Cerimónia de atribuição de Doutoramento Honoris Causa a Bernardette Bensaude-Vincent

Salão Nobre, Reitoria da ULisboa
ULisboa

A Universidade de Lisboa atribuirá o título de Doutor Honoris Causa à Professora Doutora Bernadette Bensaude-Vincent, por proposta da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.


Bernadette Bensaude-Vincent nasceu em França em 1949, licenciou-se em Filosofia em 1971 na Université Paris I – Sorbonne, tendo-se doutorado em 1981 na mesma instituição na área de história e filosofia da química. Foi investigadora no Centre d’histoire des sciences, Cité des Sciences La Villette, Paris (1982-8), Professora Catedrática de História e Filosofia das Ciência na Université Paris Ouest Nanterre (1989-2010) e Professora Catedrática de História das Ciências e Tecnologia na Université Paris 1 - Panthéon Sorbonne (2010-5). É presentemente Professora Emérita desta instituição.

O percurso de excelência da Professora Doutora Bernadette Bensaude-Vincent denota uma versatilidade e diversidade ímpares, com produção científica na área da história e filosofia da química e, mais recentemente, nos estudos históricos das ciências dos materiais, nanotecnologias e biologia sintética, incluindo as suas implicações éticas e, finalmente, na exploração da perspectiva histórica das relações entre ciências e seus públicos. A qualidade e sofisticação histórica e metodológica dos seus trabalhos foi reconhecida através de vários prémios e medalhas, dos quais se destaca o Prémio Jean Rostand para a História da Química (1994), a Dexter Award for outstanding achievements in the History of Chemistry (American Chemical Society)  (1997), e a Medalha Marc-Auguste Pictet de la Société de physique et d’histoire naturelle de Genève (2010). Foi igualmente distinguida como Chevalier de la Légion d’honneur (2005).

A uma produção científica ímpar aliam-se capacidades de liderança em termos formativos e de networking e interface com redes internacionais especialmente importantes para o desenvolvimento da comunidade de historiadores das ciências em Portugal. Fê-lo a nível conceptual através da reflexão sobre o papel das ciências em países periféricos e, em particular, a identificação das suas múltiplas contribuições para a construção da identidade tecno-científica europeia e, a nível prático, através da colaboração regular em painéis de avaliação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, assim como da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, faculdades a que o Centro Interuniversitário de História das Ciências e Tecnologia se encontra afiliado.

15h00

Inês Correia Bagulho defende a dissertação "Reference Tissue Normalization of Prostate MRI with automatic Multi-Organ Deep Learning Pelvis segmentation".

Por Vitor Nunes (Fannie Mae, USA).

Bárbara Velasco Anes defende a tese "Desafios Químicos e Metrológicos da Alcalinidade Oceânica".

Campanha de Solidariedade do Natal aos Reis

Os Serviços Centrais da ULisboa promovem, entre os dias 17 de dezembro e 08 de janeiro, a Campanha de Solidariedade do Natal aos Reis.

Diogo Afonso Carocho de Sousa Costa defende a dissertação "Deteção e caracterização de comunidades em redes de telecomunicações".

Curso de Persuasão e Influência

O curso terá uma abordagem bastante prática e num ambiente informal, com conteúdos aplicáveis no dia a dia e contando ainda com feedback individual.

Serão focados 5 temas:

Cláudia Alexandra Cerqueira Fernandes defende a dissertação "A influência da presidência de Trump sobre as séries financeiras americanas".

Raquel Ramos Martins defende a dissertação "Modelos de Notação de Risco de Crédito - Rating de Empresas".

Marco António de Sousa e Silva dos Santos Mendes defende a tese "Deformations of Legendrian Curves".

Conferências CIUHCT "A Expurgação da Ciência e a Ciência das Expurgações"

Através da publicação periódica do Index Librorum Prohibitorum e de visitas a navios, livrarias e bibliotecas, a Inquisição controlava a venda, posse e leitura de obras proibidas no império português.

Isa Maria Nunes de Matos defende a tese "Gene expression regulation in allopolyploid fish".

Aula proferida pelo Presidente da MULTICARE, Rogério Henriques.

Introdução pelo Diretor de Ciências ULisboa, Luís Carriço, seguida de debate com:

Com o objetivo de assinalar o Ano Europeu do Património Cultural 2018, a Academia de Ciências de Lisboa acolhe o colóquio Matemática e Património Cultural.

Iara de Almeida Ivo defende a dissertação "Optimizing Miniature Electrodes and Current Approaches to EEG Analysis".

André Filipe Neves Vieira defende a dissertação "Solução integrada de suporte ao IT alavancado no paradigma do New IT".

Por Harbir  Antil (George Mason University).

Um Natal fora da Terra

Por Pedro Machado (IA e Ciências ULisboa).

Candidaturas 2019/2020 - Programa Erasmus +

De 1 a 31 de dezembro, candidata-te a um período de estudos ou estágio.

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications. The main emphasis is on the most common form, the “primary scientific paper”, but other forms will be covered.

Por Juha Videman (CAMGSD, Instituto Superior Técnico).

Marte 2030 - Ciclo de conversas com os pés assentes em Marte

Por Nuno Santos (IA/Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) e Ricardo Louro (ITQB-NOVA).

Inscrições mediante envio de formulário de inscrição preenchido, acompanhado de comprovativo de pagamento, até 04 de janeiro de 2019 para

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

This course introduces the field of island biogeography, a discipline that has long influenced other research areas such as macroecology, community ecology, evolution and conservation biology.

FameLab Portugal - Eliminatória regional da Faculdade de Ciências

Eliminatória regional de Lisboa - Pavilhão do Conhecimento / Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa | Candidaturas até 21 de dezembro de 2018.

Natural History Collections and Biodiversity

Natural history museums are privileged spaces for seminal research on different subjects of biological sciences such as biodiversity, evolution, ecology, biogeography and taxonomy.

Páginas