Catástrofes Naturais

Riscos Naturais

Informação sobre riscos naturais - página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC)

Informação sobre segurança em casa, na empresa e na comunidade - página da Câmara Municipal de Lisboa (CML)

Página do Centro Europeu de Riscos Urbanos (CERU)

 

Lisboa Cidade + Resiliente + Segura


(clique sobre a imagem para aceder à página dedicada à cidade de Lisboa)

 

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) assinalou em 2015 os 260 anos do terramoto que devastou a cidade com várias atividades, integradas no programa denominado “Lisboa Cidade + Resiliente + Segura – 260 Anos do Terramoto de 1755”.

A iniciativa integrou ainda o programa “100 Resilient Cities”, promovido pela Fundação Rockefeller, e que se dedica a ajudar as cidades a melhorarem a resposta a catástrofes naturais, às alterações climáticas ou a desafios sociais. A capital portuguesa foi uma das 35 cidades escolhidas em dezembro de 2014 para integrarem o grupo das 100 Cidades Resilientes que serão apoiadas pela Fundação Rockefeller. A rede, além de Lisboa, já inclui cidades como Barcelona, Londres, Paris; Milão, Boston, Chicago, Sidney, Singapura, Los Angeles, Nova Iorque, Rio de Janeiro e Roma.

 

A Terra Treme

A Terra Treme é um exercício de preparação e autoproteção para o risco sísmico, com a duração de um minuto, em que qualquer cidadão pode participar, individualmente ou em grupo. É uma iniciativa de carácter informativo e educacional que sensibiliza para a prevenção do risco e para a atuação correta em caso de sismo, divulgando os procedimentos de prevenção, autoproteção e mitigação face ao risco sísmico (disponíveis aqui).

Fonte: Medidas de prevenção e autoproteção para o risco sísmico (exercício "A Terra Treme" da ANPC)

 

Página do evento no portal de Ciências

 

Artigos de Opinião Ciências

Como vibra o solo durante um sismo?

Lisboa Cidade + Resiliente + Segura