5.º Seminário Conjunto CFCUL / Rede Ibérica de Filosofia das Ciências

The role of metaphysics in Metaphysics of Science: between the a priori and the naturalized

Sala 8.2.17, Ciências ULisboa (com transmissão via Zoom)

Por Vanesa Triviño (Universidad Complutense de Madrid).

The debate in Metaphysics of Science concerning the interaction that takes place between metaphysics and science has been mainly approached from the perspective of the scientific discipline of physics. In this presentation, I address this debate from a different perspective by paying attention to the biological framework and the different forms in which philosophers use metaphysics when addressing conceptual biological problems. In doing so, I argue that the type of metaphysics that interacts with science when characterizing the ontological status of the world does not seem to coincide with either of the characterizations of metaphysics given in the Metaphysics of Science debate, namely the a priori and the naturalized one. As I will consider, one of the lessons that can be obtained from the field of Metaphysics of Biology, is that a different form of metaphysics seems to be operating in the interaction between metaphysics and science, i.e., applied metaphysics.

Bio: Vanessa Triviño is an Assistant Professor at the Complutense University of Madrid. She completed her Ph.D. in 2019, focusing on inquiries related to the Metaphysics of Biology, such as the concepts of fitness, holobionts, and biological species. During her doctoral studies, she undertook research residencies at the Konrad Lorenz Institute (Klosterneuburg, Austria) and Egenis: the Centre for the Study of the Life Sciences (Exeter, England). Presently, her research centers on metametaphysical inquiries, metaphysics of science, metaphysics of biology, and feminist metaphysics. Her work delves into questions emerging from metaphysical characterization and the interplay between metaphysics and science in a broader sense, with a specific emphasis on the relationship between metaphysics and biology. Moreover, she examines theories of process metaphysics, properties, and relations to explore their potential applications and contributions to the philosophy of biology and the categorization of sexual differentiation.


Transmissão via Zoom.

16h00-18h00
João Luís Cordovil (CFCUL/GI2) e Silvia Di Marco (CFCUL)
Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Páginas