A Porta do Pacífico: Uma viagem cartográfica pelo Estreito de Magalhães

Galeria Ciências (Edifício C4), FCUL, Lisboa
Fotografia ilustrativa da exposição, acompanhada de várias informações

A 3 de novembro (quinta-feira), às 17h00, é inaugurada a exposição “A Porta do Pacífico: Uma viagem cartográfica pelo Estreito de Magalhães”.

A inauguração contará com intervenções da Direção de Ciências ULisboa e de José María Moreno (CIUHCT), que fará uma visita guiada como Curador da Exposição.

 

Exposição “A Porta do Pacífico: Uma viagem cartográfica pelo Estreito de Magalhães”:

Há cerca de 500 anos, a expedição liderada por Fernão de Magalhães ao serviço do rei de Espanha navegou para sul em busca de uma passagem ligando o Oceano Atlântico ao chamado Mar do Sul, com o objetivo de chegar por ocidente às ilhas Molucas, as ilhas das especiarias. Era preciso encontrar e abrir a porta do Pacífico, situada no ponto mais austral da América do Sul, hoje conhecida como o Estreito de Magalhães, atravessado pela primeira vez entre Outubro e Novembro de 1520.

A Porta do Pacífico é uma mostra cartográfica sobre a construção da imagem do Estreito de Magalhães nos inícios da Idade Moderna: um processo longo, complexo e discutido, influenciado por muitos e diversos fatores, incluindo a própria complexidade geográfica do Estreito de Magalhães.

São exibidos 22 mapas entre 1520 e 1620, que documentam a evolução da representação do Estreito de Magalhães ao longo destes 100 anos.

Esta exposição é realizada no âmbito do Projecto “RUTTER: Making the Earth Global”, financiado pelo European Research Council (ERC) no marco do programa de investigação e inovação European Union’s Horizon 2020 (Grant Agreement No. 833438). Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P./MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC): UIDB/00286/2020 e UIDP/00286/2020.

17h00

O projeto LIFE INVASAQUA - Espécies exóticas invasoras em sistemas de água doce e estuarinos: sensibilização e prevenção na Península Ibérica” (LIFE17 GIE/ES/000515), financiado pelo programa LIFE, tem como pr

O evento conta com a participação do CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia.

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Marta Maria Alves Antunes

Logótipo do evento, sobre um fundo verde

A grande festa da Ciência está de volta ao MUHNAC!

CELab PhD Seminar, por Earl K. Miller (The Picower Institute for Learning and Memory and Department of Brain and Cognitive Sciences, MIT).

Lançamento de Catálogo de Exposição.

5.º Seminário Conjunto CFCUL / Rede Ibérica de Filosofia das Ciências, por Vanesa Triviño (Universidad Complutense de Madrid).

Carla Rego (investigadora do cE3c) participa no debate que decorre após a apresentação de imagens captadas em Portugal.

Logótipo do projeto

A 19.ª edição do projeto decorre no 1.º semestre de 2023/2024 - inscrições até 30 de setembro.

Título do evento e representação de dois peixes

Este curso intensivo, com duração de uma semana (36 horas) e inscrições até 04 de outubro, tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as comunidades de peixes existentes nos ecossistemas fluviais portugueses.

Título/prazo da iniciativa e logótipo do Ciências Research and Innovation Day

Participe até 10 de outubro / Submit you application until 10 October.

Logótipo do prémio, sobre um fundo branco

As candidaturas à 20.ª edição decorrem até 10 de outubro.

Ilustração de peixe, por Pedro Salgado

Por Pedro Salgado (Biólogo, Ilustrador Científico. Professor Especialista - ilustração).

Luís Saraiva (Ciências ULisboa) é o coordenador nacional do Seminário Nacional de História da Matemática.

Join us on 24 October 2023 for the 5th edition of Ciências Research & Innovation Day! A public showcase of the best science made in this centenary institution.

Título/data do evento e fotografia de parque eólico

Um fórum de discussão e reflexão sobre os mais recentes avanços na investigação, inovação e práticas na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nas Instituições de Ensino Superior em Portugal e nos países da lusofonia.

EAP-II tem como objetivo fomentar um espaço de partilha de conhecimento entre a comunidade científica e não-científica, de uma forma simples e acessível para todos.

Título, local e data do evento, acompanhados da representação de um cavalo-marinho e das típicas chaminés algarvias

A conservação da biodiversidade em Portugal deve sair do papel e rumar a ações que promovam, no território, o normal funcionamento dos ecossistemas, para garantir o desenvolvimento sustentável, do ponto de vista ecológico e ser aceite do ponto de vista social. Urge integrar o conhecimento gerado pelos ecólogos de forma a que estes possam responder oportuna e corretamente, quando chamados a intervir.

Fotografia de investigadores em contexto laboratorial

Novo prazo de candidatura: 01 a 30 de novembro de 2023.