Sessão

Portugal-CERN-Europa: Ciência e tecnologias nas próximas décadas

Auditório do CTN-IST, Sacavém / Transmissão através de Videoconferência

A sessão conta com a intervenção remota de Fabiola Gianotti, Diretora Geral do CERN, e com a presença de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. 

Devido à situação de pandemia, o número de participantes presenciais é muito limitado mas a sessão será transmitida online sem limitação no número de participantes remotos. Em ambos os casos (presencial ou remoto), o registo é obrigatório.


O CERN, como no passado, será motor no avanço do Conhecimento e das tecnologias, promovendo a colaboração internacional pacifica e a preservação  na Europa de cientistas, engenheiros e técnicos de excelência.

Numa sessão aberta realizada em modo virtual a 19 de junho de 2020, o Conselho do CERN adotou um conjunto de recomendações que deverão guiar o futuro da física de partículas na Europa.

A atualização de 2020 da Estratégia Europeia para a Física de Partículas propõe simultaneamente uma visão para o futuro próximo e uma visão de longo prazo, que abre caminho à exploração de novas fronteiras do conhecimento e mantém a Europa na liderança da ciência e da tecnologia. Como no passado, este caminho terá enormes impactos diretos na sociedade e no desenvolvimento. A web foi inventada no CERN, os tratamentos oncológicos com protões utilizam as tecnologias de aceleradores desenvolvidas no CERN.

Em Portugal, prosseguiremos o já longo caminho percorrido não só na ciência mas também na transferência de conhecimento e de tecnologia para a sociedade, com o envolvimento da indústria portuguesa no CERN e com os programas de formação, em particular para jovens engenheiros.

09h00-19h00
LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas

Descobre os cursos de Ciências ULisboa na Inspiring Pitch Fest.

Face à emergência da pandemia da COVID-19, a 6.ª edição da Escola de Verão de Energia da Faculdade de Ciências da ULisboa, prevista para 6 a 10 de julho de 2020, será adiada para data a definir em 2021.

Speaker: Andrei Sipos (TU Darmstadt & Institute of Mathematics of the Romanian Academy).

CoastNet - Rede Portuguesa de Monitorização Costeira é uma infraestrutura de investigação MARE, que faz parte do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE-FCT). Através do seu funcionamento est

Speaker: Elvira Zappale (Università Degli Studi di Salerno).

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (CO

Apresentações de Andreia Figueiredo (Ciências ULisboa) e Paula Silva (ICBAS.UPorto / Science & Wine).

Candidaturas a decorrer até ao dia 15 de julho de 2020.

IN3+  | Um Milhão para a Inovação.

O prémio IN3+ destina-se a todos os investigadores pertencentes às entidades que integram a Rede Inovação INCM.

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (COVID-1

Speaker: Gonçalo Tabuada (FCTUNL).

New date: September 14th-16th, 2020.

Ciências ULisboa associa-se ao maior evento mundial sobre inovação para a sustentabilidade - “The Planetiers World Gathering” - que terá lugar no Altice Arena entre 21 e 23 de outubro de 2020, sob os auspícios da

Programa de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e Secundário, grupos 420 e 520.

Leitura e escrita são a base fundacional de todas as literacias e a condição primeira para o juízo compreensivo e crítico, o enriquecimento cultural, a formação estética e a memória individual e coletiva das sociedades.

Objectives: Evolutionary theory provides a framework for understanding all living systems.

Overview: Currently, climate changes or alterations are known to be reflected on the stable isotope ratios of Hydrogen, Nitrogen, Carbon, Oxygen and Sulphur present in atmospheric gas forms, fresh or ocean water, as well as in plants and animals and organi

Objectives: To introduce participants to the details of communicating science to non-specialized audiences, including, but not exclusive to, public and private stakeholders, students and teachers, and media professionals.

Objectives: Natural history museums are privileged spaces for seminal research on different subjects of biological sciences such as biodiversity, evolution, ecology, biogeography and taxonomy.

Objectives: Provide students with basic workflows, platforms and tools to increase reproducibility at all scientific levels.

Objectives: Under the general framework of Global Change Ecology, the goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Objectives: The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications. The main emphasis is on the most common form, the “primary scientific paper”, but other forms will be covered.

Objectives: Lack of fertile land to feed the exponentially growing population, insufficient water availability and quality, changes in the flow of nutrients through the bio-geo-cycles (especially N and P) and climate and land use changes are impacting ecosystem

Objectives: Symbiosis is a key strategy for life on Earth.

Objectives: The goal of this course is to provide to the participants with current and practical knowledge on urban ecology, including ecological and social aspects. It aims at providing an integrated approach on urban socio-ecological systems.

Objectives: Citizen science can be part of the larger process of engaging people in new forms of interaction in scientific research, challenging scientists and citizens whilst enlarging scientific knowledge and providing learning opportunities for all part

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