Sessão da Classe de Ciências

Transmissão através de Videoconferência

Sessões académicas promovidas pela Academia das Ciências de Lisboa:

• Ordem no Caos: a vida moderna da dinâmica, por Jorge Buescu (Ciências ULisboa):
    • A Dinâmica é a mais antiga das ciências matemáticas, remontando a sua formulação moderna a Newton. Durante séculos o paradigma newtoniano parecia sugerir que sistemas simples terão comportamentos dinâmicos regulares, pelo que o comportamento complexo ou caótico seria apenas possível com sistemas de grande complexidade estrutural. A descoberta surpreendente do Caos determinista na segunda metade do século XX mostrou que sistemas simples podem ter comportamentos complexos, destruindo esta imagem simplista e errada do mundo natural. Será esta viagem da Ordem clássica para o Caos moderno que vamos descrever.
    • Dynamics is the most ancient mathematical science, its modern formulation being due to Newton. For centuries the Newtonian paradigm seemed to suggest that simple systems must have regular behavior, with the corresponding reasoning that structural complexity is required for complex or chaotic behavior. The discovery of deterministic Chaos in the second half of the XXth century showed that simple systems may exhibit complex behavior, thus shattering this naïve, and wrong, image of the natural world. We will describe this journey from classical Order to modern Chaos.
  • A descarbonização das economias dos maiores emissores de gases com efeito de estufa: China, EUA, EU e Índia, por Filipe Duarte Santos (Ciências ULisboa):
    • Será apresentada brevemente a situação mundial no que respeita à mitigação das alterações climáticas à escala global e das dificuldades de cumprir os objetivos do Acordo de Paris de manter o aumento da temperatura média global da atmosfera à superfície abaixo do intervalo 1,5 °C  - 2,0 °C, relativamente ao período pré-industrial. As emissões de gases com efeito de estufa dos maiores emissores mundiais - China, EUA, UE e Índia - representam atualmente 58% das emissões globais. A redução acentuada das respetivas emissões é crítica para poder cumprir o Acordo de Paris. Será apresentada uma análise comparativa da situação atual e das políticas de mitigação dessas quatro economias. Conclui-se que as dificuldades para atingir a neutralidade carbónica mundial em 2050 são significativas mas poderão ser ultrapassadas.

Transmissão via Zoom

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Ana Sofia Lopes.

Seminário de Pós-graduação (Doutoramento em Biologia), por Diogo Roque.

Fotografia de sinal identificativo de vinha

Apresentação de candidaturas até 28 de fevereiro.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Bruno Santos (Stockholm University, Sweden).

Fotografia de árvores sem folhas e de bancos de jardim

Estudantes de pós-graduação em Matemática da Faculdade de Ciências da ULisboa falam, de forma descontraída e informal, sobre o seu trabalho.

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Luís Campos Ribeiro (CIUHCT, Ciências ULisboa).

Hi-Phi Seminar, por Ana Simões (CIUHCT/Ciências) e Ana Matilde Sousa (CIEBA/FBAUL).

Iconografia representando um casal masculino/feminino e diversas áreas científicas

A maior feira de Mestrados e Pós-Graduações, agora também no Algarve.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Carlota Andrés  (LIP).

Título/data/local do evento, logótipo do projeto e fotografia da oradora

Seminário TWIN2PIPSA, por Sophie Jackson (Yusuf Hamied Department of Chemistry, University of Cambridge).

Mathematical Logic Seminar, por Maria Osório Costa (CMAFcIO, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Palestra no âmbito da Semana da Saúde e do Desporto da AEFCL.

Atividade no âmbito da Semana da Saúde e do Desporto da AEFCL.

Theory of Computing Seminar, por Mateusz Skomra (LAAS/CNRS).

Título do evento, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Seminário Conjunto CFCUL / Rede Ibérica de Filosofia das Ciências, por Saúl Pérez-González (Universidad de Valencia).

Colóquio de Matemática, por José Francisco Rodrigues (DM-Ciências ULisboa).

Pormenor de robô

Evento especialmente dirigido a todos os estudantes finalistas de licenciatura e profissionais do mercado de trabalho.

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Susana Martins.

Lisbon Webinar in Analysis and Differential Equations, por Carlos N. Rautenberg (George Mason University).

CIUHCT Distinguished Lecture, por María M. Portuondo (Johns Hopkins University).

Título/data/local do evento e logótipos dos organizadores

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Título/data do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Logótipo do Dia Internacional da Matemática, sobre um fundo branco

Atividades a decorrer em Ciências ULisboa nos dias 13 e 14 de março.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Gustavo Soutinho (Faculdade de Economia da Universidade do Porto - FEP e Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade do Porto - ISPUP).