Seminário

Inverse design strategies for the self-assembly of finite size structures

Sala 8.2.06, Ciências ULisboa
Representação do Edifício C8 de Ciências ULisboa

Por Diogo Pinto (Department of Physics, University of Oxford, UK).

Nature can self-assemble complex supramolecular structures from elementary building blocks with minimal mistakes. For example, adenovirus nucleocapsids are formed from different proteins that assemble and fold into a regular icosahedral shell. Inspired by these phenomena, researchers have devoted significant efforts to reverse engineer Nature and self-assemble structures from minimal building blocks. The control over the self-assembly of complex structures is a long-standing challenge of material science, especially at the colloidal scale, as the desired assembly pathway is often kinetically derailed by the formation of amorphous aggregates. We investigate in detail the problem of the self-assembly of finite size structures, particularly Platonic and Archimedean shells. We use patchy particles with attractive interaction sites (or patches) as model for the building blocks and recast the assembly problem as a Boolean satisfiability problem (SAT) for the patch-patch interactions. This strategy effectively reduces the self-assembly process into a coloring problem between patches, where each patch is assigned a color with a complementary interaction. This allows us to find effective designs for different assembly targets, and to selectively suppress unwanted structures. To rationalize the effective designs, we propose a mapping to a graph theory formalism, unveiling their hidden structure. We show that there is a clear correlation between high yield designs and highly asymmetrical patterns of the underlying graph. Based on these results, we establish general rules guiding the design of successful assemblies.

11h00-12h00
CFTC - Centro de Física Teórica e Computacional

Assinalando o Dia Mundial da Terra, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência propõe visitas orientadas aos três jardins botânicos da Universidade de Lisboa e à exposição de minerais do museu.

Earth Systems Seminar, por David Barriopedro Cepero (Instituto de Geociencias - IGEO, CSIC-UCM).

Uma atividade coordenada por Vítor Lapa Fernandes (aluno de CIÊNCIAS), promotor do projeto vencedor do concurso de bolsas para jovens artistas, ativistas e criadores desenvolvido pelo Festival Política e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.

Banner do Dia de Ciências 2025

A 29 de abril assinalamos o 114.º aniversário de CIÊNCIAS.

Junte-se a nós no Grande Auditório de CIÊNCIAS para uma tarde de celebração que reúne toda a comunidade da Faculdade.

Pormenor de pintura representativa da cidade de Aden

O curso, com Jorge Flores (CIUHCT), oferece uma visão da história da Ásia a partir de cidades portuárias cruciais nas relações com o Ocidente.

Logótipo C-Academy

O curso oferece uma base sólida sobre os fundamentos e práticas essenciais para proteger sistemas e dados num mundo cada vez mais digital - candidaturas até 13 de abril.

Fotografia de fábrica a emitir poluição para a atmosfera

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

Curso destinado a todos que necessitem de realizar análise de dados com recurso ao R.

Banner Dia Aberto de CIÊNCIAS 2025.

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica, com inscrições (preço reduzido) até 02 de maio.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições até 16 de maio! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Representação de programação R

This course aims at providing students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

Título da conferência, sobre um quadro de ardósia

The conference focuses on "Algebra and its role in Computer Science", with special emphasis on the areas of study related to the work of M. V. Volkov, such as semigroups and automata.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo azul

Candidaturas a partir de 07 de abril!

Representação de programação R

This course aims at providing students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyse and visualise biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Título/data do evento e vários objetos museológicos

This course aims to provide an updated vision of the potential of museum collections for biodiversity research. More specifically, aims to present case studies on the value of museums and the use of collections and specimens in the 21st century, using new technologies and analytical methods.

Páginas