CELab PhD Seminars

Programmatic approaches to arbitrating theories of metacognition and consciousness

Videoconferência

Por Megan Peters (Center for the Neurobiology of Learning and Memory, University of California Irvine).

Our brains have remarkable capacities: they can discover statistical regularities and use them to drive adaptive, goal-directed behavior; they can monitor themselves (know when they are doing a good job, know when they need to update their own models of the environment and of their own predictions and processes); and they can allow us to use this uncertainty monitoring to effectively update our internal models of the environment. Importantly, brains (at least my brain) are also consciously aware! How is this possible, and what is the relationship among these capacities? In this talk, I will discuss ongoing work tackling some early, initial steps at approaching these questions — not only by undertaking the empirical research itself, but also by designing philosophically and meta-science motivated quantitative research programs to best make meaningful progress.

Bio: I am an Associate Professor in the UCI Department of Cognitive Sciences.  I’m also a Fellow in the UCI Center for the Neurobiology of Learning and Memory, and a Fellow in the Canadian Institute for Advanced Research Brain Mind & Consciousness program. I am also President and Chairperson of the Board of Directors at Neuromatch, and Chairperson of the Neuromatch Academy Board Committee. Prior to joining UCI I was on the faculty at UC Riverside in the Department of Bioengineering.  I received my Ph.D. in computational cognitive neuroscience (psychology) from UCLA, having worked with Ladan Shams, and then was a postdoc there working with Hakwan Lau. My research aims to reveal how the brain represents and uses uncertainty, and performs adaptive computations based on noisy, incomplete information. I specifically focus on how these abilities support metacognitive evaluations of the quality of (mostly perceptual) decisions, and how these processes might relate to phenomenology and conscious awareness. I use neuroimaging, computational modeling, machine learning and neural stimulation techniques to study these topics.


Transmissão via Zoom.

16h00-18h00
Anna Ciaunica, Liberty Severs e Thomas Wachter
Fotografia aérea do Torreão do Pavilhão de Portugal

Na data em que se assinalam 27 anos da abertura da Expo’98, o Pavilhão de Portugal abre as portas do Torreão.

Fotografias de Gonçalo M. Tavares e Carlos Tavares

Segundo debate do Ciclo de Debates “Pensar a Dois Tempos”, com curadoria de Gonçalo M. Tavares e tendo como convidado Carlos Tavares.

Pavilhão de Portugal

22 de maio - na data em que se assinalam 27 anos da abertura da Expo’98, o Pavilhão de Portugal abre as portas do Torreão.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Itamar Oliveira (University of Birmingham).

Pintura abstrata azul e rosa

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Leonid Berlyand (Penn State University).

Technovation Girls Challenge Portugal - Final

A 24 de maio, CIÊNCIAS recebe 400 participantes para o evento final do Technovation Girls Challenge Portugal. O evento desafia mais de 100 jovens raparigas, dos 8 aos 18 anos a desenvolverem soluções tecnológicas para problemas reais das suas comunidades, incentivando-as a aprender sobre ideação, programação, comunicação e empreendedorismo.

Nos dias 24 e 25 de maio, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência celebra o Dia de África com diversas atividades gratuitas.

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Pier-Stefano Corasaniti (Observatoire de Paris-Meudon, France).

Um programa estruturado que combina discussões em grupo, exploração de carreira e workshops informativos, com inscrições até 23 de maio.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Hugo Terças (Departamento de Física do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa / Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, Portugal).

Seminário de Lógica Matemática, por Antonio Piccolomini D'Aragona (University of Tübingen/University of Siena).

Seminário no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais, por Pierina Jocelyn Mendoza Yengle.

Uma oportunidade para fortalecer a cultura de segurança e bem-estar em CIÊNCIAS.

Logótipo do EVM 2025

O objetivo é proporcionar a estudantes de todo o país - que estejam a concluir o 2.º ou 3.º ano de licenciaturas em Matemática, Física ou áreas afins - a oportunidade de participar num projeto de investigação com a duração de duas semanas - candidaturas até 28 de maio.

Cartaz do filme "O Melhor dos Mundos"

O filme "O Melhor dos Mundos” aborda as temáticas da sismicidade de Portugal e problemas inerentes à previsão sísmica. O filme é agora exibido numa sessão especial, organizada por CIÊNCIAS e promovida pela FCiências.ID - Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências e pelo Instituto Dom Luiz (IDL). Após a projeção do filme, realiza-se uma mesa redonda com quatro especialistas em Sismologia do Instituto Dom Luiz, que responderão a perguntas do público.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Copilot Chat

Nesta sessão, serão exploradas as funcionalidades e benefícios do Microsoft 365 Copilot Chat de forma personalizada à comunidade académica de CIÊNCIAS.

Luís Saraiva (Ciências ULisboa) é o coordenador nacional do evento.

Comemoração do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos em CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Neste curso ficarás a saber como te podes tornar um permacultor eficiente, produtivo e consciente! O curso está preparado para iniciantes na prática de permacultura.

Formação - Cultivar em Permacultura.

Pessoas a interagirem em frente a um computador portátil

As inscrições para a edição de 2025 da formação decorrem até às 17h do dia 23 de maio.

Páginas