Debate

Matemática, uma forma de vida

Transmissão através de Videoconferência
Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações úteis (data/hora/local)

Um debate aberto ao público, especialmente indicado a quem se interroga sobre a Matemática e o seu futuro.

Inscrições: ivioliveira@ciencias.ulisboa.pt - o link Zoom será enviado dois dias antes do evento.

Sessão com a presença de Laurent Lafforgue e Nigel Hitchin, dois matemáticos de grande prestígio que aceitaram o desafio de conversar com a comunidade matemática de Ciências sobre a Matemática - passado, presente e futuro.

Os resultados de Laurent Lafforgue foram essenciais no âmbito do Programa de Langlands em Teoria dos Números, merecendo-lhe a Medalha Fields, simultaneamente com Vladimir Voevodsky, em 2002. Foi premiado em 2000 com a Clay Research Award. Tem uma visão muito própria sobre o ensino da Matemática: interessante ler "L'affaire Lafforgue" do nosso colega Jorge Buescu, publicado na Revista da Ordem dos Engenheiros Ingenium, II Série, N.º 91, Janeiro/Fevereiro 2006.

Nigel Hitchin é um matemático com enorme influência em várias áreas: de forma não exaustiva, Geometria Simplética e de Poisson, Geometria Algébrica, Física-Matemática e Teoria das Cordas,  para as quais contribuiu de forma fundamental. É famoso pela introdução da noção de fibrados de Higgs no âmbito do estudo das equações de Yang-Mills auto-duais. Entre os seus numerosos alunos conta-se Simon Donaldson, medalha Fields 1986 e entre os seus prémios conta-se o prémio Shaw em 2016, considerado o Prémio Nobel do Oriente.

Cartaz do evento

15h00-16h30