Exercício Público de Preparação para o Risco Sísmico

A Terra Treme

FCUL, Lisboa
A Terra Treme

O exercício nacional de preparação para o risco sísmico A TERRA TREME realiza-se na próxima segunda-feira, dia 05 de novembro, pelas 11h05. Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas. Tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a participar, em qualquer local onde se encontrem, executando os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGERAGUARDAR.

Aceite o desafio e faça-nos chegar uma fotografia do exercício através de mensagem privada no Facebook de Ciências ULisboa até ao fim do dia de 5 de novembro. Publique-a também nas suas redes sociais usando a hashtag #aterratremeFCUL para que a mensagem chegue a mais pessoas. Sugerimos o seguinte texto a acompanhar a fotografia: «Baixar, Proteger e Aguardar são os três gestos que salvam vidas em caso de sismo. Conheça ou relembre os procedimentos que deve adotar antes, durante e depois de um sismo, e organize-se, à sua casa e família em 7 passos essenciais.


MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO EM CASO DE SISMO E RECOMENDAÇÕES GERAIS DO
Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa

(folheto informativo disponível aqui)

  • Coloque os objetos pesados, de vidro ou de grande volume nas prateleiras mais baixas ou no chão;
  • Os locais mais seguros para se proteger durante um sismo são: vãos de portas; cantos das salas; debaixo de mesas, camas ou outras superfícies resistentes;
  • Os locais mais perigosos durante um sismo são: elevadores; junto a janelas, espelhos e chaminés; no meio das salas; saídas;
  • Nos laboratórios onde existam janelas com abertura para o exterior, o acesso a pelo menos uma delas deve ser mantido desobstruído e facilitado para poder ser utilizada por meios externos de socorro em caso de necessidade;
  • Não colocar objetos a obstruir ou dificultar o acesso a vias de evacuação, saídas de emergência.»

 

Conheça as instruções gerais de segurança e outras informações sobre segurança e assista ao vídeo da iniciativa A TERRA TREME - 2017

Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Titulo do prémio e pormenor da Ponte Vasco da Gama

As candidaturas decorrem até 09 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ana Rita Lopes

As candidaturas decorrem até 30 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.