Colóquio

Salão Nobre do ISA, Lisboa

O mundo está em transformação, a todos os níveis e escalas. Os paradigmas de ensino acompanham este processo e as instituições envolvidas devem acompanhá-lo, sob pena de, se não o fizerem, ficarem rapidamente obsoletas. A mudança será resultado de uma pressão tecnológica, mas será mais profunda: envolverá processos de inovação social e, provavelmente, promoverá importantes metamorfoses culturais.

O Ensino Superior não estará imune a estas mudanças, antes pelo contrário. Nesse sentido, é fundamental promover uma reflexão por parte dos seus atores, no sentido de adaptar (antecipar) os processos de ensino-aprendizagem a estes novos desafios, reforçando o que são características fundamentais: o seu carácter inspirador, transformador e promotor do ensino como fatores de melhoria social. Esta questão exigirá um exercício diferente da profissão por parte dos engenheiros, biólogos e arquitetos paisagistas e, nesse contexto, o Instituto Superior de Agronomia assume um papel de charneira.

O 1.º Colóquio "O ensino superior em Portugal: mais inspirador, mais transformador, mais engenharia?" constituirá o início de um processo absolutamente necessário na comunidade académica da Escola.

Participação gratuita, mediante inscrição prévia até 30 de maio de 2019.

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

Vem investigar connosco!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.