Seminário

Modelos assimétricos para a estimação em pequenos domínios

Sala 6.4.30, FCUL, Lisboa

Por Fernando Antônio da Silva Moura (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Abstract: Nesta conferência apresenta-se e discute-se a utilidade de alguns modelos assimétricos para estimação em pequenos domínios para dados económicos. Particularmente é feita uma aplicação à Pesquisa Anual de Serviços (PAS), conduzida pelo IBGE. Estudos preliminares revelaram que devido ao desenho amostral da PAS, estimativas de totais da receita operacional apresentam baixa precisão para algumas atividades económicas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Além disso, a receita operacional é consideravelmente assimétrica e potencialmente apresenta valores atípicos. Para superar este problema são propostos modelos normais assimétricos e t-assimétricos para estimação nestes pequenos domínios. Estes modelos relacionam variáveis de receita operacional com potenciais variáveis auxiliares (número de pessoas ocupadas e salários) obtidas de um cadastro de empresas comerciais. Os modelos propostos são comparados com o modelo usual de Fay-Herriot sob os pressupostos de variâncias amostrais conhecidas e desconhecidas e sua versão logarítmica sob o pressuposto de variâncias conhecidas. Os estudos de avaliação com dados reais da PAS mostram que os modelos propostos são mais eficientes para previsões de pequenos domínios para dados assimétricos do que o modelo de Fay-Herriot habitualmente empregado, bem como sua versão lognormal.

14h15
CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa

Por Karla Peña Ramírez (University of Antofagasta, Chile).

Por B. Shapiro (Stockholm University).

Almoços com Ciências

Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.

Palavra "ULisboa" sobre um fundo negro

A Cerimónia de Abertura do Ano Académico 2019/2020 da ULisboa terá o seguinte programa:

  • 15h30 - Sessão Solene de Abertura do Ano Académico
  • 17h00 - Porto de Honra

Por Grigorios Chachamis (LIP).

Daniel Filipe Mendes Pires defende a dissertação "Controlo de acesso no sistema académico Fenix".

Informações relativas ao evento (título, data, hora, local, orador), sobre um fundo azul

Num mundo cada vez mais desperto para os perigos e consequências que a excessiva utilização de plásticos representa nas nossas vidas, deparamo-nos com a necessidade de produzir alternativas mais sustentáveis e de encontrar formas eficientes de as degradar.

Por Gil Penha-Lopes e Daniel Melo-Mattos (CCIAM-cE3c).

Fotografias dos 3 filósofos

The problem of scientific method, important for scientists at least since the Renaissance, became crucial during the Enlightenment, generating debates that have extended to the present.

Andreia Filipa Almeida Henriques defende a tese "Regulation of glucose uptake in mammalian cells by protein phosphorylation networks".

Mapa antigo

Por Joaquim Alves Gaspar e Henrique Leitão (CIUHCT, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal).

Por Paulo Oliva (Queen Mary, University of London).

Decorrerão, durante a conferência, sessões práticas sobre o uso de ferramentas avançadas de computação e processamento de dados em infraestruturas distribuídas.

Pedro Miguel dos Santos Pinto defende a tese "Proof mining with the bounded functional interpretation".

Por André Abath (Universidade Federal Minas Gerais Belo Horizonte).

Joana Teresa de Almeida Fernandes defende a tese "Avaliação do risco cardiovascular na Atividade Seguradora".

O evento conta com a participação de Thibault Langlois (Ciências ULisboa), que irá apresentar o tema "Deep Learning: over-view and examples of applications in O&G engineering".

Logótipo associado à frase "CASE STUDY RESISTIR", sobre um fundo branco

A emergência de "hospitais inteligentes" proporciona a oportunidade para a implementação na área das doenças infecciosas dos novos sistemas de medicina preditiva, personalizada, preventiva e participativa (P4 Medicine).

Logótipo da Noite Europeia dos Investigadores, sobre um fundo branco

Ciência na cidade é o tema da Noite Europeia dos Investigadores do biénio 2018-2019, o qual pretende aproximar investigadores e sociedade em atividades preparatórias e durante as noites da última sexta-feira de setembro.

Imagem de uma sweatshirt azul, com o logótipo estampado do Programa Erasmus +

Estágios para recém-graduados: Candidaturas online de 01 a 30 de setembro de 2019.

Diogo Miguel dos Santos Martins defende a dissertação "Assessment of the spatio-temporal variability and estimation accuracy of drought indices and evapotranspiration".

Almoços com Ciências

Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.

Pôr-do-sol em Lisboa

Lisboa será palco da Primeira Conferência Internacional Comunidades de Energia.

A conferência é organizada pela Coopérnico - Cooperativa de Energias Renováveis, através do projeto COMPILE, e pelo grupo CCIAM do cE3c, FCUL, através dos projetos PROSEU e BEACON.

Páginas