophilus (Steiner and Buhrer, 1934) Nickle, 1970, with special emphasis to the insect-vector

Fotografia de placa de identificação de zona de plantação de vinha

Candidaturas até 28 de fevereiro de 2020.

Logótipo do Prémio Universidade de Lisboa 2019, sobre um fundo azul

Prorrogação do prazo de candidaturas até 28 de fevereiro de 2020.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título, orador, dia, hora e local)

Parte do Nobel da Física de 2019 foi atribuído à descoberta do primeiro planeta a orbitar uma estrela semelhante ao Sol. Desde 1995, o número de planetas extra-solares descobertos tem vindo a crescer de forma impressionante, sendo já mais de 4000.

Imagem ilustrativa do prémio (fotografia de rosto de um jovem, metade humana e metade "computorizada", acompanhada do título da iniciativa e do slogan "Um Milhão para a Inovação"

O prémio IN3+ destina-se a todos os investigadores pertencentes às entidades que integram a Rede Inovação INCM.

Imagens alusivas às exposições

Ciclo de conferências associadas às exposições The Eagle has Landed e

Representação de um mapa antigo

A história global está no centro de algumas das discussões historiográficas mais recentes e estimulantes.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de informações diversas (título, dia, hora, local, instituições associadas)

Concerto e conferência pela Orquestra Metropolitana de Lisboa - inscreva-se já.