Sismos - Onde a Ciência encontra a Sociedade

Sondando o interior da Terra

Videoconferência

Os sismos são acontecimentos moderadamente frequentes no território português. Quando ocorrem podem produzir grandes prejuízos materiais e causar inúmeras perdas de vida.

Sismos recentes de grande impacto têm ocorrido recentemente na Turquia e noutras zonas da Europa e do Mundo.

O ciclo Sismos – Onde a Ciência encontra a Sociedade pretende chamar a atenção sobre os progressos científicos e tecnológicos dos últimos anos, confrontando-os nomeadamente, com práticas diárias do mundo da construção. Não menos importante é o conhecimento de medidas de atuação por parte da população que lhe permitam prevenir para a eventualidade de ocorrência e reagir em caso de emergência. Revestem-se de particular importância as políticas públicas de atuação imediata em situações de catástrofe de modo a reduzir, tanto quanto possível, a gravidade das perdas humanas e materiais.

Este ciclo contará com a presença de especialistas conceituados que nos transmitirão os avanços recentes nas diferentes temáticas desta área.

Por isso, constituirá uma oportunidade de transmissão de conhecimento rigoroso sobre a matéria, permitindo aumentar a literacia na Sociedade portuguesa e contribuir para o conhecimento de medidas preventivas e de reação em caso de catástrofe.

A sessão inaugural conta com a presença de Luís Matias (Ciências ULisboa), com a apresentação Utilização dos Cabos Submarinos de Telecomunicações para a Monitorização dos Oceanos e Terra Sólida.


Transmissão via Zoom.

Cartaz do ciclo de conferências

18h00-19h30
Academia das Ciências de Lisboa
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Titulo do prémio e pormenor da Ponte Vasco da Gama

As candidaturas decorrem até 09 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ana Rita Lopes

As candidaturas decorrem até 30 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.