Mathematical Logic Seminar

Sets as Properties

Sala 6.2.33, Ciências ULisboa (com transmissão via Zoom)

Por Bruno Jacinto (Universidade de Lisboa).

According to the iterative conception of set, sets are “built in stages” in a process to be pursued “as far as possible”. It is notoriously difficult to make sense of the “building” analogy unless the mind-dependence of sets is accepted. In this talk I will sketch the sets as properties view, according to which set theory is nothing but a part of cumulative (modal) type theory. I will offer some reasons for thinking that the sets as properties view, broadly based on (Linnebo & Rayo 2012, Degen & Johannsen 2000) delivers a more satisfactory realist understanding of the iterative conception, and its "building" analogy, than those presently available. In addition, I will address Button and Trueman’s (2022) “no bootstrapping" objection to the sets as properties view, and show how my reply paves the way to a neoRussellian form of logicism about set theory.

Transmissão via Zoom.

CMAFcIO - Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Fábio Dominguez (IGFAE).

Este Workshop tem como objetivo dar a conhecer os Recursos Educacionais Abertos e como tirar proveito desse recurso.

Título do evento e fotografia dos oradores

Encontro Scientia, por José Manuel N. Azevedo (cE3c - Island Biodiversity, Biogeography & Conservation).

Unidade Curricular: Seminário de Bioestatística 2022/2023.

Fotografia de Paulo Crawford, data e localização do evento, imagem alusiva à cosmologia

Este encontro constitui uma merecida homenagem a Paulo Crawford na ocasião do seu octogésimo aniversário, reunindo colegas, ex-alunos e amigos que com ele privaram durante décadas no Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (DF-FCUL).

Título, data/local do evento e representação de uma cientista

Venha celebrar este dia e conhecer as mulheres que, ao longo de várias gerações, fizeram - e continuam a fazer - história no mundo da ciência.

Título, data do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de plantas

Um workshop essencial para todos os que cuidam de plantas ornamentais.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Giorgio Volpe (Department of Chemistry, University College London, London, United Kingdom).

Título do evento, sobre fotografia de duas cientistas

Palestra no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.

This 5-day course offers to the participants a light microscopy course focusing on fluorescence microscopy techniques applied to the detection of proteins and glycans in tissue samples and cell cultures.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Emilien Azéma (Laboratoire de Mécanique et Génie Civil - LMGC, Université de Montpellier, France).

Seminário no âmbito do projeto E3GLOBAL - Einstein, Eddington e o Eclipse. Uma História Global do Eclipse Total de 1919, por Ildeu Moreira (Instituto de Física - UFRJ e Instituto Nacional de C&T - CPCT).

Titulo, dia, hora e local do evento, acompanhados de fotografias dos oradores

O que acontece quando os temas comentados nos media são controversos e os/as investigadores/as sofrem comentários negativos nos media ou online, ou mesmo ameaças? O que pode ou deve o investigador fazer? E como podem também apoiá-lo a sua instituição e os comunicadores que com ele/a trabalham?

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Marco Beretta (University of Bologna).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Angélica Ferroni (PPGHIS - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa).

Lançamento do livro "Galileu em Pádua - Os dezoito Melhores Anos da Minha Vida", da autoria de Alessandro de Angelis (Colaborador do LIP e Professor na Universidade de Pádua/Instituto Superior Técnico).

Iconografia diversa associada ao ensino

A maior feira de Mestrados e Pós-Graduações.

Reflexo do pôr-do-sol nas águas do rio Tejo

Call for Proposals: Multi-Year Projects and Events.

Título, data, hora, local e logótipos das entidades promotoras do evento

In this panel discussion we will compare scientific research processes in Portugal and the US.

Lançamento do livro "Tratado da Prática de Aritmética (1519)", de Gaspar Nicolas, organizado por Jorge Nuno Silva e Pedro Freitas.

Fotografia da Praça do Comércio, em Lisboa

Candidaturas ao prémio (versões preliminares dos artigos) até 28 de fevereiro de 2023.

Logótipo do projeto

A inscrição para participar no projeto pode ser feita até ao dia 26 de fevereiro de 2023.

Fotografia de dois alunos e logótipos das entidades promotoras/participantes

Se esperas muito do teu futuro, conta connosco para dar o salto.

This course aims to explore ways of communicating science to non-specialized audiences, such as policy makers, industry, general public (including students and teachers), through their engagement and participation in citizen science activities.

Título do evento, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.