Apresentação de candidaturas a financiamento no âmbito do programa Fundo Azul

Programa Fundo Azul

Está a decorrer o período para a apresentação de candidaturas a financiamento no âmbito do Fundo Azul, direcionado a:

1. Segurança Marítima - Edital

O presente anúncio destina-se ao financiamento no âmbito da promoção de tecnologias e de iniciativas que visem o reforço da formação ao nível da segurança no mar e de investimentos ou ações relevantes para a salvaguarda da vida humana no mar:

• Controlo de fronteiras e de alfândegas;
  • Monitorização da navegação em espaços soberanos;
  • Controlo da pesca;
  • Prevenção, redução e controlo da poluição marítima de navios e portos;
  • Prevenção e supressão de atividades ilícitas;
  • Segurança da navegação;
  • Salvamento marítimo, socorro e assistência em espaços marítimos e dominiais.
  • Sensibilização, informação e formação sobre riscos relacionados com as atividades marítimas e costeiras.

2. Investigação Científica e Tecnológica na área da Biotecnologia AzulEdital

O presente anúncio destina-se ao financiamento de projetos de investigação científica e tecnológica na área da biotecnologia azul:

• Desenvolvimento de novos produtos de origem biotecnológica a partir de recursos marinhos;
  • Desenvolvimento de sistemas de produção que implementem a economia circular na área do mar;
  • Contribuir para o combate às alterações climáticas e acidificação dos oceanos, através do desenvolvimento de processos energeticamente mais eficientes e com dependência reduzida de recursos fósseis;
  • Desenvolvimento de tecnologias que contribuam para o combate à poluição marinha e para a redução do lixo marinho.

3. Monitorização e Proteção do Ambiente MarinhoEdital

O presente anúncio destina-se ao financiamento de projetos no âmbito da monitorização e proteção do ambiente marinho:

• Garantia do bom estado ambiental do domínio público marítimo;
  • Prevenção e combate à poluição do meio marinho;
  • Proteção ou recuperação de ecossistemas e biodiversidade marinha;
  • Resposta a situações de emergência de salvaguarda dos interesses nacionais marítimos;
  • Consciencialização social sobre a importância do mar.

Logótipo do programa Fundo Azul

Período de submissão de candidaturas: 4 de dezembro de 2017 a 4 de março de 2018.

A apresentação das candidaturas efetua-se através da submissão para o endereço eletrónico fundoazul@dgpm.mm.gov.pt, de formulário próprio (disponível no site da DGPM). As candidaturas podem ser redigidas em português ou inglês, seguindo as orientações fornecidas no “Manual de Procedimentos do Promotor”.

Por Fabio Chalub (DM e CAM/FCT/NOVA).

"Matemática na Teoria da Evolução"

Logótipo EIT Health

Apresentação dos trabalhos realizados, nas empresas, pelos alunos do módulo EIT Health.

Pedro Alexandre Brandão Mendes defende a dissertação "Análise de Risco no GDPR".

Por Daniel Galaviz (Departamento de Física, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas).

Por Mikael Calner (Department of Geology, Lund University, Sweden).

O objetivo deste evento é dar a conhecer a toda a comunidade de Ciências os serviços disponibilizados pela unidade de serviço Área de Mobilidade e Apoio ao Aluno.

Por Irantzu Barrio (DMAEIO, Universidad del País Vasco / Euskal Herriko Unibertsitatea).

Latitudes planetárias no "Almagesto" de Ptolomeu

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

60 Minutos de Ciência "Poliedros, cristais e... vírus?"

Por Suzana Nápoles (Departamento de Matemática / Ciências ULisboa).

A Associação Ludus e o Departamento de História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa tomaram a iniciativa de organizar regularmente um conjunto de conferências de alto nível.

Por Andrei Zviagin (Voronezh State University, Russia).

Por Sara Magalhães (Assistant Professor, Evolutionary Ecology Group - cE3c).

As inscrições para o 1.º Curso de Mergulho SDI Open Water Diver (OWD) NMC-FCUL 2018/19 decorrem de 28 de setembro a 12 de outubro de 2018.

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

There are thousands of totally sequenced genomes freely available in the Internet. The number keeps on growing as at least one genome sequence is released every day.

Carla da Costa Tavares defende a dissertação "Options in Managerial Compensation".

Por Fátima Silva Leite (Universidade de Coimbra).

Susana dos Santos Buinhas defende a dissertação "Assistente Virtual para facilitar o autocuidado de pessoas mais velhas com diabetes tipo 2".

O programa é composto pelas seguintes atividades:

Ciclo de Palestras do GAPsi

Entre 31 de outubro e 28 de novembro, o GAPsi vai organizar um ciclo de palestras, disponibilizando várias palestras com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e de competências transversais ao nível da gestão do tempo, gestão da ansi

As provas, requeridas por António Eduardo Nascimento Ferreira, decorrem nos dias 05 e 06 de novembro de 2018.

Natural History Collections and Biodiversity

Natural history museums are privileged spaces for seminal research on different subjects of biological sciences such as biodiversity, evolution, ecology, biogeography and taxonomy.

Ciclo de Palestras do GAPsi

A Faculdade de Ciências da ULisboa integra a comissão organizadora deste evento, através das investigadoras do cE3c Margarida Santos-Reis (que também faz parte da comissão científica) e