A sessão conta com a intervenção remota de Fabiola Gianotti, Diretora Geral do CERN, e com a presença de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Devido à situação de pandemia, o número de participantes presenciais é muito limitado mas a sessão será transmitida online sem limitação no número de participantes remotos. Em ambos os casos (presencial ou remoto), o registo é obrigatório.
O CERN, como no passado, será motor no avanço do Conhecimento e das tecnologias, promovendo a colaboração internacional pacifica e a preservação na Europa de cientistas, engenheiros e técnicos de excelência.
Numa sessão aberta realizada em modo virtual a 19 de junho de 2020, o Conselho do CERN adotou um conjunto de recomendações que deverão guiar o futuro da física de partículas na Europa.
A atualização de 2020 da Estratégia Europeia para a Física de Partículas propõe simultaneamente uma visão para o futuro próximo e uma visão de longo prazo, que abre caminho à exploração de novas fronteiras do conhecimento e mantém a Europa na liderança da ciência e da tecnologia. Como no passado, este caminho terá enormes impactos diretos na sociedade e no desenvolvimento. A web foi inventada no CERN, os tratamentos oncológicos com protões utilizam as tecnologias de aceleradores desenvolvidas no CERN.
Em Portugal, prosseguiremos o já longo caminho percorrido não só na ciência mas também na transferência de conhecimento e de tecnologia para a sociedade, com o envolvimento da indústria portuguesa no CERN e com os programas de formação, em particular para jovens engenheiros.