VI Encontro Internacional da Casa das Ciências

FCUL, Lisboa
VI Encontro Internacional da Casa das Ciências

A Ciência e a sua metodologia são componentes centrais no mundo moderno. A Ciência pelo contributo que tem dado e promete vir a dar para o desenvolvimento humano. O crescimento da humanidade em número e em bem-estar dependem da tecnologia enquanto esta se baseia no incessante progresso científico. Este crescimento científico é o resultado de uma comunidade de investigadores profissionais que tem crescido e se tem espalhado por mais países e continentes. E toda esta imensa comunidade trabalha com base numa mesma metodologia aceite por todos. A metodologia científica desenvolveu-se de forma sistemática a partir do século XVII com um binómio de divulgação pública e exposição à crítica pelos pares. É notável verificar que, apesar da diversidade cultural, toda a ciência e, consequentemente, a tecnologia se baseia no consenso quanto à metodologia de expansão do conhecimento humano em pequenos passos continuamente verificados de forma aberta por toda a comunidade.

Não é de estranhar que a Ciência tenha vindo a ocupar um espaço crescente no percurso educativo das novas gerações e que, havendo sempre controvérsia quanto ao conteúdo e à estratégia educativa, haja consenso sobre a importância e os objetivos da educação científica. Todos os países se preocupam com o reforço e aprofundamento desta educação científica. Este será também o tema central deste VI Encontro da Casa das Ciências.

Num “caldo de cultura” de cariz predominantemente tecnológico, em que a informação circula a velocidades vertiginosas, sem que as suas fontes sejam sequer citadas (já não digo confirmadas ou validadas) qual o papel da escola? Como vamos encontrar e “abrir” caminhos para os cidadãos do futuro e os investigadores do futuro? Que novos instrumentos, modelos e procedimentos estão a surgir? E qual o papel da Escola no desenvolvimento de uma cidadania ativa e informada?

É dentro desta lógica de pensamento que a Casa das Ciências traz o tema do Ensino das Ciências e a Sociedade Moderna, procurando nos debates que certamente surgirão nas conferências plenárias, na mesa redonda centrada na questão da flexibilidade curricular, no grande painel que traz até nós alguns dos mais conceituados especialistas nesta área, uma reflexão séria que ajude na prática dentro de cada sala de aula, como sempre tem sido nosso apanágio. Contribui também de forma decisiva a mais valia habitual dos workshops orientados para cada “linha de formação”, este ano num total de oferta que ultrapassa os 120 distribuídos por três dias e que permitirá a cada participante ter um conjunto significativo de horas de formação operacional com aplicabilidade em sala da aula.

Casa das Ciências - Recursos Digitais para Professores
Representação antiga da cidade de Lisboa

Evoluir Juntos para Co-Criar o Futuro de Lisboa e Inspirar Portugal.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Milan Stehlík (Institute of Statistics, Universidad de Valparaíso, Valparaíso, Chile).

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Joana Fraga (ICS-ULisboa).

PL@LX meetings brings together researchers and engineers working in the fields of programming languages, verification and developer experience.

Sessão com a participação de membros de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e fotografia de barragem

Concerto pelo Coro de Câmara da Universidade de Lisboa (CCUL) da Associação Coral da Universidade de Lisboa (ACUL), e que integra a iniciativa Música na Universidade de Lisboa.

O evento, que conta com a participação do CIUHCT, terá a participação, entre outros, do matemático e historiador da matemática Professor Robin Wilson (Reino Unido) e do criador do primeiro museu de ciência dedicado inteiramente à matemática, Professor Albrecht Beutelspacher (Alemanha).

Minicurso por Pedro M. Silva (Pós-doc - CEMS.UL).

Colóquio de Matemática, por Marko Stošić (Departamento de Matemática - Ciências ULisboa).

Dois estudantes em frente a um computador

Uma iniciativa integrada no Projeto de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior, com inscrições até 25 de janeiro.

Logótipo da ULisboa, título/data/local do evento e fotografia de professora e estudantes numa biblioteca

Workshop no âmbito do Programa de Promoção da Saúde Mental e do Bem-Estar na ULisboa.

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Robin Wilson (Open University; Gresham College, London).

Título/data/local do evento e fotografia de Jorge Moyano a tocar piano

Concerto de Jorge Moyano, no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Santiago González Gaitán (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, CIÊNCIAS ULisboa).

Título/data/local do evento e fotografia de Vítor Cardoso

Prémio atribuído a Vítor Cardoso, Professor Catedrático no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e Diretor do Centro de Gravidade do Instituto Niels Bohr da Universidade de Copenhaga, Dinamarca.

Título do curso e logótipo do CEAUL

Aprenda a organizar e analisar dados com foco na obtenção de soluções orientadas para a resolução de problemas.

Data/título do evento/frase "(Re)começa agora. É a tua vez!", sobre fotografia de balões de ar quente

(Re)começa agora. É a tua vez!

Com o Inverno já a deixar a sua marca nos ramos nus das árvores, é tempo também de as ajudarmos a crescer na Primavera que se seguirá!

Aumente o envolvimento e a colaboração dos alunos com uma solução de ensino e aprendizagem completa dentro do Moodle através do FeedbackFruits.

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Logótipos CIÊNCIAS/CEAUL, indicação do título/data/orador e representação do cérebro humano

Participants will be introduced to using R in real life situations. From the start, this hands-on practical workshop will focus on following good programming and data analysis practices. 

Fotografia de João Paulo Dias

A Celebration of his 80th Birthday - registration until 24 January.

Título e datas de candidaturas aos prémios, sobre uma imagem abstrata

Candidaturas abertas até 14 de fevereiro - em 2025, serão atribuídos 26 Prémios e 52 Menções Honrosas.

Título do curso, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Banner do Dia do DEGGE 2025.

Um evento dedicado às três áreas de estudo do Dia do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia: Engenharia da Energia e Ambiente; Meteorologia, Oceanografia e Geofísica; Engenharia Geoespacial.

Páginas