Seminário no âmbito do Mestrado em Biologia Humana e Ambiente

A vida do admirável mundo dos metais pesados, das fábricas químicas e dos nanomateriais

Sala 2.3.13, FCUL, Lisboa

Por Maria José Lourenço (Professora do Departamento de Química e Bioquímica da FCUL e Centro de Química Estrutural).

A química está em todo o lado. Para o bem e para o mal. Os desafios da reciclagem, da escassez das matérias-primas, de novos materiais e de novas energias, dos nanomateriais estão a contribuir para o sucesso criativo da quı́mica e para aumentar o seu reconhecimento público e entusiasmo entre os jovens.

É fácil para os meios de comunicação social comoverem o público com um desastre ecológico, pelo excesso de uso da palavra químicos, pelo lado nocivo dos acontecimentos. As crı́ticas são maioritariamente injustas e nada favoráveis. Mas quando a química toca ao amor não há problemas e a sua conotação maléfica desaparece. Tudo se torna maravilhoso quando “há química entre nós!” Mas o mais importante é a emoção que ressalta do fascinante mundo das fábricas químicas, onde tudo se fabrica para o nosso bem-estar diário.* Por exemplo, uma fábrica é um lugar perigoso com garantias de segurança onde os minerais iniciam a sua vida ao serviço de todos nós. Os metais pesados afinal não são assim tão maus... e a geração nano? De pequenas dimensões, mas é mesmo poderosa.

E qual é o nosso papel nesta sociedade? Usar e deitar fora? Será que conhecemos a “vida” das coisas? Como vamos assumir mais responsabilidades para poupar água? Necessitamos de educação ambiental, substituição de processos e produtos, tratamento de resı́duos, novos materiais poliméricos, reflorestamento...

 

*A química inventou, a tecnologia química desenvolveu e a indústria química produziu. Em todas as áreas:

SAÚDE, HIGIENE E BELEZA: medicamentos (analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos), diagnóstico e controlo clínico, vacinas, implantes, próteses (ossos), sabonetes, gel de banho, perfumes, cosméticos, batons, proteção... VESTUÁRIO: fibras, lãs artificiais, tecidos de competição (fatos de banho), tecidos inteligentes, luvas de proteção, equipamentos de proteção individual... ALIMENTAÇÃO/ÁGUA POTÁVEL: leite, manteiga, iogurtes, pão, vinhos, adubos, conservantes alimentares, protetores de doenças na agricultura, utensílios (Teflon), caixas da Tupperware... TRANSPORTES: combustíveis (gasolinas, gasóleo), alcatrão, plásticos, polímeros, acumuladores e baterias, catalisadores, borrachas, pneus, barcos, tinta proteção... EDUCAÇÃO: livros, colas, tintas das canetas, post-its, tinteiros das impressoras, papel, cadernos.

Entrada livre

16h30
Departamento de Biologia Animal