Seminário no âmbito do Mestrado em Biologia Humana e Ambiente

A vida do admirável mundo dos metais pesados, das fábricas químicas e dos nanomateriais

Sala 2.3.13, FCUL, Lisboa

Por Maria José Lourenço (Professora do Departamento de Química e Bioquímica da FCUL e Centro de Química Estrutural).

A química está em todo o lado. Para o bem e para o mal. Os desafios da reciclagem, da escassez das matérias-primas, de novos materiais e de novas energias, dos nanomateriais estão a contribuir para o sucesso criativo da quı́mica e para aumentar o seu reconhecimento público e entusiasmo entre os jovens.

É fácil para os meios de comunicação social comoverem o público com um desastre ecológico, pelo excesso de uso da palavra químicos, pelo lado nocivo dos acontecimentos. As crı́ticas são maioritariamente injustas e nada favoráveis. Mas quando a química toca ao amor não há problemas e a sua conotação maléfica desaparece. Tudo se torna maravilhoso quando “há química entre nós!” Mas o mais importante é a emoção que ressalta do fascinante mundo das fábricas químicas, onde tudo se fabrica para o nosso bem-estar diário.* Por exemplo, uma fábrica é um lugar perigoso com garantias de segurança onde os minerais iniciam a sua vida ao serviço de todos nós. Os metais pesados afinal não são assim tão maus... e a geração nano? De pequenas dimensões, mas é mesmo poderosa.

E qual é o nosso papel nesta sociedade? Usar e deitar fora? Será que conhecemos a “vida” das coisas? Como vamos assumir mais responsabilidades para poupar água? Necessitamos de educação ambiental, substituição de processos e produtos, tratamento de resı́duos, novos materiais poliméricos, reflorestamento...

*A química inventou, a tecnologia química desenvolveu e a indústria química produziu. Em todas as áreas:

SAÚDE, HIGIENE E BELEZA: medicamentos (analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos), diagnóstico e controlo clínico, vacinas, implantes, próteses (ossos), sabonetes, gel de banho, perfumes, cosméticos, batons, proteção... VESTUÁRIO: fibras, lãs artificiais, tecidos de competição (fatos de banho), tecidos inteligentes, luvas de proteção, equipamentos de proteção individual... ALIMENTAÇÃO/ÁGUA POTÁVEL: leite, manteiga, iogurtes, pão, vinhos, adubos, conservantes alimentares, protetores de doenças na agricultura, utensílios (Teflon), caixas da Tupperware... TRANSPORTES: combustíveis (gasolinas, gasóleo), alcatrão, plásticos, polímeros, acumuladores e baterias, catalisadores, borrachas, pneus, barcos, tinta proteção... EDUCAÇÃO: livros, colas, tintas das canetas, post-its, tinteiros das impressoras, papel, cadernos.

Entrada livre

Departamento de Biologia Animal

Seminário de Lógica Matemática, por Luis Pereira (Universidade de Lisboa).

Cartaz da iniciativa

Sessão de esclarecimento sobre o Laboratório de Cidadãos “Peças de Jardim”.

Fotografia da oradora e identificação do evento

Talk @LASIGE, com Diana Costa (LASIGE).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Miguel Zilhão (CENTRA - Center for Astrophysics and Gravitation, Instituto Superior Técnico).

BioISI Research Seminar, por Sophie Jackson (University of Cambridge, UK).

Imagem ilustrativa do evento (saúde e medicina)

A participação nos eventos é gratuita, mediante inscrição prévia.

Logótipo dos 100 anos da criação da licenciatura em Engenharia Geográfica/Geoespacial

A participação no evento é gratuita, mediante inscrição obrigatória até 12 de outubro de 2021.

Logótipo do consórcio e imagem de pessoa a usar máscara

2.ª Conferência Anual Lisbon Living + tem como objetivo reunir a academia, a saúde, a sociedade e os setores de inovação e tecnologia para analisar os impactos da pandemia COVID-19 em Portugal e recolher lições para o futuro.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Anna Ciaunica (CFCUL/GI2).

Research at the Faculty of Sciences

Save the date: 27 October 2021!

Seminário conjunto do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Kristen Campbell (University of Colorado Anschutz Medical Campus, USA).

Geometry Webinar, por Giosuè Muratore (CMAFcIO).

Logótipo da IAESTE, sobre uma fotografia da cidade de Edimburgo

Candidaturas online de 01 a 31 de outubro 2021.

Imagem alusiva ao Concerto e Conferência

Concerto e conferência pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Imagem ilustrativa do programa, acompanhada do respetivo título

Um programa de aceleração de ideias e negócios, promovido pela redeSaúde, com candidaturas até 15 de outubro de 2021.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communicating science to non-specialized audiences, including, but not exclusive to, public and private stakeholders, students and teachers, and media professionals.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The course aims at providing an introduction to stable isotopes ratios as tools to understand global, ecosystem and community level bio/geo cycles; light isotopes: H, N, C, O and S isotopes, geo cycles and ecological significance; sampling and analytical methodologies in stable isotope analysis.

This course aims to evidence the importance of natural history collections for the study of biodiversity, to show new tools and approaches to extract and disseminate biodiversity data from natural history collections and to increase awareness of young researchers for the scientific and cultural value of Natural History Museums.

Conversa com Galopim de Carvalho.

EvoS aims at turning evolutionary theory into a common language to areas that pertain to the natural world, including human affairs.