Matemática, uma forma de vida

Transmissão através de Videoconferência
Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações úteis (data/hora/local)

Um debate aberto ao público, especialmente indicado a quem se interroga sobre a Matemática e o seu futuro.

Inscrições: ivioliveira@ciencias.ulisboa.pt - o link Zoom será enviado dois dias antes do evento.

Sessão com a presença de Laurent Lafforgue e Nigel Hitchin, dois matemáticos de grande prestígio que aceitaram o desafio de conversar com a comunidade matemática de Ciências sobre a Matemática - passado, presente e futuro.

Os resultados de Laurent Lafforgue foram essenciais no âmbito do Programa de Langlands em Teoria dos Números, merecendo-lhe a Medalha Fields, simultaneamente com Vladimir Voevodsky, em 2002. Foi premiado em 2000 com a Clay Research Award. Tem uma visão muito própria sobre o ensino da Matemática: interessante ler "L'affaire Lafforgue" do nosso colega Jorge Buescu, publicado na Revista da Ordem dos Engenheiros Ingenium, II Série, N.º 91, Janeiro/Fevereiro 2006.

Nigel Hitchin é um matemático com enorme influência em várias áreas: de forma não exaustiva, Geometria Simplética e de Poisson, Geometria Algébrica, Física-Matemática e Teoria das Cordas,  para as quais contribuiu de forma fundamental. É famoso pela introdução da noção de fibrados de Higgs no âmbito do estudo das equações de Yang-Mills auto-duais. Entre os seus numerosos alunos conta-se Simon Donaldson, medalha Fields 1986 e entre os seus prémios conta-se o prémio Shaw em 2016, considerado o Prémio Nobel do Oriente.

Cartaz do evento

15h00-16h30

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Nima Zardoshti (CERN).

Fotografia de banca de vegetais

Submissão de iniciativas até 30 de junho de 2022.

Silhueta de ser humano em plena harmonia com a natureza

Submissão de iniciativas até 30 de junho de 2022.

In this webinar, recent research on pine wilt disease will be presented by speakers from several Institutions in Portugal and Spain. The results from the project PINASTER-PWN will be discussed.

Mathematical Cultures Seminar, por Brendan Larvor (University of Hertfordshire, UK).

Inscrições até 24 de junho de 2022.

Logótipo da Rede Campus Sustentável

A iniciativa tem como objetivo promover uma reflexão coletiva alargada sobre o futuro que queremos para a Rede Campus Sustentável (RCS).

Novas datas: 04 a 08 julho 2022.

Logótipo da iniciativa e respetivas datas

Candidaturas a Monitores até 21 de junho.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Artem Ryabov (Charles University, Prague, Czech Republic).

.

Um programa dirigido aos alunos de Licenciatura e de 1.º ano de Mestrado.

Philosophical metatheories have had a great development in recent times. They have been used to reconstruct theories in many different scientific fields, from physics to biology to the social sciences. However, they lack means to systematically test the adequacy of their products.

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems. Basic knowledge will be provided through theoretical and practical lessons on how to select and use the most suitable metrics based on the analysis of multiple compartments of the ecosystems.

O evento visa reunir investigadores interessados na aplicação de isótopos estáveis em estudos ecológicos e na utilização de dados históricos de biodiversidade disponíveis em coleções museológicas.

Logótipo e data do evento

“There is often a considerable difference between what we think people need and what people want to use”. This is our perspective on how technology should be developed and will serve as the motto of this event.

Título e data do evento, sobre uma fotografia da Ponte Vasco da Gama (Lisboa)

O evento decorre de 12 a 14 de julho de 2022, sob o lema CHEMISTRY: Forging bonds, e destina-se a todos os investigadores e alunos da ULisboa.

Banner do evento

The program will consist of plenary lectures, oral, flash and poster communications, and a round table about Science Communication.

This course offers an overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets. It also includes an in-depth review of the different types of data used to measure biodiversity and their problems and limitations.

Banner do evento

Estaremos hoje habilitados a prever o impacto da atividade humana no clima e a inferir daí a insustentabilidade do nosso modo de vida?

Logótipo do programa

Após 2 anos de interregno, o programa Ser Cientista está de regresso!

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Programa a disponibilizar futuramente.