Opinião

Colégio Doutoral Mente-Cérebro da Universidade de Lisboa

Objetivos específicos do Colégio Mente-Cérebro

  • Potenciar a execução e o desenvolvimento articulados dos programas doutorais da área, já existentes na UL.
  • Capitalizar e aumentar o potencial da UL através da articulação em rede dos recursos humanos, científicos e organizacionais já existentes.
  • Consolidar o papel de referência da UL na área da mente cérebro, enfatizando um conjunto de aplicações em áreas socialmente salientes como a saúde, a educação, o envelhecimento ativo, a gestão de crises e os movimentos sociais.
  • Projetar a UL como líder nacional e interlocutor privilegiado para parcerias internacionais, em especial no espaço europeu.
  • Aumentar a competitividade da UL e a sua visibilidade junto dos agentes sociais e sectores económicos, fomentando parcerias com sistemas de inovação tecnológica e transferência de conhecimento.

Foi recentemente aprovado pela UL o Colégio Doutoral Mente-Cérebro, que tem como objetivo potenciar a capacidade organizacional, científica, formativa e técnica da UL no estudo da mente e do cérebro, bem como fortalecer o impacto tecnológico e social deste saber.

Tirando partido da recente fusão universitária e potenciando a sua dinâmica, o colégio congregará saberes e tecnologias existentes em diversas escolas da UL, nomeadamente Ciências (FCUL), Farmácia (FFUL), Letras (FLUL), Medicina (FMUL), Psicologia (FPUL), Técnico (IST) e Instituto de Ciências Sociais (ICS).

No seu conjunto, a UL alberga diversos grupos, centros, laboratórios, departamentos, institutos e infraestruturas onde decorrem atividades de investigação científica de reconhecido mérito internacional, fulcral para a sua atividade formativa avançada em áreas científicas que convergem para o conhecimento da mente e do cérebro. O Colégio não substituirá nem se constituirá como uma estrutura paralela a estas já existentes na UL. Pretende sim articular competências, tornando a UL ainda mais competitiva numa área em que tem reconhecido mérito e tradição, alinhando-a com estratégias internacionais, nacionais e regionais de investigação e inovação.

A UL disponibiliza vários programas doutorais transdisciplinares intimamente relacionados com o estudo do cérebro e cognição. Três, pelas suas características e temática, estão na base da presente proposta: o doutoramento em Ciência Cognitiva, o doutoramento em Neurociências Integradas e o doutoramento em Robótica, Cérebro e Cognição. Todos estes programas assentam em parcerias entre diversas instituições que integram o Colégio, que será pois herdeiro desta dinâmica interinstitucional e da sua cultura organizacional, que irá exponenciar.

No âmbito da FCUL, a proposta de criação do Colégio foi dinamizada por colegas do Departamento de Informática e do IBEB - Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica associados a estes programas doutorais, encontrando-se o mesmo aberto a todos colegas da FCUL, e da UL em geral, com atividade nesta área que se proponham integrá-lo.

António Branco, professor do Departamento de Informática da FCUL e membro da Comissão Executiva do Colégio Doutoral Mente-Cérebro da UL
Assinatura do Protocolo com a REDCORP

No passado dia 9 de julho a Direção de CIÊNCIAS assinou um protocolo de cooperação com a REDCORP, empresa de empreendimentos mineiros responsável pelo Projeto Lagoa Salgada.

 

CIÊNCIAS assinA um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms nas instalações de CIÊNCIAS, tendo sido assinado pelo Diretor da faculdade, Luís Carriço, e pela co-fundadora da startup Rede Vertical Farms, Inês Barros.

CIÊNCIAS assinou um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms, com o objetivo de instalar uma horta vertical no campus da faculdade.

Equipa do CSD Lab do BioISI

Uma equipa de investigadores do Laboratório de Estrutura e Dinâmica Celular (CSD Lab) do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioIS

Diogo Rodrigues Fernandes

Diogo Rodrigues Fernandes, doutorando de CIÊNCIAS e investigador no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (

Banner O Planeta Vivo

“Temos este mundo, ou nada. E temos um grande problema se não entendermos o planeta que queremos salvar.” Esta citação de Carl Sagan é o mote do documentário ‘O Planeta Vivo’, que estreou no passado dia 3 de julho na RTP.

