Lisbon Workshop Series - AI Aesthetics and Philosophy of Technology

Diagram and AI-Aesthetics

Anfiteatro da FCiências.ID (com transmissão via Zoom)

What role does diagrammatic perception (aisthesis), diagrammatic manipulation (techné), or diagram construction(poesis) play in aesthetics? Did the aesthetic relation between human beings and machines recently change? Independently of the question if AI will or will never (Smith & Landgrebe 2022) rule the world, we want to ask: How is human creative behavior and issues of aesthetics simulated, co-generated, or mimicked with the help of diagram- technologies and theoretically staged in diagram strategies/dramaturgies in AI aesthetics? If AI is conceived as imitation engine of collective intelligence (“We are AI“H.Herndon), what role do aesthetics and diagram play when considering topics of AI aesthetics, and how could a Peircean account of the diagram elucidate questions about AI aesthetics? How do (collective) aesthetic strategies that work with AI and machine learning tools use diagrammatic typification and simplification, e.g., in generating or applying aesthetic styles? Do artistic strategies of aesthetic blurring, ambiguity, and abstraction via Ai-apps mean more or reduced diagrammaticity? Can diagrams elucidate Machine learning ́s hidden layers (“black boxes”)? Does Ai aesthetic reduce aesthetics complexity to makable design problems (Does Ai aesthetic reduce aesthetics complexity to makable design problems (e.g. design to overcome the uncanny valley, design for social interaction, design for empathy, design of mimetic doubles/automata/human-AI-systems)? Are aesthetic style and design hacking a form of diagramming?

Cartaz do evento

Alexander Gerner (CFCUL/GI3), Renata Souza (USP) e Vinícius Jonas de Aguiar (CFCUL/GI3)

Theory of Computing Seminar, por Mateusz Skomra (LAAS/CNRS).

Título do evento, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Seminário Conjunto CFCUL / Rede Ibérica de Filosofia das Ciências, por Saúl Pérez-González (Universidad de Valencia).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Erida Gjini (CEMAT, Instituto Superior Técnico).

Titulo "Inteligência Artificial no Apoio às Operações Navais" e fotografia de perfil de dois militares (um deles em formato "digital")

Conferência IDEA 2024.

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Susana Martins.

Pormenor de robô

Evento especialmente dirigido a todos os estudantes finalistas de licenciatura e profissionais do mercado de trabalho.

Colóquio de Matemática, por José Francisco Rodrigues (DM-Ciências ULisboa).

Lisbon Webinar in Analysis and Differential Equations, por Carlos N. Rautenberg (George Mason University).

CIUHCT Distinguished Lecture, por María M. Portuondo (Johns Hopkins University).

Título/data/local do evento e logótipos dos organizadores

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Título/data do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Lisbon AI Seminar, por Rui Vieira da Cunha (MLAG UPorto, Business School UCP).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Gustavo Soutinho (Faculdade de Economia da Universidade do Porto - FEP e Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade do Porto - ISPUP).

Logótipo do Dia Internacional da Matemática, sobre um fundo branco

Atividades a decorrer em Ciências ULisboa nos dias 13 e 14 de março.

Logótipo do projeto e fotografia de perfil de dois docentes

Inscrições no seminário/observações de aulas até 10 de março.

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente, por Pier Luigi Pireddu (CIUHCT - ULisboa).

Uma exposição que procura dar a conhecer este grupo de aves, mostrando a diversidade e distribuição das várias espécies, as suas curiosas adaptações ao estilo de vida em terra e no alto-mar, as espécies em risco de extinção e os fatores que as ameaçam.

Mão humana a interagir com um ecrã virtual

Novos prazos de submissão de candidaturas a projetos IC&DT e PeX.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Luís Tirapicos (Universidade de Lisboa).

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

Consegue comunicar eficazmente a sua investigação de doutoramento em 3 minutos?

Fotografia de participantes numa anterior edição da Jobshop Ciências

O maior evento de empregabilidade de Ciências, a decorrer nos dias 09 e 10 de abril.

23 de abril de 2024 assinalamos o 113.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Pré-inscrições já disponíveis!