Seminário no âmbito do Mestrado em Biologia Humana e Ambiente

A vida do admirável mundo dos metais pesados, das fábricas químicas e dos nanomateriais

Sala 2.3.13, FCUL, Lisboa

Por Maria José Lourenço (Professora do Departamento de Química e Bioquímica da FCUL e Centro de Química Estrutural).

A química está em todo o lado. Para o bem e para o mal. Os desafios da reciclagem, da escassez das matérias-primas, de novos materiais e de novas energias, dos nanomateriais estão a contribuir para o sucesso criativo da quı́mica e para aumentar o seu reconhecimento público e entusiasmo entre os jovens.

É fácil para os meios de comunicação social comoverem o público com um desastre ecológico, pelo excesso de uso da palavra químicos, pelo lado nocivo dos acontecimentos. As crı́ticas são maioritariamente injustas e nada favoráveis. Mas quando a química toca ao amor não há problemas e a sua conotação maléfica desaparece. Tudo se torna maravilhoso quando “há química entre nós!” Mas o mais importante é a emoção que ressalta do fascinante mundo das fábricas químicas, onde tudo se fabrica para o nosso bem-estar diário.* Por exemplo, uma fábrica é um lugar perigoso com garantias de segurança onde os minerais iniciam a sua vida ao serviço de todos nós. Os metais pesados afinal não são assim tão maus... e a geração nano? De pequenas dimensões, mas é mesmo poderosa.

E qual é o nosso papel nesta sociedade? Usar e deitar fora? Será que conhecemos a “vida” das coisas? Como vamos assumir mais responsabilidades para poupar água? Necessitamos de educação ambiental, substituição de processos e produtos, tratamento de resı́duos, novos materiais poliméricos, reflorestamento...

 

*A química inventou, a tecnologia química desenvolveu e a indústria química produziu. Em todas as áreas:

SAÚDE, HIGIENE E BELEZA: medicamentos (analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos), diagnóstico e controlo clínico, vacinas, implantes, próteses (ossos), sabonetes, gel de banho, perfumes, cosméticos, batons, proteção... VESTUÁRIO: fibras, lãs artificiais, tecidos de competição (fatos de banho), tecidos inteligentes, luvas de proteção, equipamentos de proteção individual... ALIMENTAÇÃO/ÁGUA POTÁVEL: leite, manteiga, iogurtes, pão, vinhos, adubos, conservantes alimentares, protetores de doenças na agricultura, utensílios (Teflon), caixas da Tupperware... TRANSPORTES: combustíveis (gasolinas, gasóleo), alcatrão, plásticos, polímeros, acumuladores e baterias, catalisadores, borrachas, pneus, barcos, tinta proteção... EDUCAÇÃO: livros, colas, tintas das canetas, post-its, tinteiros das impressoras, papel, cadernos.

Entrada livre

16h30
Departamento de Biologia Animal
Imagem ilustrativa do evento, acompanhada do respetivo título, oradores, dia, hora, link e logótipos das entidades organizadoras

Desta vez, o Espaço é todo seu.

Descubra mais sobre o Universo, colocando as suas próprias perguntas a um painel de cinco investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Speaker: Maria Colombo (École Polytechnique Fédérale de Lausanne).

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de informações adicionais (título e data)

Dia Aberto de Ciências 2020 realiza-se no dia 3 de junho e será, pela primeira vez, integralmente realizado onlineInscrições até dia 31 de maio.

Imagem ilustrativa dos cursos avançados cE3c 2019/2020

Objectives: provide students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

More information available here.

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa relativo ao novo Coronavírus (COVID-19).

Imagem ilustrativa dos cursos avançados cE3c 2019/2020

Objectives: provide students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyze and visualize biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Fotografia de auditório de Ciências ULisboa

Apresentações de João Cordovil (Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa / Ciências ULisboa) e Diana Barbosa (Comcept - Comunidade Céptica Portuguesa).

Imagem alusiva à Escola de Verão de Energia

Face à emergência da pandemia da COVID-19, a 6.ª edição da Escola de Verão de Energia da Faculdade de Ciências da ULisboa, prevista para 6 a 10 de julho de 2020, será adiada para data a definir em 2021.

International Colloquium – Biology of the Soricidae

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (CO

Imagem ilustrativa do prémio (fotografia de rosto de um jovem, metade humana e metade "computorizada", acompanhada do título da iniciativa e do slogan "Um Milhão para a Inovação"

Candidaturas a decorrer até ao dia 15 de julho de 2020.

IN3+  | Um Milhão para a Inovação.

O prémio IN3+ destina-se a todos os investigadores pertencentes às entidades que integram a Rede Inovação INCM.

Fotografia de uma formação rochosa

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (COVID-1

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

New date: September 14th-16th, 2020.

Logótipo do evento, acompanhado da nova data de realização

Ciências ULisboa associa-se ao maior evento mundial sobre inovação para a sustentabilidade - “The Planetiers World Gathering” - que terá lugar no Altice Arena entre 21 e 23 de outubro de 2020, sob os auspícios da

Fotografia de caminhantes numa montanha

Programa de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e Secundário, grupos 420 e 520.

New date: 30 August - 03 September 2021.

This conference is the 22nd in the series of triennial conferences which bring together the Particle and Nuclear Physics communities.