Vista Aérea do Observatório do Paranal

O Observatório do Paranal, no deserto do Atacama no Chile, que faz parte do Observatório Europeu do Sul (ESO), vai receber em 2025 um telescópio made in Portugal para observar o Sol.

Nuno Gonçalves e Inês Leite posam com os prémios junto aos restantes investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)

Nuno Gonçalves e Inês Leite, estudantes de CIÊNCIAS, foram premiados na SPIE Astronomical Telescopes + Instrumentation, a maior conferência internacional sobre instrumentação para a Astronomia.

Ranking de Leiden: Há três áreas de investigação de CIÊNCIAS em que a ULisboa é líder nacional

A Universidade de Lisboa (ULisboa) está em primeiro lugar a nível nacional em três áreas de produção científica de CIÊNCIAS no reputado CWTS Leiden Ranking: Ciências da Vida e da Terra, Matemáti

Banner Curso PRODIGI

A partir de 2025 a Universidade de Lisboa em parceria com o Instituto Politécnico de Lisboa, vai disponibilizar uma nova formação online em competências digitais.

 

Inês Fragata, Margarida Matos, Sara Magalhães e Cristina Máguas.

CIÊNCIAS inaugura hoje oficialmente a infraestrutura laboratorial de investigação - Unidade de Evolução Experimental.

Imagem alusiva ao Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT)

O Mestrado em Bioestatística de CIÊNCIAS foi acreditado pela Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT).

Dois professores de CIÊNCIAS eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa

Pedro Miguel Duarte e Luís Eduardo Neves Gouveia, professores de CIÊNCIAS, foram eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa.

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto é o palco da edição de 2024 do Encontro Ciência.

Luís Carriço (Diretor de CIÊNCIAS) e Carlos Martins (Presidente da EPAL) junto a um dos novos bebedouros.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa aderiu ao desafio da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres de consumir Água da Torneira nas suas áreas comuns, representando mais um compromisso com o Ambiente e com

 Rodrigo Freitas, Francisco Graça e Diogo Ávila no Pódio dos 3000 metros obstáculos no Campeonato Nacional Universitário de Pista ao Ar Livre

Rodrigo Freitas, estudante de CIÊNCIAS, sagrou-se bicampeão no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Ar Livre.

Desde ontem que CIÊNCIAS dispõe de um novo espaço: o Lounge C7!

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa seguram o prémio de primeiro lugar na segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa venceram a segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

A cientista Ana Russo, investigadora do Instituto Dom Luiz (IDL), visitou duas escolas básicas do concelho de Sintra no dia 23 de abril para rea

Branca Edmée Marques, cientista alumna de CIÊNCIAS

Branca Edmée Marques, alumna de CIÊNCIAS, será homenageada no dia 20 de junho pelos Museus da Universidade de Lisboa

Vanessa Fonseca, Catarina Frazão Santos, Rita Cardoso, Cláudio Gomes, Ana Duarte Rodrigues e Paulo J. Costa posam com os prémios para uma foto numas escadas

A faculdade conseguiu obter o segundo lugar entre as Escolas da Universidade de Lisboa mais galardoadas.

Margarida Fortes, docente do Departamento de Biologia Vegetal de CIÊNCIAS dá uma aula em frente a um quadro com uma projeção imagética

Margarida Fortes, professora de CIÊNCIAS, visitou a Escola Secundária de Carcavelos para dar uma aula acerca da edição genética.

Um grupo de membros de Instituições do Ensino Superior, onde se inclui CIÊNCIAS, está reunido em frente a um jardim, em visita à Siemens

 A iniciativa teve como objetivo aproximar a academia do tecido empresarial.

Nuno Gonçalves alcança o segundo lugar na competição 3MT ULisboa.

Nuno Gonçalves foi distinguido com o segundo lugar, na final da competição ‘Três Minutos de Tese – 3MT ULisboa’, que se realizou esta quint

Pages