Portugal-CERN-Europa: Ciência e tecnologias nas próximas décadas

Auditório do CTN-IST, Sacavém / Transmissão através de Videoconferência

A sessão conta com a intervenção remota de Fabiola Gianotti, Diretora Geral do CERN, e com a presença de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Devido à situação de pandemia, o número de participantes presenciais é muito limitado mas a sessão será transmitida online sem limitação no número de participantes remotos. Em ambos os casos (presencial ou remoto), o registo é obrigatório.

O CERN, como no passado, será motor no avanço do Conhecimento e das tecnologias, promovendo a colaboração internacional pacifica e a preservação  na Europa de cientistas, engenheiros e técnicos de excelência.

Numa sessão aberta realizada em modo virtual a 19 de junho de 2020, o Conselho do CERN adotou um conjunto de recomendações que deverão guiar o futuro da física de partículas na Europa.

A atualização de 2020 da Estratégia Europeia para a Física de Partículas propõe simultaneamente uma visão para o futuro próximo e uma visão de longo prazo, que abre caminho à exploração de novas fronteiras do conhecimento e mantém a Europa na liderança da ciência e da tecnologia. Como no passado, este caminho terá enormes impactos diretos na sociedade e no desenvolvimento. A web foi inventada no CERN, os tratamentos oncológicos com protões utilizam as tecnologias de aceleradores desenvolvidas no CERN.

Em Portugal, prosseguiremos o já longo caminho percorrido não só na ciência mas também na transferência de conhecimento e de tecnologia para a sociedade, com o envolvimento da indústria portuguesa no CERN e com os programas de formação, em particular para jovens engenheiros.

LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas

Lisbon Webinar in Analysis and Differential Equations, por Matthias Hofmann (Texas A&M).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Marta Passadeiras (Universidade de Lisboa).

Iconografia representando um casal masculino/feminino e diversas áreas científicas

A maior feira de Mestrados e Pós-Graduações.

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Stephanie Joy Mawson (ICS-ULisboa).

Designação dos prémios, sobre uma imagem abstrata em tons cor de laranja

As candidaturas decorrem até 23 de fevereiro, com uma nova metodologia de avaliação.

Mathematical Logic Seminar, por Luís Cruz-Filipe (University of Southern Denmark).

Título/data/local do evento, logótipo da RedeMov e fotografia de torniquete de acesso a meio de transporte

Evento no âmbito do Ciclo de Conferências "Conversas à 6.ª", promovido pela redeMOV da Universidade de Lisboa.

Pormenor de homem a folhear um livro

M50 - Programa de Formação Universitária para Maiores de 50 anos.

Fotografia de sinal identificativo de vinha

Apresentação de candidaturas até 28 de fevereiro.

Fotografia de árvores sem folhas e de bancos de jardim

Estudantes de pós-graduação em Matemática da Faculdade de Ciências da ULisboa falam, de forma descontraída e informal, sobre o seu trabalho.

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Luís Campos Ribeiro (CIUHCT, Ciências ULisboa).

Título do evento, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Colóquio de Matemática, por José Francisco Rodrigues (DM-Ciências ULisboa).

Logótipo do Dia Internacional da Matemática, sobre um fundo branco

Atividades a decorrer em Ciências ULisboa nos dias 13 e 14 de março.

Mão humana a interagir com um ecrã virtual

Novos prazos de submissão de candidaturas a projetos IC&DT e PeX.

Fotografia de participantes numa anterior edição da Jobshop Ciências

O maior evento de empregabilidade de Ciências, a decorrer nos dias 09 e 10 de abril.

23 de abril de 2024 assinalamos o 113.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Pré-inscrições já disponíveis!

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Título/data do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de Lisboa (Castelo de S. Jorge e respetiva colina)

Submissão de propostas até 31 de janeiro.

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e várias fotografias da orla costeira e de pessoas

Inscrições preferencialmente até 01 de março.