Quintas do MARE

De neurónios a ecossistemas - mutualismos marinhos de limpeza num oceano em mudança

Sala 2.2.12, FCUL, Lisboa

Por José Ricardo Paula (MARE-FCUL).

O comportamento das espécies está ligado à sua evolução e ecologia. O peixe limpador do recife de coral, Labroides dimidiatus interage com outros peixes do recife de coral removendo parasitas, pele morta e muco. Este peixe adquiriu um conjunto de ferramentas cognitivas e comportamento sofisticado para tirar o melhor proveito das interações com os seus clientes. Porém, as condições ecológicas que levaram a que os peixes limpadores desenvolvessem estas características estão a mudar devido às alterações climáticas. Para estudar estes efeitos, no âmbito do projecto MUTUALCHANGE, usamos ecologia, neurobiologia, comportamento animal, modelações biogeográficas e testes fisiológicos. Durante este seminário vou demonstrar como o aquecimento e a acidificação dos oceanos afectam estes mutualismos de limpeza e qual o seu potencial de adaptação a estas alterações.

O estudo, publicado na Scientific Reports (do grupo Nature), sobre a qual versará esta apresentação: Neurobiological and behavioural responses of cleaning mutualisms to ocean warming and acidification.

MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente
Título do evento, sobre um fundo encarnada

Marcam presença neste concerto a Orquestra Sinfónica Juvenil, o Coro da Universidade de Lisboa, o Coro do Instituto Gregoriano e o Incognitus Ensemble.

Catarina Isabel Nogueira Ribeiro defende a dissertação "Obesity genetic risk score".

Orientação: Lisete Ribeiro de Sousa, Miguel Brito (Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa).

Speaker: Wesley Chun (Google).

Por Mário Edmundo (FCUL e CMAFcIO, Universidade de Lisboa).

Beatriz Teixeira Lopes defende a dissertação "Estudo do Metabolismo de Catinonas Psicoativas".

Membros do Júri:

Por Adelaide Freitas (Departamento de Matemática & CIDMA - Universidade de Aveiro).

Heloísa Gabriela de Castro Vasconcelos Gonçalves Galante defende a dissertação "Resilience: statistical study of psychosocial and biological predictors at the workplace".

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título e dia)

Iniciativa a decorrer nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, das 09h00 às 18h00.

Os fundos revertem a favor de alunos e funcionários da Faculdade, com dificuldades financeiras.

Teresa Ventura Vale Fernandes Dias defende a dissertação "Study of non-conventional Aspergilli and Penicillia Ochratoxin A producers".

Por Clément Cancès (Inria Lille - Nord Europe).

Por Ivo Sousa-Ferreira (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Imagem ilustrativa dos Seminários Ciência e Império, sobre um fundo branco

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais.

Esta palestra tem por objetivo a preparação para as várias etapas de um processo de seleção profissional: a elaboração do CV, a carta de motivação e a entrevista de emprego. Enfatiza aspetos do que deve conhecer sobre si próprio e sobre estas etapas de recrutamento.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título, dia, hora e local)

Gostarias de saber como te podes candidatar a estágios ou a uma carreira nas Instituições e Agências da União Europeia? No próximo dia 11 de dezembro, entre as 18h e as 19h horas irá realizar-se uma Sessão sobre as Carreiras na UE!

Maria Inês Castanheira Rolo defende a dissertação "Transfer value: Cálculo para um indivíduo do Reino Unido".

Por Emílio Franco (IST).

Por Angelo Aliano Filho (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP).

Imagem ilustrativa do evento

The FCT AWESOME - Awareness While Experiencing and Surfing On Movies through Emotions - project aims to investigate the emotional dimension of movies, to provide support for the classification, access, navigation and visualization of movie collections, not only

Logótipo EIT Health, sobre um fundo branco

As of 1 October 2019, EIT Health has opened its call for proposed activities to be included in the Business Plan 2021.

Speakers: Pedro Garcia (CENTRA/FCUL) & João Silvestre (CENTRA/IST).

Tiago Miguel Baeta Luís defende a dissertação "Papel da Glicoproteína G do Vírus da Raiva na Indução de Apoptose".