Matemática, uma forma de vida

Transmissão através de Videoconferência
Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações úteis (data/hora/local)

Um debate aberto ao público, especialmente indicado a quem se interroga sobre a Matemática e o seu futuro.

Inscrições: ivioliveira@ciencias.ulisboa.pt - o link Zoom será enviado dois dias antes do evento.

Sessão com a presença de Laurent Lafforgue e Nigel Hitchin, dois matemáticos de grande prestígio que aceitaram o desafio de conversar com a comunidade matemática de Ciências sobre a Matemática - passado, presente e futuro.

Os resultados de Laurent Lafforgue foram essenciais no âmbito do Programa de Langlands em Teoria dos Números, merecendo-lhe a Medalha Fields, simultaneamente com Vladimir Voevodsky, em 2002. Foi premiado em 2000 com a Clay Research Award. Tem uma visão muito própria sobre o ensino da Matemática: interessante ler "L'affaire Lafforgue" do nosso colega Jorge Buescu, publicado na Revista da Ordem dos Engenheiros Ingenium, II Série, N.º 91, Janeiro/Fevereiro 2006.

Nigel Hitchin é um matemático com enorme influência em várias áreas: de forma não exaustiva, Geometria Simplética e de Poisson, Geometria Algébrica, Física-Matemática e Teoria das Cordas,  para as quais contribuiu de forma fundamental. É famoso pela introdução da noção de fibrados de Higgs no âmbito do estudo das equações de Yang-Mills auto-duais. Entre os seus numerosos alunos conta-se Simon Donaldson, medalha Fields 1986 e entre os seus prémios conta-se o prémio Shaw em 2016, considerado o Prémio Nobel do Oriente.

Cartaz do evento

15h00-16h30

O evento pretende aprofundar o conhecimento sobre o estuário do Tejo e zonas oceânicas adjacentes, bem como debater medidas de salvaguarda destes ecossistemas e mobilizar para a criação de projetos-piloto de intervenção.

Composição de fotografias de alunos e da Reitoria da ULisboa

A ULisboa participa nos webinars “Universidade de Lisboa - Um diploma com marca internacional”, dirigidos à América Latina e ao Brasil.

Título, data, orador e localização do evento

RSS Meetup, por Afonso Falcão (LASIGE, DI-FCUL).

Uma conversa entre quatro Biólogos que há vários anos trabalham em Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) em Portugal.

Título e imagem ilustrativa do evento

Webinars da redeSAÚDE, uma das Redes Temáticas Interdisciplinares da ULisboa.

Imagem ilustrativa do evento (microfone)

Nesta sessão dos Encontros de Comunicação em Ciência(s) serão apresentados alguns projetos, de âmbito nacional e internacional, que têm como ponto em comum comunicar ciência para crianças e jovens.

Logótipo do evento

O congresso tem como tema "Velhos desafios, novas ameaças: comunicar a incerteza e combater a desinformação".

Solid Earth Seminar, por Leonardo Azevedo (Centro de Recursos Naturais e Ambiente, IST, Portugal).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Rute Pedro (LIP).

Encontro Scientia, por Leonor Rodrigues (EE - cE3c).

Geometry Webinar, por François Petit (Univ. Paris).

An overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets.

Logótipo do Encontro Ciência 2021

A Ciência que faz o Amanhã e transforma a Economia.

Colóquio de Matemática, por José Agapito Ruiz (Investigador no Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações da Universidade de Lisboa).

Título e data do evento

An overview of recent developments and applications of the algebraic and analytic theory of D-modules.

This course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

Desenho de campo e atividades agrícolas

Se tem um projeto inovador, candidate-se até 16 de julho.

How to predict the three-dimensional structure of nucleic acid and proteins from their sequence and use the acquired knowledge to improve or create new methodologies in molecular biology research and diagnostics?

Título, data e localização do evento

From experiments to foundations. Seeking more intelligible explanations for Quantum Phenomena.

Logótipo da Unite!

Summer School no âmbito da Rede UNITE! (University Network for Innovation, Technology and Engineering), de que faz parte a ULisboa.