Baikal GVD Experiment

LIP, Av. Gama Pinto, n.º 2 piso 3, Lisboa

Por Dr. Dimitry Naumov (JINR).

Astrophysical neutrinos of ultra high energies discovered recently by IceCube Collaboraton opened a new branch of physics - neutrino astronomy.
A determinaton of sources of ultra-high energy neutrino requires an accurate reconstructon of neutrino arrival directon and good neutrino energy reconstructon.
The major part of neutrino interactons is seen as shower events. It is hard to achieve a reasonable accuracy in the angular reconstructon of showers in the ice because of very intense light re-scatering. The corresponding scatering length in BAIKAL water is an order of magnitude larger thus allowing a more precise determinaton of neutrino arrival directon.
JINR together with other institutons is constructng a cubic kilometer water Cherenkov detector in the Lake BAIKAL. The main aim of this detector is a precise determinaton of sources of ultra-high energy neutrinos.
I will report about the current status, plans and invite you to join BAIKAL GVD Collaboraton.

LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas

Contribuição para a construção de uma infraestrutura sólida de medições químicas, numa ação a decorrer nos dias 11 e 12 de dezembro de 2017.

A Universidade de Lisboa (ULisboa), com o apoio do Banco Santander Totta, atribui “Prémios Científicos ULisboa/Santander Universidades” anuais, que visam premiar a atividade de investigação científica e incentivar a prática de publicação em revistas internacionais de reconhecida qualidade.

Daniela Filipa da Cruz Freitas defende a dissertação "Novel Fluorescent Cell-Based Sensors for Detection of Viral Pathogens".

Diogo Miguel Branco Silva defende a dissertação "PIQL-Interfaces Persuasivas para uma Vida Saudável".

João Miguel Mendes dos Reis defende a dissertação "American Options under Stochastic Volatility via a Transformation Procedure".

Queres desenvolver as tuas competências linguísticas? Gostarias de conhecer pessoas de várias nacionalidades? Estás à procura de um parceiro tandem para aprender uma nova língua?

Participa no 1.º Encontro Tandem em Ciências!

Nuno Ricardo Raimundo Silva defende a dissertação "A CFO-based model of coningent claims with jump risk".

Ficção Científica, Inteligência Artificial e o futuro da humanidade (e dos robôs) estarão em debate na conversa “Olhares sobre 2001: Odisseia no Espaço de Arthur C. Clarke".

Maria Salomé Coimbra Carmelo defende a dissertação "Data Mining applied to Neurorehabilitation Data".

Patrick Tony Lapa Joaquim defende a dissertação "Avaliação de opções com séries de Fourier".

Joana Correia Pinto defende a dissertação "Desenvolvimento Aplicacional CRM em Modelo Cloud".

Por Nuno Peres (Universidade do Minho).

Por Gabriela Gomes (Liverpool School of Tropical Medicine, UK / Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Universidade do Porto).

Raquel Maria Vicente Filipe defende a dissertação "Coupled Wiener processes: from single to collective dynamics of active particles".

Inês da Silva Pinto Campos defende a dissertação "Trigonometria: encantos e recantos de uma abordagem didática".

Ana Rita da Silva Ferreira defende a dissertação “Otimização dos serviços de cuidados de saúde: planeamento de cirurgias eletivas em hospitais públicos".

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizados anualmente pelo CIUHCT sobre assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

Por Nuno M. Pedroso (Post-doc researcher CENA/São Paulo University and cE3c collaborator - Conservation Ecology group).

Por Henrique Leitão e Joaquim Alves Gaspar (FCUL).

Pode a matemática ajudar a resolver os problemas do Turismo?

Por César Rodrigo (Academia Militar, CMAF-CIO, CINAMIL).

Esta sessão conta com a participação de Cristina Branquinho (Ce3c, FCUL),  Luísa Nogueira (CCDR-LVT), Jorge Maia Alves (FCUL), André Borges (aluno FCUL) e moderados por Ricardo Trigo (IDL, FCUL).

O concerto conta com a presença da Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, do Coro da Universidade de Lisboa, do Coro de Câmara do Instituto Gregoriano de Lisboa e do Coro Essence Voices.