Quintas do MARE

CetaSee, a ciência-cidadã como aliada na investigação e na conservação de cetáceos em Portugal

Evento online

Por Ana Rita Luís (MARE-ISPA).

A Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade para 2030 identifica o conhecimento do património natural e o reconhecimento da biodiversidade pela sociedade como pontos basilares para a conservação. Contudo, e apesar da existência de registos centenários da ocorrência de cetáceos na costa continental portuguesa, os padrões de distribuição espácio-temporais para este grupo taxonómico são, ainda, pouco conhecidos.

Numa era de crescentes preocupações ambientais e enormes constrangimentos financeiros, novos caminhos que ajudam a ultrapassar as dispendiosas metodologias aplicadas na investigação de cetáceos têm vindo a ser trilhados. A ciência-cidadã, definida como «o envolvimento ativo do público em investigação científica», tem-se revelado eficaz na monitorização de tendências populacionais e no estudo de padrões de distribuição de cetáceos, mas também na promoção da literacia azul e no engajamento do grande público na conservação da biodiversidade.

Em Portugal, o projeto de ciência-cidadã CETASEE surgiu no início de 2020 e conta, atualmente, com mais de 500 observações partilhadas por cientistas-cidadãos e 20 espécies identificadas, incluindo pequenos delfinídeos como o golfinho-roaz e o boto, listados na Diretiva Habitats, mas também baleias-de-barbas, para as quais os dados existentes não permitem aferir o seu estatuto de ameaça.

Transmissão do evento em https://meet.jit.si/QuintasdoMARE2020.

14h00
MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente

Celebrating Pedro Duarte's 60th birthday.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de pessoa a pegar num Ouriço-do-mar

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia, por Inês Ventura.

As Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica estão abertas a docentes do ensino superior com interesse no seu desenvolvimento profissional pedagógico.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de diversas informações

Concerto solidário a favor da Associação Portuguesa Contra a Leucemia.

Logótipo da Comissão Europeia e iconografia associada ao Horizon Europe

1.ª edição do curso Horizon Europe, para candidaturas futuras a projetos colaborativos - manifestações de interesse até 05 de setembro de 2022.

Título do evento e iconografia relacionada com a ciência e a saúde

O workshop visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades. 

Programa a disponibilizar.