Riscos Naturais
Informação sobre segurança em casa, na empresa e na comunidade - página da Câmara Municipal de Lisboa (CML)
Página do Centro Europeu de Riscos Urbanos (CERU)
Lisboa Cidade + Resiliente + Segura
(clique sobre a imagem para aceder à página dedicada à cidade de Lisboa)
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) assinalou em 2015 os 260 anos do terramoto que devastou a cidade, com várias atividades integradas no programa denominado “Lisboa Cidade + Resiliente + Segura – 260 Anos do Terramoto de 1755”.
A iniciativa integrou ainda o programa “100 Resilient Cities”, promovido pela Fundação Rockefeller, e que se dedica a ajudar as cidades a melhorarem a resposta a catástrofes naturais, às alterações climáticas ou a desafios sociais. A capital portuguesa foi uma das 35 cidades escolhidas em dezembro de 2014 para integrarem o grupo das 100 Cidades Resilientes que serão apoiadas pela Fundação Rockefeller. A rede, além de Lisboa, já inclui cidades como Barcelona, Londres, Paris, Milão, Boston, Chicago, Sidney, Singapura, Los Angeles, Nova Iorque, Rio de Janeiro e Roma.
A Terra Treme
Exercício público de preparação para o risco sísmico A TERRA TREME (https://www.aterratreme.pt) | dia 14 de novembro de 2023, às 11h14.
Esta iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas. Tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a participar, executando os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR. Conheça ou relembre os procedimentos que deve adotar antes, durante e depois de um sismo, e organize-se, à sua casa e família em 7 passos essenciais.
MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO EM CASO DE SISMO
(folheto informativo disponível aqui)
- Coloque os objetos pesados, de vidro ou de grande volume, nas prateleiras mais baixas ou no chão;
- Os locais mais seguros para se proteger durante um sismo são: vãos de portas; cantos das salas; debaixo de mesas, camas ou outras superfícies resistentes;
- Os locais mais perigosos durante um sismo são: elevadores; junto a janelas, espelhos e chaminés; no meio das salas; saídas;
- Nos laboratórios onde existam janelas com abertura para o exterior, o acesso a pelo menos uma delas deve ser mantido desobstruído e facilitado para poder ser utilizada por meios externos de socorro em caso de necessidade;
- Não colocar objetos a obstruir ou dificultar o acesso a vias de evacuação e saídas de emergência.
Páginas do evento no portal de Ciências: 2022, 2020, 2019 (vídeo do exercício de 2019), 2018, 2017 (vídeo do exercício de 2017), 2016, 2015, 2014.
Artigos de Opinião Ciências
Como vibra o solo durante um sismo?
Lisboa Cidade + Resiliente + Segura, 260 anos do Terramoto de 1755