Seminário no âmbito do Mestrado em Biologia Humana e Ambiente

A vida do admirável mundo dos metais pesados, das fábricas químicas e dos nanomateriais

Sala 2.3.13, FCUL, Lisboa

Por Maria José Lourenço (Professora do Departamento de Química e Bioquímica da FCUL e Centro de Química Estrutural).

A química está em todo o lado. Para o bem e para o mal. Os desafios da reciclagem, da escassez das matérias-primas, de novos materiais e de novas energias, dos nanomateriais estão a contribuir para o sucesso criativo da quı́mica e para aumentar o seu reconhecimento público e entusiasmo entre os jovens.

É fácil para os meios de comunicação social comoverem o público com um desastre ecológico, pelo excesso de uso da palavra químicos, pelo lado nocivo dos acontecimentos. As crı́ticas são maioritariamente injustas e nada favoráveis. Mas quando a química toca ao amor não há problemas e a sua conotação maléfica desaparece. Tudo se torna maravilhoso quando “há química entre nós!” Mas o mais importante é a emoção que ressalta do fascinante mundo das fábricas químicas, onde tudo se fabrica para o nosso bem-estar diário.* Por exemplo, uma fábrica é um lugar perigoso com garantias de segurança onde os minerais iniciam a sua vida ao serviço de todos nós. Os metais pesados afinal não são assim tão maus... e a geração nano? De pequenas dimensões, mas é mesmo poderosa.

E qual é o nosso papel nesta sociedade? Usar e deitar fora? Será que conhecemos a “vida” das coisas? Como vamos assumir mais responsabilidades para poupar água? Necessitamos de educação ambiental, substituição de processos e produtos, tratamento de resı́duos, novos materiais poliméricos, reflorestamento...

 

*A química inventou, a tecnologia química desenvolveu e a indústria química produziu. Em todas as áreas:

SAÚDE, HIGIENE E BELEZA: medicamentos (analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos), diagnóstico e controlo clínico, vacinas, implantes, próteses (ossos), sabonetes, gel de banho, perfumes, cosméticos, batons, proteção... VESTUÁRIO: fibras, lãs artificiais, tecidos de competição (fatos de banho), tecidos inteligentes, luvas de proteção, equipamentos de proteção individual... ALIMENTAÇÃO/ÁGUA POTÁVEL: leite, manteiga, iogurtes, pão, vinhos, adubos, conservantes alimentares, protetores de doenças na agricultura, utensílios (Teflon), caixas da Tupperware... TRANSPORTES: combustíveis (gasolinas, gasóleo), alcatrão, plásticos, polímeros, acumuladores e baterias, catalisadores, borrachas, pneus, barcos, tinta proteção... EDUCAÇÃO: livros, colas, tintas das canetas, post-its, tinteiros das impressoras, papel, cadernos.

Entrada livre

16h30
Departamento de Biologia Animal
Fotografia de utente a interagir com um médico através de teleconsulta

O workshop, organizado pela redeSAÚDE da ULisboa, pretende explorar de que forma tecnologias de base digital emergentes na área da saúde podem contribuir para o bem-estar e para a melhoria da prestação de cuidados de saúde.

Espiritualidade - como a vive quem é estudante?

Logótipos do programa, de Ciências ULisboa e do GAPsi

Programa de Intervenção de Carreira.

Neste momento de celebração de tão importante acontecimento histórico, será oportuno analisar e discutir a evolução do panorama científico português de forma prospetiva, isto é, olhar para o atual legado científico, 50 anos depois do 25 de abril de 1974, antecipando perspetivas sobre a sua evolução futura.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Andrey Sadofyev (LIP).

Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Este ano, queremos voltar a encher o nosso campus com a presença de todos os estudantes que queiram participar neste evento.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Páginas