A Porta do Pacífico: Uma viagem cartográfica pelo Estreito de Magalhães

Galeria Ciências (Edifício C4), FCUL, Lisboa
Fotografia ilustrativa da exposição, acompanhada de várias informações

A 3 de novembro (quinta-feira), às 17h00, é inaugurada a exposição “A Porta do Pacífico: Uma viagem cartográfica pelo Estreito de Magalhães”.

A inauguração contará com intervenções da Direção de Ciências ULisboa e de José María Moreno (CIUHCT), que fará uma visita guiada como Curador da Exposição.

 

Exposição “A Porta do Pacífico: Uma viagem cartográfica pelo Estreito de Magalhães”:

Há cerca de 500 anos, a expedição liderada por Fernão de Magalhães ao serviço do rei de Espanha navegou para sul em busca de uma passagem ligando o Oceano Atlântico ao chamado Mar do Sul, com o objetivo de chegar por ocidente às ilhas Molucas, as ilhas das especiarias. Era preciso encontrar e abrir a porta do Pacífico, situada no ponto mais austral da América do Sul, hoje conhecida como o Estreito de Magalhães, atravessado pela primeira vez entre Outubro e Novembro de 1520.

A Porta do Pacífico é uma mostra cartográfica sobre a construção da imagem do Estreito de Magalhães nos inícios da Idade Moderna: um processo longo, complexo e discutido, influenciado por muitos e diversos fatores, incluindo a própria complexidade geográfica do Estreito de Magalhães.

São exibidos 22 mapas entre 1520 e 1620, que documentam a evolução da representação do Estreito de Magalhães ao longo destes 100 anos.

Esta exposição é realizada no âmbito do Projecto “RUTTER: Making the Earth Global”, financiado pelo European Research Council (ERC) no marco do programa de investigação e inovação European Union’s Horizon 2020 (Grant Agreement No. 833438). Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P./MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC): UIDB/00286/2020 e UIDP/00286/2020.

17h00
titulo e data do evento

A major vehicle to bring together the national Physical Chemistry community.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.