A Porta do Pacífico: Uma viagem cartográfica pelo Estreito de Magalhães

Galeria Ciências (Edifício C4), FCUL, Lisboa
Fotografia ilustrativa da exposição, acompanhada de várias informações

A 3 de novembro (quinta-feira), às 17h00, é inaugurada a exposição “A Porta do Pacífico: Uma viagem cartográfica pelo Estreito de Magalhães”.

A inauguração contará com intervenções da Direção de Ciências ULisboa e de José María Moreno (CIUHCT), que fará uma visita guiada como Curador da Exposição.

 

Exposição “A Porta do Pacífico: Uma viagem cartográfica pelo Estreito de Magalhães”:

Há cerca de 500 anos, a expedição liderada por Fernão de Magalhães ao serviço do rei de Espanha navegou para sul em busca de uma passagem ligando o Oceano Atlântico ao chamado Mar do Sul, com o objetivo de chegar por ocidente às ilhas Molucas, as ilhas das especiarias. Era preciso encontrar e abrir a porta do Pacífico, situada no ponto mais austral da América do Sul, hoje conhecida como o Estreito de Magalhães, atravessado pela primeira vez entre Outubro e Novembro de 1520.

A Porta do Pacífico é uma mostra cartográfica sobre a construção da imagem do Estreito de Magalhães nos inícios da Idade Moderna: um processo longo, complexo e discutido, influenciado por muitos e diversos fatores, incluindo a própria complexidade geográfica do Estreito de Magalhães.

São exibidos 22 mapas entre 1520 e 1620, que documentam a evolução da representação do Estreito de Magalhães ao longo destes 100 anos.

Esta exposição é realizada no âmbito do Projecto “RUTTER: Making the Earth Global”, financiado pelo European Research Council (ERC) no marco do programa de investigação e inovação European Union’s Horizon 2020 (Grant Agreement No. 833438). Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P./MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC): UIDB/00286/2020 e UIDP/00286/2020.

17h00