20.º Encontro Nacional de Ecologia

Escola Superior Agrária de Ponte de Lima (possibilidade de participação online)

O evento tem como tema central o "Conhecimento ao serviço das áreas classificadas" e marca o seu regresso ao formato presencial, mas com a possibilidade de participação online!

Datas importantes:

Esta edição conta com o apoio da empresa ReadytoPub, que oferece, à melhor comunicação oral, um serviço completo de revisão de um artigo científico em inglês, e dos CTT oferecerão uma coleção filatélica dedicada às áreas protegidas de Portugal aos vencedores/as das melhores comunicações (oral e poster).

Cartaz do evento


Após o lançamento do Pacto Ecológico Europeu e da nomeação, pelas Nações Unidas, da década  do Restauro Ecológico e da Ciência para a Sustentabilidade dos Oceanos, surgiu a proposta de um Acordo Global para a Biodiversidade, à semelhança do que foi proposto para o clima.

Os dois últimos anos lembraram a necessidade de recolher informações junto dos cientistas para melhor gerir situações de crise. Os ecossistemas estão a aproximar-se de limites e níveis críticos que, se ultrapassados, resultarão em mudanças persistentes e irreversíveis (ou muito caras para reverter) na estrutura, na função e na prestação de serviços, com consequências ambientais, económicas e sociais profundamente negativas. Gerir e mitigar com precisão esses riscos requer uma mudança fundamental no pensamento sobre o valor da natureza, incluindo a contabilização do capital natural e os custos da degradação do ecossistema no desenvolvimento económico.

É urgente mostrar o que os ecólogos sabem para poderem ser chamados a intervir. Qual a situação das comunidades biológicas nos parques, reservas, até mesmo da Rede Ecológica e Agrícola Nacional? De acordo com o Pacto Ecológico Europeu estas áreas merecem uma conservação intensa e o seu alargamento. Qual a área de conservação da nossa costa?  Como podemos proteger o que ainda temos? Como podemos reverter o que perdemos? Como podemos agir?

Cada vez mais cabe aos ecólogos a capacidade de intervir e de ser chamados a intervir e a mostrar o seu papel como profissionais relevantes numa sociedade em mudança. A comissão organizadora do 20º Encontro Nacional de Ecologia incentiva a submissão de trabalhos em todos os domínios da ecologia. 

Ponte de Lima recebe, pela primeira vez, esta reunião nacional, graças à hospitalidade e disponibilidade da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia
Logótipo e data do evento

Pensar global, agir local - Semana da Sustentabilidade Ciências ULisboa.

Logótipos do Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores e da Fundação da Juventude

Candidaturas até 15 de abril.

Título/data/local do evento

Lisbon AI Seminar, por Mattia Petrolo (CFCUL/RG1).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Levente László (Eötvös University).

Hi-Phi Seminar, por Ignacio García-Pereda (CIUHCT), Silvia Di Marco (CFCUL), Hugo Soares (CIUHCT) e João L. Cordovil (CFCUL).

Título/data/local do evento e imagem de arquivo do MUHNAC

Os estudantes de Ciências contra o regime ditatorial e colonialista - 1968-1974.

Título/data/local do evento e pormenor de pintura representando uma mulher

Reasoning Seminar, por José Manuel Mestre (University of St. Andrews/Stirling).

BioISI Research Seminar, por Miguel Machuqueiro (BioISI - Ciências ULisboa).

Fotografia de três pessoas a apontarem para o teclado/ecrã de computador portátil

Workshop de participação gratuita, mediante inscrição até 16 de abril.

Logótipos da Sociedade Portuguesa de Física e da comemoração do respetivo Jubileu

Nesta sessão, organizada em parceria com o NFEF-FCUL, será lançado um postal dos CTT evocativo dos 50 anos da SPF e será feito o lançamento do volume 47, n.º 1 da Gazeta de Física.

Seminário Doutoral I (Doutoramento em História e Filosofia das Ciências), por Joana Lima de Oliveira.

Logótipo de Ciências ULisboa, título "Dia de Ciências 2024" e frase apelando à participação

23 de abril. Virgínia Dignum, especialista Nações Unidas para IA, é oradora convidada.

Título/data/local do evento e logótipos das entidades organizadoras

An event specifically focused on technicalities & Data Science.

Comemorações do 30.º aniversário da VicenTuna - Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Talk @LASIGE, por Fernando Gallego Donoso (University of Malaga, Computational Intelligence in Biomedicine - ICB).
 

Título "Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa", logótipos das entidades promotoras e fotografia de jovem investigadora a utilizar um laptop na esplanada de um café

O 3.º concurso decorre de 29 de março a 30 de abril.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Pré-inscrições já disponíveis!

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Páginas