O mundo está em transformação, a todos os níveis e escalas. Os paradigmas de ensino acompanham este processo e as instituições envolvidas devem acompanhá-lo, sob pena de, se não o fizerem, ficarem rapidamente obsoletas. A mudança será resultado de uma pressão tecnológica, mas será mais profunda: envolverá processos de inovação social e, provavelmente, promoverá importantes metamorfoses culturais.
O Ensino Superior não estará imune a estas mudanças, antes pelo contrário. Nesse sentido, é fundamental promover uma reflexão por parte dos seus atores, no sentido de adaptar (antecipar) os processos de ensino-aprendizagem a estes novos desafios, reforçando o que são características fundamentais: o seu carácter inspirador, transformador e promotor do ensino como fatores de melhoria social. Esta questão exigirá um exercício diferente da profissão por parte dos engenheiros, biólogos e arquitetos paisagistas e, nesse contexto, o Instituto Superior de Agronomia assume um papel de charneira.
O 1.º Colóquio "O ensino superior em Portugal: mais inspirador, mais transformador, mais engenharia?" constituirá o início de um processo absolutamente necessário na comunidade académica da Escola.
Participação gratuita, mediante inscrição prévia até 30 de maio de 2019.