CELab PhD Seminars

Programmatic approaches to arbitrating theories of metacognition and consciousness

Videoconferência

Por Megan Peters (Center for the Neurobiology of Learning and Memory, University of California Irvine).

Our brains have remarkable capacities: they can discover statistical regularities and use them to drive adaptive, goal-directed behavior; they can monitor themselves (know when they are doing a good job, know when they need to update their own models of the environment and of their own predictions and processes); and they can allow us to use this uncertainty monitoring to effectively update our internal models of the environment. Importantly, brains (at least my brain) are also consciously aware! How is this possible, and what is the relationship among these capacities? In this talk, I will discuss ongoing work tackling some early, initial steps at approaching these questions — not only by undertaking the empirical research itself, but also by designing philosophically and meta-science motivated quantitative research programs to best make meaningful progress.

Bio: I am an Associate Professor in the UCI Department of Cognitive Sciences.  I’m also a Fellow in the UCI Center for the Neurobiology of Learning and Memory, and a Fellow in the Canadian Institute for Advanced Research Brain Mind & Consciousness program. I am also President and Chairperson of the Board of Directors at Neuromatch, and Chairperson of the Neuromatch Academy Board Committee. Prior to joining UCI I was on the faculty at UC Riverside in the Department of Bioengineering.  I received my Ph.D. in computational cognitive neuroscience (psychology) from UCLA, having worked with Ladan Shams, and then was a postdoc there working with Hakwan Lau. My research aims to reveal how the brain represents and uses uncertainty, and performs adaptive computations based on noisy, incomplete information. I specifically focus on how these abilities support metacognitive evaluations of the quality of (mostly perceptual) decisions, and how these processes might relate to phenomenology and conscious awareness. I use neuroimaging, computational modeling, machine learning and neural stimulation techniques to study these topics.


Transmissão via Zoom.

16h00-18h00
Anna Ciaunica, Liberty Severs e Thomas Wachter
Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Este ano, queremos voltar a encher o nosso campus com a presença de todos os estudantes que queiram participar neste evento.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Páginas