Apresentação de candidaturas a financiamento no âmbito do programa Fundo Azul

Programa Fundo Azul

Está a decorrer o período para a apresentação de candidaturas a financiamento no âmbito do Fundo Azul, direcionado a:

1. Segurança Marítima - Edital

O presente anúncio destina-se ao financiamento no âmbito da promoção de tecnologias e de iniciativas que visem o reforço da formação ao nível da segurança no mar e de investimentos ou ações relevantes para a salvaguarda da vida humana no mar:

• Controlo de fronteiras e de alfândegas;
  • Monitorização da navegação em espaços soberanos;
  • Controlo da pesca;
  • Prevenção, redução e controlo da poluição marítima de navios e portos;
  • Prevenção e supressão de atividades ilícitas;
  • Segurança da navegação;
  • Salvamento marítimo, socorro e assistência em espaços marítimos e dominiais.
  • Sensibilização, informação e formação sobre riscos relacionados com as atividades marítimas e costeiras.

2. Investigação Científica e Tecnológica na área da Biotecnologia AzulEdital

O presente anúncio destina-se ao financiamento de projetos de investigação científica e tecnológica na área da biotecnologia azul:

• Desenvolvimento de novos produtos de origem biotecnológica a partir de recursos marinhos;
  • Desenvolvimento de sistemas de produção que implementem a economia circular na área do mar;
  • Contribuir para o combate às alterações climáticas e acidificação dos oceanos, através do desenvolvimento de processos energeticamente mais eficientes e com dependência reduzida de recursos fósseis;
  • Desenvolvimento de tecnologias que contribuam para o combate à poluição marinha e para a redução do lixo marinho.

3. Monitorização e Proteção do Ambiente MarinhoEdital

O presente anúncio destina-se ao financiamento de projetos no âmbito da monitorização e proteção do ambiente marinho:

• Garantia do bom estado ambiental do domínio público marítimo;
  • Prevenção e combate à poluição do meio marinho;
  • Proteção ou recuperação de ecossistemas e biodiversidade marinha;
  • Resposta a situações de emergência de salvaguarda dos interesses nacionais marítimos;
  • Consciencialização social sobre a importância do mar.

Logótipo do programa Fundo Azul

Período de submissão de candidaturas: 4 de dezembro de 2017 a 4 de março de 2018.

A apresentação das candidaturas efetua-se através da submissão para o endereço eletrónico fundoazul@dgpm.mm.gov.pt, de formulário próprio (disponível no site da DGPM). As candidaturas podem ser redigidas em português ou inglês, seguindo as orientações fornecidas no “Manual de Procedimentos do Promotor”.

Ana Catarina Afonso Silva defende a tese "Evolutionary history of sympatric Rainbow skinks from the Australian Monsoonal Tropics".

Logótipo do consórcio EIT Health

As candidaturas ao módulo “Advanced Quantitative Methods for Health Care Innovation” decorrem até 23 de abril

Por Mariana Pinto dos Santos (IHA | FCSH NOVA).

Por Panagiotis Betzios (University of Crete, Greece).

As provas, requeridas por Carlos Alberto Alves Cordeiro, decorrem nos dias 26 e 27 de abril de 2018.

No dia 27 de abril, será apreciado o sumário do seminário/lição com o título "A espectrometria de massa nativa em bioquímica estrutural".

Técnicas fundamentais da astronomia matemática grega II

Este novo seminário, organizado pelo CIUHCT e pelo Departamento de História e Filosofia das Ciências (FCUL), é dedicado à história da astronomia antiga, estendendo o conceito aos aspectos históricos da disciplina, ou de outras que com ela se relacionaram, até ao século XIX.

Girls in ICT @ Ciências.ULisboa

Girls in ICT Day é uma iniciativa da União Internacional das Telecomunicações, com o objetivo de aumentar a consciencialização das jovens mulheres sobre as oportunidades de carreiras na área das Tecnologias da Informação e das Comunicações (TIC

Logótipo do Programa Portugal 2020

Apresentação de candidaturas a financiamento no âmbito do programa COMPETE 2020 direcionado a:

ScienceIN2Business - Call for Projects 2018

Call destinada a alunos e investigadores de Ciências que estejam envolvidos em projetos de base científica e/ou tecnológica com potencial de mercado.

Por Mario Alberto Salazar (Instituto Politécnico Nacional, México).

Curso reagendado para os dias 28 e 29 de abril de 2018, com vagas extra - inscrições até ao final do dia 21 de abril para ShortCourses1718@gmail.com.

Astrobiologia, a origem e a procura de vida no sistema solar

Por Zita Martins (Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa).

Henrique Califórnia Mendes defende a dissertação "Security Auditing of a DLMS/COSEM Smart Grid Communication Protocol Implementation".

Por Vicente Muñoz Velázquez (Univ. Complutense, Madrid).

Quarries Alive 2018 International Conference

The conference aims to create a bridge between quarry restoration projects around the world.

Por Luís Tiago Ferreira e Eduardo Francisco (EDP Distribuição - Direção de Tecnologia e Inovação, Eficiência Energética e Mobilidade Elétrica).

Percurso

Sessão de divulgação dos Mestrados disponíveis no ano letivo de 2018/2019, com os seguintes participantes:

The course will cover methods for fitting geostatistical and spatial point process models to data obtained from surveys on which the whole region or population of interest is observed, as well as surveys on which observations are available only in a spatial sample from the regi

Por Simão Palmeirim (CIEBA | FBAUL).

Ciência e Império

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais.

Logótipo do Dia Aberto em Ciências 2018

O Dia Aberto de Ciências realiza-se no dia 9 de maio de 2018.

Anny Caroline de Almeida Muniz defende a dissertação "Caracterização do perfil de iniciação do consumo tabágico dos alunos de 3.º ciclo dos agrupamentos de escolas adstritos ao ACES Arco Ribeirinho".