Geologia

Bem-vindo ao Departamento de Geologia

Bem-vindo ao Departamento de Geologia (DG) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, uma comunidade académica diversificada de estudantes, docentes, investigadores e técnicos que trabalham continuamente para melhor caracterizar e compreender o Sistema Terra nas suas múltiplas dimensões. Deste trabalho resultam avanços no conhecimento que estimulam ainda a procura de soluções inovadoras e de aperfeiçoamentos metodológicos e tecnológicos em numerosas aplicações que consideram também os desafios científicos e paradigmas emergentes, de entre os quais salientamos os que se relacionam com as Alterações Globais e Desenvolvimento Sustentável.

A larga maioria dos docentes e investigadores afetos ao DG está integrada na unidade de investigação Instituto Dom Luiz (IDL) da FCUL, Laboratório Associado, com a qual partilhamos a missão de criação e transferência de conhecimento. A investigação realizada em vários domínios das Geociências e respetivas aplicações é pautada por elevados padrões de qualidade e envolve diversas redes de colaboração nacional e internacional, para além de estreitas ligações com entidades públicas e privadas de âmbito diverso, comprometidas com diferentes sectores de actividade económica, regulação e monitorização do ambiente, gestão e ordenamento do território, e inventariação e administração do património geológico.

No DG estamos altamente motivados e empenhados em compartilhar o conhecimento e a paixão pela descoberta nas múltiplas vertentes da Geologia e suas aplicações. A formação eclética de reconhecida qualidade oferecida em todos os Ciclos do Ensino Universitário combina abordagens convencionais com procedimentos que visam o desenvolvimento de competências em Sistemas de Informação Geográfica para além de diferentes técnicas de programação e modelação numérica, úteis a uma vasta amplitude de profissões. Pretende-se assim (em contexto de sala de aula, laboratório ou trabalho de campo) despertar o interesse pela dinâmica dos processos geológicos em diferentes escalas de espaço e tempo, concorrendo para edificação de racionais sobre a constituição, organização e evolução dos sistemas terrestres. Esta formação conduz naturalmente aos elementos necessários à caracterização de todos os recursos geológicos (minerais, energéticos, hídricos, pedológicos), bem como de muitas das perigosidades físicas naturais, como sejam as de natureza sísmica e vulcânica. Destas incursões resultam ainda quadros de referência imprescindíveis à construção de soluções de engenharia em intervenções superficiais ou subterrâneas, assim como à análise de impactes ambientais diversos e correspondentes medidas de mitigação ou reabilitação. A formação oferecida pelo DG é, por isso, de espectro largo, promovendo aprendizagem multidisciplinar orientada para a resolução de problemas, consolidação de autonomia e de responsabilidade. Tem atributos competitivos, a nível nacional e internacional, conduzindo ao reforço da empregabilidade em geral. As diferentes componentes de formação variam em função dos objetivos específicos enunciados para a Licenciatura (1.º Ciclo), Mestrado (2.º Ciclo) e Doutoramento (3.º Ciclo). Os Cursos de pós-graduação não conferentes de grau académico são organizados de forma a responder às necessidades concretas dos profissionais em exercício e do mercado de trabalho.

Procuramos fornecer aos estudantes toda a formação necessária para se tornarem profissionais competentes e curiosos, aptos a questionar e a procurar respostas que lhes permitam atingir níveis crescentes de compreensão diferenciada do Mundo que os rodeia, tornando-os cidadãos ambientalmente e socialmente responsáveis.

O DG está aberto a quem o queira conhecer e partilhar o fascínio de descobrir a geodiversidade e a dinâmica evolutiva do Planeta Terra, bem como as suas admiráveis articulações com a Vida e o desenvolvimento da Civilização Humana.

António Mateus