Os participantes são desafiados a comparar a biodiversidade de invertebrados existente em diferentes locais de Ciências ULisboa. Esses locais, designadas estações de biodiversidade, serão: a horta da FCUL, a FCULresta, uma zona de baldio, uma pastagem biodiversa, um relvado, e uma zona arborizada. Em cada estação estará uma pessoa para fazer o seu enquadramento e prestar assistência aos participantes. Cada grupo de participantes visitará 3 estações.
Os participantes irão de estação em estação, munidos de fichas que os ajudam a identificar e contar os invertebrados (ex. borboletas, abelhas, vespas, formigas, bichos da conta, aranhas, etc.) e plantas. Os participantes serão também desafiados a aceder à aplicação iNaturalist, para registar as suas observações no âmbito do projeto BioDiversity4all (um projeto internacional de ciência cidadã, com participações de todo o mundo). Os participantes ficam em cada estação cerca de 30 minutos. No final, serão comparados os dados obtidos e será possível conversar (cerca de 30 minutos) sobre a biodiversidade e os habitats visitados com base nas observações.
Esta atividade, no âmbito do Festival Umundu Lisboa, é uma colaboração entre a Caravana AgroEcológica (MITE2, cE3c), o projeto +Biodiversidade @Ciências, a Horta FCUL, a Sociedade Portuguesa de Botânica e o Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Inscrições