Portugal-CERN-Europa: Ciência e tecnologias nas próximas décadas

Auditório do CTN-IST, Sacavém / Transmissão através de Videoconferência

A sessão conta com a intervenção remota de Fabiola Gianotti, Diretora Geral do CERN, e com a presença de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Devido à situação de pandemia, o número de participantes presenciais é muito limitado mas a sessão será transmitida online sem limitação no número de participantes remotos. Em ambos os casos (presencial ou remoto), o registo é obrigatório.

O CERN, como no passado, será motor no avanço do Conhecimento e das tecnologias, promovendo a colaboração internacional pacifica e a preservação  na Europa de cientistas, engenheiros e técnicos de excelência.

Numa sessão aberta realizada em modo virtual a 19 de junho de 2020, o Conselho do CERN adotou um conjunto de recomendações que deverão guiar o futuro da física de partículas na Europa.

A atualização de 2020 da Estratégia Europeia para a Física de Partículas propõe simultaneamente uma visão para o futuro próximo e uma visão de longo prazo, que abre caminho à exploração de novas fronteiras do conhecimento e mantém a Europa na liderança da ciência e da tecnologia. Como no passado, este caminho terá enormes impactos diretos na sociedade e no desenvolvimento. A web foi inventada no CERN, os tratamentos oncológicos com protões utilizam as tecnologias de aceleradores desenvolvidas no CERN.

Em Portugal, prosseguiremos o já longo caminho percorrido não só na ciência mas também na transferência de conhecimento e de tecnologia para a sociedade, com o envolvimento da indústria portuguesa no CERN e com os programas de formação, em particular para jovens engenheiros.

LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Miguel Zilhão (CENTRA - Center for Astrophysics and Gravitation, Instituto Superior Técnico).

Mar

Projeto EEA Grants Portugal quer atrair jovens portugueses para carreiras ligadas ao Mar.

Solid Earth Seminar, por Patrícia Jordão (Instituto Dom Luiz, Portugal).

BioISI Research Seminar, por Sophie Jackson (University of Cambridge, UK).

Encontro Scientia, por Pedro Pinho (EChanges - cE3c).

Imagem ilustrativa do evento (saúde e medicina)

A participação nos eventos é gratuita, mediante inscrição prévia.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Louis D'Eramo (CERN).

Universidade de Lisboa

Nesta feira, os estudantes terão a oportunidade de conhecer a ULisboa, ouvir e interagir com oradores que fazem parte da nossa Universidade e esclarecer todas as suas dúvidas sobre como vir estudar para Portugal.

We are living through a new phase in human development where much of everyday life – at least in the most technologically developed parts of the world – has come to depend upon our interaction with “smart” artefacts.

Logótipo dos 100 anos da criação da licenciatura em Engenharia Geográfica/Geoespacial

A participação no evento é gratuita, mediante inscrição obrigatória até 12 de outubro de 2021.

Logótipo do consórcio e imagem de pessoa a usar máscara

2.ª Conferência Anual Lisbon Living + tem como objetivo reunir a academia, a saúde, a sociedade e os setores de inovação e tecnologia para analisar os impactos da pandemia COVID-19 em Portugal e recolher lições para o futuro.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Anna Ciaunica (CFCUL/GI2).

Seminário conjunto do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Kristen Campbell (University of Colorado Anschutz Medical Campus, USA).

Research at the Faculty of Sciences

Participation is free but prior registration is suggested.

Geometry Webinar, por Giosuè Muratore (CMAFcIO).

Logótipo da IAESTE, sobre uma fotografia da cidade de Edimburgo

Candidaturas online de 01 a 31 de outubro 2021.

Imagem alusiva ao Concerto e Conferência

Concerto e conferência pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Imagem ilustrativa do programa, acompanhada do respetivo título

Um programa de aceleração de ideias e negócios, promovido pela redeSaúde, com candidaturas até 15 de outubro de 2021.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communicating science to non-specialized audiences, including, but not exclusive to, public and private stakeholders, students and teachers, and media professionals.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The course aims at providing an introduction to stable isotopes ratios as tools to understand global, ecosystem and community level bio/geo cycles; light isotopes: H, N, C, O and S isotopes, geo cycles and ecological significance; sampling and analytical methodologies in stable isotope analysis.