Bem-vindos à vossa nova casa!

Sessão de boas-vindas aos novos alunos incluiu apresentação do projeto "Ciências em Harmonia"

auditório lotado

O auditório 3.2.14 lotado no primeiro dia de aulas

DCI Ciências ULisboa

Ontem foi o primeiro dia de aulas para mais de 800 novos alunos matriculados nas licenciaturas da Ciências ULisboa na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso. A sessão de boas-vindas aos novos alunos decorreu às 11h30, no auditório 3.2.14.

O dia começou com a oferta de t-shirts no átrio do Edifício C5, dinamizada pela Associação de Estudantes (AEFCL) e Núcleos de Estudantes da Faculdade.

A sessão de boas-vindas iniciou com as palavras de acolhimento de Conceição Freitas, presidente do Conselho Científico da Ciências ULisboa. Sob o mote “faltavas cá tu”, fez uma contextualização da Universidade de Lisboa, da comunidade de Ciências, e do universo dos candidatos à Faculdade. E foi então que nos veio à memória “uma frase batida - hoje é o primeiro dia do resto da tua vida”. Foi à canção de Sérgio Godinho que recorreu a professora para lembrar que este seria um dia muito importante nesta nova etapa do percurso académico dos estudantes.

No YouTube da Faculdade está disponível um breve vídeo com testemunhos de novos alunos, e no Facebook um álbum de fotografias da sessão.

Perante um auditório lotado, Luís Borges, presidente da AEFCL, dirigiu aos estudantes palavras de apoio, apelando à sua participação nas várias atividades dinamizadas pela Associação ao longo do ano. Seguiu-se a intervenção de Ana Prata, docente do TecLabs, que despertou a atenção dos estudantes para o Centro de Inovação na Faculdade e para as possibilidades de empreendedorismo que este oferece.

Depois, Filipa Pegarinhos, coordenadora do Gabinete de Segurança, Saúde e Sustentabilidade, prosseguiu com uma demonstração de boas-práticas em laboratório e uma apresentação breve sobre as valências da Faculdade no âmbito da segurança, saúde e sustentabilidade.

À habitual apresentação da Polícia de Segurança Pública seguiu-se uma divertida apresentação do projeto 'Ciências em Harmonia', pelos alunos Afonso Simões e Catarina Costa, com a revelação da presença do comediante António Raminhos na primeira sessão do projeto.

A manhã terminou com a animada atuação da Vicentuna.

Decorreram também durante o dia as sessões de acolhimento dos nove departamentos da Ciências ULisboa e diversas visitas à Faculdade, nomeadamente à HortaFCUL e aos espaços verdes do campus.

Marta Tavares, Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt