Programas Doutorais

No âmbito dos concursos nacionais abertos pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), Ciências, como proponente ou participante, participa em 16 programas doutorais aprovados para financiamento.

Os programas doutorais aprovados cobrem as áreas das Ciências da Vida e da Saúde, Ciências Exatas e da Engenharia, Ciências Sociais e Humanidades, Ciências da Natureza e do Ambiente, alguns dos quais em ambiente empresarial. No âmbito destes programas doutorais, estará disponível um número alargado de bolsas para alunos de doutoramento altamente motivados, que serão selecionados pelas comissões científicas dos respetivos programas doutorais.

Ciências foi a instituição proponente líder do processo de candidatura em quatro programas:

 

PCCSDP - Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável

O  Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável é uma iniciativa conjunta entre a Universidade de Lisboa e a Universidade Nova de Lisboa, que teve a sua 1ª edição em 2009-2010. Enquadra-se numa área interdisciplinar que se centra nos domínios das ciências do ambiente e das ciências sociais e funciona em parceria com a Universidade de East Anglia, no Reino Unido, uma instituição de referência internacional nestes domínios. Conta com a colaboração de professores e investigadores com produção científica reconhecida nas áreas das alterações climáticas e do desenvolvimento sustentável das duas Universidades públicas de Lisboa.

O Programa Doutoral tem uma duração de 3 anos e inclui um curso de formação avançada interdisciplinar entre as ciências físicas, naturais, sociais e humanas no 1º e 2º Semestres. Os seus públicos-alvo são diversificados, abrangendo profissionais das áreas do ambiente, planeamento e energia, entre outras, bem como estudantes interessados em seguir a carreira académica.

 

BioSys - Sistemas Biológicos, Genómica Funcional e Integrativa


Neste programa intervêm diretamente o BioFIG - Centro de Biodiversidade, Genómica Integrativa e Funcional, numa cooperação que atravessa fronteiras departamentais e envolvendo intensa colaboração internacional. Com classificação máxima em todas as vertentes avaliadas, o programa recebeu financiamento para um total de quatro edições, com cinco bolsas nacionais e seis bolsas mistas por ano, num total de 44 bolsas durante o período de financiamento do programa (2014-2017).

 

EarthSystems – Escola Doutoral de Lisboa em Ciências do Sistema Terra

Este programa é liderado pelo IDL - Instituto Dom Luiz (Laboratório Associado), e integra ainda investigadores dos Centros de Geologia, Oceanografia e Estatística da UL, do LARSYS (Laboratório Associado) e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O programa recebeu financiamento para 32 bolsas de doutoramento distribuídas por 4 edições anuais, metade das quais envolvendo projetos de investigação internacionais.

 

FCTAS - Programa Doutoral Internacional em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade

Coordenado pelo Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, neste programa colaboram 40 investigadores (30 nacionais e 10 internacionais) de diversas faculdades, escolas e institutos da Universidade de Lisboa (Faculdades de Ciências, de Direito, de Medicina, de Letras, de Belas-Artes, Instituto de Ciências Sociais, Instituto Superior Técnico e Instituto de Sistemas e Robótica), da Universidade de Aveiro, do Instituto Politécnico de Lisboa (Escola Superior de Música) e da Universidade de Sevilha (Faculdade de Filosofia, Grupo de Investigação em Lógica, Linguagem e Informação).

Avaliado com classificação máxima, o programa recebeu financiamento para 5 bolsas anuais (2 nacionais e 3 mistas), num total de 20 bolsas durante o período 2014-2017.

 

Lismath - Doutoramento em Matemática de Lisboa-Lisbon Mathematics PhD

O Programa Doutoral em Matemática de Lisboa (LisMath) reúne dois dos principais programas de doutoramento em matemática em Portugal, oferecidos por duas instituições de ensino da atual Universidade de Lisboa: a Faculdade de Ciências (FC) e o Instituto Superior Técnico (IST). O LisMath cria uma Escola Doutoral em Matemática para preparar investigadores de alto nível, conjugando a oferta de cursos e a experiência de orientação e investigação desses dois programas, nas seguintes áreas da matemática: álgebra; análise; geometria e topologia; lógica matemática e computação; física matemática; análise numérica e aplicações. O programa doutoral LisMath tem o apoio das seguintes unidades de investigação: CAMGSD (IST); CMAF-CIO (FC); CEAFEL (IST); CEMAT (IST); GFM (FC) e SQIG (IST). Estas 6 unidades de investigação participantes complementam-se para cobrir o amplo leque de áreas de matemática pura e aplicada abrangidas. Esta diversidade reflectir-se-á positivamente na formação dos seus alunos.

Pelas características do Programa, os seus alunos beneficiarão também de todas as iniciativas gerais que quer o IST quer a FC promoverão no âmbito das actividades de pós-graduação, nomeadamente de seminários, cursos avançados e contatos com um grande número de visitantes. O LisMath foi contemplado com 9 bolsas doutorais (ao longo de 4 anos) por edição, para um total de 4 edições. O programa teve início em setembro de 2014 e recrutará até 36 estudantes ao longo de 4 anos.

+ Info | Flyer

 

A lista de todos os programas doutorais aprovados, em que Ciências participa, é a seguinte:

Acrónimo Designação do Programa Doutoral Universidade Proponente Universidades Conferentes de Grau Unidades de I&D Intervenientes
PCCSDP Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável UL UL e UNL SIM
BIOSYS Sistemas Biológicos, Genómica Funcional e Integrativa UL UL BioFIG
EARTHSYSTEMS Escola Doutoral de Lisboa em Ciências do Sistema Terra UL UL IDL, IPMA, CO, CG, CEAUL e LARSYS
FCTAS Programa Doutoral Internacional em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade UL UL CFCUL, FDUL, IST, FBAUL, ICS, ISR, FF-U. Sevilha, FCUL, FLUL, FMUL, UA e IPL
PLANTS FOR LIFE Biociências Moleculares e Biologia UNL UL e UNL Max Planck Institute, INIAV, Cambridge University, IBET, IGC, FCUL e Gent University
BIODIV Biodiversidade, Genética e Evolução UP UL e UP CIBIO, INBIO, CBA, FCUP e FCUL
BEGC/BEAG Biologia e Ecologia das Alterações Globais UA UL e UA CESAM, FCUL, U. F. Ceará, Essentia Portugal, U. F. Goiás, IREC-U. Castilla la Mancha, SB. Saint Andrews, Instituto Ecológica, U. Michigan, U. F. Bahia, Gent University e Bioforsk
CATSUS Catálise e Sustentabilidade UL UL, UNL e UC CQB e CCMM
DAEPHYS Física Aplicada e Engenharia Física UC UA, UL, UNL e UC LIP, CI/FCT/UC e I3N
IDPASC-PORTUGAL Física, Astrofìsica e Cosmologia de Partículas UL UL, UP, UE, UC e UM LIP, UM, UC, UE, FCUL, UP e IST
LISMATH Matemática de Lisboa UL UL CMAF-CIO, SQIG, CEAFEL, CAMGSD, CEMAT, GFM e IT
DP-AEM Microbiologia Aplicada e Ambiental UM UNL, UL e UM CBMA, IST,  ITQB, FCUL e CEB
NEURULISBOA Neurociências Integrativas Ul UL IMM, IST, FPUL, PPUL e IBEB
SPACE Rede de Doutoramento em Ciências do Espaço UP UP e UL CAUP E CAAUL
SES Sistemas Sustentáveis de Energia UP UL, UC e UP MIT, UC, UL, IDL, LARSYS, LAETA, INESC Coimbra, CICC e CESA
ENVI HEALTH Saúde Ambiental UL UL ISAMB, PRAXAIR, INSARG, LNEC, CESAM, CQB, CIPER, PMH, CEG, CEVDI, MERCK, CENC, ESEL, CIAUD, BIOFIG, INSUP, VALORSUL, CIAS e IPMA