O MARE na rota do Atlântico

4 investigadores

Afonso Ferreira, Federico Iena, Andreia Tracana, e Catarina Guerreiro estiveram embarcados em expedições oceanográficas

MARE Ciências ULisboa

Quatro investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) estiveram embarcados em expedições oceanográficas no Oceano Atlântico e Oceano Austral: Federico Ienna e Andreia Tracana participaram no Atlantic Meridional Transect (AMT), navegando desde as Falklands/Malvinas até ao Reino Unido a bordo do RRS Discovery; Catarina Guerreiro navegou pelo Atlântico Norte tropical ao largo do Norte de África, a bordo do RV Pelagia; Afonso Ferreira, aventurou-se pela terceira vez ao largo da Península Antártica, tendo participado na expedição OPERANTAR 41, a bordo do navio polar Almirante Maximiano (também carinhosamente chamado de “Tio Max”).

A área científica onde se incluem os objetivos destes cruzeiros é o estudo dos processos biogeoquímicos do oceano, tendo como tema primordial de investigação a comunidade biológica de fitoplâncton marinho, primeiro elo da cadeia trófica oceânica, que pode ser observado por deteção remota da cor do oceano.

Cada expedição tem distintos objetivos científicos. O AMT é um programa multidisciplinar coordenado pelo Plymouth Marine Laboratory, que decorre anualmente desde 1995 para colher observações biológicas, químicas e oceanográficas de todo o Oceano Atlântico. O objetivo deste programa consiste em validar modelos que abordam questões relacionadas com as alterações climáticas e o ciclo global do carbono. A expedição no Atlântico tropical será liderada pelo Royal Netherlands Institute for Sea Research e tem como objetivo investigar os efeitos ecológicos e biogeoquímicos associados à deposição de poeiras atmosféricas provenientes do Deserto do Saara. Finalmente, a expedição OPERANTAR 41 será coorganizada pelo Programa Antártico da Marinha Brasileira e pela Universidade Federal do Rio Grande, e tem como objetivo investigar o impacto das alterações climáticas no ecossistema pelágico marinho na região na Península Antártida, desde os produtores primários aos mamíferos marinhos.

A participação do MARE nestas expedições multidisciplinares surge na sequência de várias colaborações em curso com equipas científicas internacionais do Reino Unido, Países Baixos, Alemanha e Brasil, no contexto dos projetos PORTWIMS (um projeto H2020, Twinning, liderado pelo MARE), CHASE, PRIMUS, ECOPELAGOS e IFADO.

MARE Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt