20.º Encontro Nacional de Ecologia

Escola Superior Agrária de Ponte de Lima (possibilidade de participação online)

O evento tem como tema central o "Conhecimento ao serviço das áreas classificadas" e marca o seu regresso ao formato presencial, mas com a possibilidade de participação online!

Datas importantes:

Esta edição conta com o apoio da empresa ReadytoPub, que oferece, à melhor comunicação oral, um serviço completo de revisão de um artigo científico em inglês, e dos CTT oferecerão uma coleção filatélica dedicada às áreas protegidas de Portugal aos vencedores/as das melhores comunicações (oral e poster).

Cartaz do evento

Após o lançamento do Pacto Ecológico Europeu e da nomeação, pelas Nações Unidas, da década  do Restauro Ecológico e da Ciência para a Sustentabilidade dos Oceanos, surgiu a proposta de um Acordo Global para a Biodiversidade, à semelhança do que foi proposto para o clima.

Os dois últimos anos lembraram a necessidade de recolher informações junto dos cientistas para melhor gerir situações de crise. Os ecossistemas estão a aproximar-se de limites e níveis críticos que, se ultrapassados, resultarão em mudanças persistentes e irreversíveis (ou muito caras para reverter) na estrutura, na função e na prestação de serviços, com consequências ambientais, económicas e sociais profundamente negativas. Gerir e mitigar com precisão esses riscos requer uma mudança fundamental no pensamento sobre o valor da natureza, incluindo a contabilização do capital natural e os custos da degradação do ecossistema no desenvolvimento económico.

É urgente mostrar o que os ecólogos sabem para poderem ser chamados a intervir. Qual a situação das comunidades biológicas nos parques, reservas, até mesmo da Rede Ecológica e Agrícola Nacional? De acordo com o Pacto Ecológico Europeu estas áreas merecem uma conservação intensa e o seu alargamento. Qual a área de conservação da nossa costa?  Como podemos proteger o que ainda temos? Como podemos reverter o que perdemos? Como podemos agir?

Cada vez mais cabe aos ecólogos a capacidade de intervir e de ser chamados a intervir e a mostrar o seu papel como profissionais relevantes numa sociedade em mudança. A comissão organizadora do 20º Encontro Nacional de Ecologia incentiva a submissão de trabalhos em todos os domínios da ecologia.

Ponte de Lima recebe, pela primeira vez, esta reunião nacional, graças à hospitalidade e disponibilidade da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia

Seminário do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia de Ciências ULisboa, por Pedro Pinto (Valorcar).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Vania Silverio (INESC Microsistemas e Nanotecnologias, IST).

Logótipo do projeto "Observar e Aprender"

A 17.ª edição do projeto decorre no 1.º semestre de 2022/2023.

Evento cancelado.

Banner do evento

Evento no âmbito do Ciclo de Conferências "Conversas à 6.ª", promovido pela redeMOV da Universidade de Lisboa.

Logótipo da Noite Europeia dos Investigadores 2022, sobre um fundo verde

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o Jardim do Príncipe Real recebem a grande festa da ciência.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Geodiversidade

Palestra no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Geodiversidade, por Carlos Marques da Silva (DG Ciências ULisboa).

Banner do evento

Celebrando o início de um novo Ano Académico, esta sessão solene é um importante marco na vida académica da ULisboa e junta toda a sua Comunidade.

This colloquium seeks to debate ideas from the arts, humanities and sciences on the process of empathy.

Banner do evento

No dia 6 de outubro, a ULisboa dá as boas-vindas aos seus estudantes na Cidade Universitária!

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Banner do evento

Participe até 12 de outubro / Submit you application until 12 October.

Banner do evento

Ciências ULisboa estará presente, de 13 a 16 de outubro, no Festival Internacional de Ciência - FIC.A

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Research at the Faculty of Sciences

Join us on 26 October 2022 for the 4th edition of Ciências Research Day.