Verão na ULisboa 2022

ULisboa
Logótipo da iniciativa e respetivas datas

O Verão na ULisboa proporciona aos jovens a oportunidade de conhecerem e experimentarem o ritmo e o espírito da vida académica.

Durante uma semana, cada Escola da Universidade de Lisboa (ULisboa) oferece um plano completo de atividades (experiências, jogos, visitas e workshops) para mostrar os conhecimentos básicos, as tarefas práticas e os métodos de trabalho dos cursos lecionados na ULisboa.

Candidaturas a Monitores

Para acompanhar os alunos durante esta aventura, são necessários monitores:

• Monitores de atividades - trabalham durante o evento (pode ser na semana de 4 a 8 ou na de 11 a 15 julho), ou ambas, no acompanhamento dos jovens às atividades
  • Remuneração: 250 euros por semana

As candidaturas a Monitor do Verão na ULisboa encontram-se abertas de 09 a 21 de junho.

Os interessados para assumir esta tarefa devem ter disponibilidade para o período a que se candidatam, bem como cumprirem os parâmetros de avaliação definidos.

Para este ano, os critérios de avaliação são:

• Experiência - 10 pontos
    • Atividades com público do ensino básico e secundário - 4 pontos
    • Atividades de outreach com outros públicos - 4 pontos
    • Atividades da Universidade de Lisboa (Verão na ULisboa, Descobre a Ulisboa, Dia Aberto, Futurália, entre outros) - 2 pontos
  • Curriculum vitae - 5 pontos
    • Participação em atividades extra-curriculares/científicas na Universidade - 3 pontos
    • Inserção noutros grupos sociais/experiências desportivas/etc.  - 1 ponto
    • Outras atividades de relevo - 1 ponto
  • Carta de motivação - 5 pontos
    • Conhecimento demonstrado acerca da atividade - 3 pontos
    • Justificação no interesse em participar na atividade - 2 pontos

Os interessados devem submeter a sua candidatura através do formulário e enviar a respetiva documentação (currículo atualizado e carta de motivação) para o e-mail aci@ciencias.ulisboa.pt.

Se assim pretenderem, podem também anexar cartas de recomendação como complemento ao currículo.

Na candidatura devem referir se pretendem inscrever-se como monitores de atividade:

• Para a 1.ª semana (4 a 8 de julho)
  • Para a 2.ª semana (11 a 15 de julho)
  • Para as duas semanas

Estas candidaturas são exclusivas a alunos de todos os ciclos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Um programa dirigido aos alunos de Licenciatura e de 1.º ano de Mestrado.

Philosophical metatheories have had a great development in recent times. They have been used to reconstruct theories in many different scientific fields, from physics to biology to the social sciences. However, they lack means to systematically test the adequacy of their products.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Artem Ryabov (Charles University, Prague, Czech Republic).

.

Cognitive sciences have approached social cognition from two complementary perspectives. On one hand, social psychology and behavioural economics have mostly emphasized mentalizing, social perception, and our ability to model other minds. On the other hand, developmental psychology and motor neuroscience have more focused on imitating, social interaction, and our propensity to coordinate with others’ behaviour.

Logótipo do evento

O conceito de One Health assenta no reconhecimento da necessidade de abordar as políticas de saúde numa perspetiva de interdependência humano-animal-ambiente.

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems. Basic knowledge will be provided through theoretical and practical lessons on how to select and use the most suitable metrics based on the analysis of multiple compartments of the ecosystems.

O evento visa reunir investigadores interessados na aplicação de isótopos estáveis em estudos ecológicos e na utilização de dados históricos de biodiversidade disponíveis em coleções museológicas.

Logótipo e data do evento

“There is often a considerable difference between what we think people need and what people want to use”. This is our perspective on how technology should be developed and will serve as the motto of this event.

Título e data do evento, sobre uma fotografia da Ponte Vasco da Gama (Lisboa)

O evento decorre de 12 a 14 de julho de 2022, sob o lema CHEMISTRY: Forging bonds, e destina-se a todos os investigadores e alunos da ULisboa.

Banner do evento

The program will consist of plenary lectures, oral, flash and poster communications, and a round table about Science Communication.

This course offers an overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets. It also includes an in-depth review of the different types of data used to measure biodiversity and their problems and limitations.

Banner do evento

Estaremos hoje habilitados a prever o impacto da atividade humana no clima e a inferir daí a insustentabilidade do nosso modo de vida?

Logótipo do programa

Após 2 anos de interregno, o programa Ser Cientista está de regresso!

Imagem alusiva ao prémio

Candidaturas até 31 de julho.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Programa a disponibilizar futuramente.