Seminário

Modelos assimétricos para a estimação em pequenos domínios

Sala 6.4.30, FCUL, Lisboa

Por Fernando Antônio da Silva Moura (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Abstract: Nesta conferência apresenta-se e discute-se a utilidade de alguns modelos assimétricos para estimação em pequenos domínios para dados económicos. Particularmente é feita uma aplicação à Pesquisa Anual de Serviços (PAS), conduzida pelo IBGE. Estudos preliminares revelaram que devido ao desenho amostral da PAS, estimativas de totais da receita operacional apresentam baixa precisão para algumas atividades económicas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Além disso, a receita operacional é consideravelmente assimétrica e potencialmente apresenta valores atípicos. Para superar este problema são propostos modelos normais assimétricos e t-assimétricos para estimação nestes pequenos domínios. Estes modelos relacionam variáveis de receita operacional com potenciais variáveis auxiliares (número de pessoas ocupadas e salários) obtidas de um cadastro de empresas comerciais. Os modelos propostos são comparados com o modelo usual de Fay-Herriot sob os pressupostos de variâncias amostrais conhecidas e desconhecidas e sua versão logarítmica sob o pressuposto de variâncias conhecidas. Os estudos de avaliação com dados reais da PAS mostram que os modelos propostos são mais eficientes para previsões de pequenos domínios para dados assimétricos do que o modelo de Fay-Herriot habitualmente empregado, bem como sua versão lognormal.

14h15
CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa
Palavra(s) a pesquisar
Género
Submit

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por João Amaral (Department of Physics and CICECO, University of Aveiro, Portugal).

Bodião-limpador "em ação"

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Beatriz Palinhos Pereira.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Wladimir Neves (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Seminário de Lógica Matemática, por Joaquim Waddington (UERJ/UCL).

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por John Carter (Mars Express (ESA) - PI OMEGA).

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Itamar Oliveira (University of Birmingham).

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

22 de maio - dois dos doze finalistas da competição são alunos de CIÊNCIAS.

Pavilhão de Portugal

22 de maio - na data em que se assinalam 27 anos da abertura da Expo’98, o Pavilhão de Portugal abre as portas do Torreão.

Pintura abstrata azul e rosa

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Leonid Berlyand (Penn State University).

Technovation Girls Challenge Portugal - Final

Ciências ULisboa recebe 400 participantes para o evento final do Technovation Girls Challenge Portugal.

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Pier-Stefano Corasaniti (Observatoire de Paris-Meudon, France).

Um programa estruturado que combina discussões em grupo, exploração de carreira e workshops informativos, com inscrições até 23 de maio.

Logótipo do EVM 2025

O objetivo é proporcionar a estudantes de todo o país - que estejam a concluir o 2.º ou 3.º ano de licenciaturas em Matemática, Física ou áreas afins - a oportunidade de participar num projeto de investigação com a duração de duas semanas - candidaturas até 28 de maio.

Seminário no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais, por Pierina Jocelyn Mendoza Yengle.

Uma oportunidade para fortalecer a cultura de segurança e bem-estar em CIÊNCIAS.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Luís Saraiva (Ciências ULisboa) é o coordenador nacional do evento.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições até 16 de maio! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Neste curso ficarás a saber como te podes tornar um permacultor eficiente, produtivo e consciente! O curso está preparado para iniciantes na prática de permacultura.

Formação - Cultivar em Permacultura.

Pessoas a interagirem em frente a um computador portátil

As inscrições para a edição de 2025 da formação decorrem até às 17h do dia 23 de maio.

Páginas