Solid Earth Seminars

Morphometric trends of submarine landslides offshore Portugal

Videoconferência

Por Davide Gamboa (IPMA, Portugal).

Submarine landslides are ubiquitous geohazards in marine environments occurring at multiple scales. Increasing efforts have been made to catalogue and categorise submarine landslides in comprehensive databases, aiming to better understand their preconditioning and trigger factors. However, studies on submarine landslides offshore Portugal are limited, but it is crucial and timely to close this knowledge gap. The MAGICLAND project undertook a detailed investigation of submarine landslides offshore Portugal, having produced an open-access dataset with the location and morphometry of over 1550 seafloor occurrences. This work brings new insights on submarine landslide distribution in the understudied west and southwest Iberian continental margin, complements previous inventories made for nearby regions, and provides data relationships with wider applications for submarine landslide databases.

Transmissão via Zoom (password: 2021_RG234).

IDL - Instituto Dom Luiz

Celebrating Pedro Duarte's 60th birthday.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de pessoa a pegar num Ouriço-do-mar

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia, por Inês Ventura.

As Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica estão abertas a docentes do ensino superior com interesse no seu desenvolvimento profissional pedagógico.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de diversas informações

Concerto solidário a favor da Associação Portuguesa Contra a Leucemia.

Logótipo da Comissão Europeia e iconografia associada ao Horizon Europe

1.ª edição do curso Horizon Europe, para candidaturas futuras a projetos colaborativos - manifestações de interesse até 05 de setembro de 2022.

Título do evento e iconografia relacionada com a ciência e a saúde

O workshop visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Programa a disponibilizar.