Serviços prestados

Leitura Presencial

A leitura presencial faculta o livre acesso aos documentos existentes nas diferentes salas de leitura e nos depósitos até 10 minutos antes da hora de encerramento da Biblioteca, e está disponível a todos os professores, investigadores, alunos e funcionários de Ciências e utilizadores externos com cartão de visitante (a requisitar na Central de Segurança). Os utilizadores podem pesquisar no Catálogo Bibliográfico e ir diretamente às estantes levantar os livros pretendidos ou solicitar os mesmos no balcão de atendimento. Os documentos consultados deverão ser colocados nos locais assinalados para o efeito.

Empréstimo Domiciliário

O empréstimo domiciliário consiste na requisição de documentos para leitura fora da Biblioteca ou das instalações de Ciências. O número máximo de documentos a requisitar e os prazos variam conforme o estatuto do utilizador e o tipo de documento (consultar tabela). Este serviço é reservado exclusivamente a alunos, professores, investigadores e funcionários de Ciências com empréstimos regularizados.

Renovação de Empréstimo

A renovação do prazo de empréstimo de documentos pode ser efetuada pelo utilizador através da sua área pessoal no Catálogo Bibliográfico ou contactando a Biblioteca, preferencialmente até 1 dia antes do termo do prazo do empréstimo. O número máximo de renovações varia conforme o estatuto do utilizador (consultar tabela) e depende da inexistência de qualquer reserva sobre a obra.

Reserva de Documentos

A reserva de documentos pode ser efetuada quando um documento se encontra emprestado e não existem mais exemplares disponíveis. A reserva de documentos é efetuada pelo utilizador através da sua área pessoal no Catálogo Bibliográfico ou contactando a Biblioteca.

Empréstimo Interbibliotecas (EIB)

O Empréstimo Interbibliotecas (EIB) é um serviço que permite o acesso e partilha de documentos entre a Biblioteca de Ciências e bibliotecas portuguesas e estrangeiras, através do empréstimo de obras ou fornecimento de cópias (pdf.). A Biblioteca presta o serviço EIB aos utilizadores internos, bem como a todas as entidades externas que o solicitem via email. Consulte o Regulamento de EIB para mais informações.

Apoio na Pesquisa e Acesso aos Documentos

Este serviço apoia o utilizador no acesso e localização dos recursos de informação e na pesquisa e recuperação de informação nas bases disponíveis. Este serviço destina-se aos alunos, professores, investigadores e funcionários de Ciências que o podem solicitar por email ou presencialmente, junto dos funcionários da Biblioteca. Os utilizadores externos a Ciências podem igualmente beneficiar do serviço sempre que necessitem de orientação sobre os recursos de informação disponíveis na e a partir da Biblioteca.

Formação sobre a Utilização dos Recursos da Biblioteca

Este serviço pretende fornecer aos utilizadores as competências e as ferramentas necessárias para a sua autossuficiência na utilização dos recursos de informação, de um modo eficiente e ético. A formação inicial visa dar a conhecer os espaços, serviços e recursos disponibilizados pela Biblioteca, e a formação avançada visa a exploração de bases de dados e de ferramentas de pesquisa de informação científica na Internet. Este serviço é reservado exclusivamente a alunos, professores, investigadores e funcionários de Ciências e, de momento, só é fornecido a pedido. Contacte-nos por email ou telefone (217500242 ou ext. 524206).

Utilização das Salas de Estudo

As salas de estudo existentes no piso 3 do edifício C4 destinam-se à leitura e ao estudo em grupo, dentro do horário da Biblioteca, e estão reservadas ao usufruto dos alunos de Ciências. A ocupação mínima permitida é de duas pessoas e a máxima de oito. A utilização das salas implica o preenchimento de um formulário no balcão da Biblioteca. Mais informação em Normas de Utilização das Salas de Estudo