Portugal-CERN-Europa: Ciência e tecnologias nas próximas décadas

Auditório do CTN-IST, Sacavém / Transmissão através de Videoconferência

A sessão conta com a intervenção remota de Fabiola Gianotti, Diretora Geral do CERN, e com a presença de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Devido à situação de pandemia, o número de participantes presenciais é muito limitado mas a sessão será transmitida online sem limitação no número de participantes remotos. Em ambos os casos (presencial ou remoto), o registo é obrigatório.

O CERN, como no passado, será motor no avanço do Conhecimento e das tecnologias, promovendo a colaboração internacional pacifica e a preservação  na Europa de cientistas, engenheiros e técnicos de excelência.

Numa sessão aberta realizada em modo virtual a 19 de junho de 2020, o Conselho do CERN adotou um conjunto de recomendações que deverão guiar o futuro da física de partículas na Europa.

A atualização de 2020 da Estratégia Europeia para a Física de Partículas propõe simultaneamente uma visão para o futuro próximo e uma visão de longo prazo, que abre caminho à exploração de novas fronteiras do conhecimento e mantém a Europa na liderança da ciência e da tecnologia. Como no passado, este caminho terá enormes impactos diretos na sociedade e no desenvolvimento. A web foi inventada no CERN, os tratamentos oncológicos com protões utilizam as tecnologias de aceleradores desenvolvidas no CERN.

Em Portugal, prosseguiremos o já longo caminho percorrido não só na ciência mas também na transferência de conhecimento e de tecnologia para a sociedade, com o envolvimento da indústria portuguesa no CERN e com os programas de formação, em particular para jovens engenheiros.

LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas

Solid Earth Seminar, por Davide Gamboa (IPMA, Portugal).

Ten Minutes Talk with the PhD students in Informatics, com Nuno Rodrigues (LASIGE, DI-FCUL).

Encontro Scientia, por William Carvalho (Professor Convidado - Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul).

PhD in Informatics Seminar, por Fernando Alves.

Por Nicola Fusco (Università di Napoli "Federico II") e Riccardo Scala (Università degli Studi di Siena).

Probability and Statistics Seminar, por Helena Ramalhinho Lourenço (Universidade Pompeu Fabra, Barcelona).

Ponte sobre o Tejo

Na Feira Virtual: Viva Portugal, através de chat ou videochamada, os candidatos terão a oportunidade de descobrir a ULisboa, falar com os seus representantes e receber resposta personalizada a todas as questões.

Geometry Webinar, por Pierre Schapira (Professor emeritus Sorbonne University).

Imagem ilustrativa do evento

Um congresso científico com o objetivo de mostrar o trabalho realizado por investigadores portugueses nas áreas da Neurociência, Ciência Forense, Genética Molecular, Virologia e Bioengenharia.

Imagem ilustrativa do evento

Um inovador evento de recrutamento e networking!

Mapa de Portugal e informações sobre os Censos 2021

Os Censos 2021 estão aí! Esteja atento à sua caixa de correio.

Imagem ilustrativa da ação de formação

Formação de Comunicação em Ciência(s), por Rita Ferreira (InnovPlantProtect, Gestora de Comunicação / NOVA FCSH-ITQB NOVA, Mestranda / Rede SciComPt, sócia).

This course aims to provide students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R

This course aims to provide students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyze and visualize biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Logótipo da iniciativa

"Património e divulgação em Paleontologia" é o tema escolhido para esta edição do EJIP.

A mostly practical course, offering an overview on different community ecology and macroecological methods and software.

Logótipo da conferência, sobre um fundo branco

THE meeting place for Mobility Management practitioners and experts all over Europe.

An overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets.

Título e data do evento

An overview of recent developments and applications of the algebraic and analytic theory of D-modules.

This course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

How to predict the three-dimensional structure of nucleic acid and proteins from their sequence and use the acquired knowledge to improve or create new methodologies in molecular biology research and diagnostics?

Representação da cidade de Lisboa, acompanhada do título da conferência

The 22nd in the series of triennial conferences which bring together the Particle and Nuclear Physics communities.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Welcome to an unique silicon for photovoltaics event in Lisbon!

Logótipo da Unite!

Summer School no âmbito da Rede UNITE! (University Network for Innovation, Technology and Engineering), de que faz parte a ULisboa, com inscrições a decorrer até 15 de maio de 2021.