Expedição South Atlantic Transect II

Olhar para trás o futuro

Investigadora do IDL Ciências ULisboa a bordo do JOIDES Resolution

Alina Shchepetkina com outra investigadora

O trabalho de Alina Shchepetkina incide em sondagens recolhidas de milhares de metros de profundidade no fundo do oceano

IODP 393
Investigadora com outro colega
A expedição South Atlantic Transect II (IODP 393) zarpou a 11 de junho de 2022 da Cidade do Cabo, na África do Sul, e tem uma duração de 61 dias
Fonte IODP 393

Alina Shchepetkina, investigadora do Instituto Dom Luiz da Ciências ULisboa, em vez de usufruir da beleza natural das praias portuguesas prefere passar o verão a estudar a história do planeta a bordo do famoso navio de investigação paleooceanográfica JOIDES Resolution, uma atividade inserida num projeto internacional, com a duração de dois meses, e que visa a obtenção de sondagens oceânicas no Atlântico Sul.

Alina Shchepetkina é sedimentóloga e iconóloga, isto é, estuda as características dos sedimentos e processos associados à sedimentação e das marcas fósseis da atividade dos organismos deixadas no registo sedimentar, respetivamente.

A expedição South Atlantic Transect II (IODP 393) zarpou a 11 de junho de 2022 da Cidade do Cabo, na África do Sul, e tem uma duração de 61 dias. A equipa a bordo tem cientistas de várias partes do globo na expectativa de obter respostas para algumas questões apaixonantes e relacionadas com alterações nos ambientes da Terra durante os últimos 61 milhões de anos.

O trabalho de Alina Shchepetkina incide em sondagens recolhidas de milhares de metros de profundidade no fundo do oceano, no âmbito do International Ocean Discovery Program (IODP) -, uma iniciativa que inclui a maior parte da investigação realizada em domínio oceânico profundo (equivalente à NASA para os estudos do espaço), financiado pela National Science Foundation (NSF) dos EUA em colaboração com mais outras 22 nações, incluindo Portugal.

Esta expedição é fundamental para o entendimento do sistema terrestre como um todo, incluindo as interações entre a litosfera, a hidrosfera, a criosfera, a atmosfera e a biosfera. Nesta expedição, a equipa científica pretende estudar amostras de sondagens profundas de seis locais localizados no bordo ocidental do rifte médio atlântico, a profundidades da coluna de água que variam entre os três e os cinco quilómetros e em sedimentos com idades de até 61 milhões de anos. Estes dados deverão permitir colmatar o conhecimento deste sector da crusta oceânica em termos de idade e velocidade de alastramento do fundo oceânico, assim como dos processos geoquímicos e hidrotermais que nele ocorrem.

A missão de Alina Shchepetkina consiste em estudar a cobertura sedimentar deste sector da crusta oceânica, nomeadamente, estudar como é que as faunas marinhas bentónicas que vivem no fundo têm respondido às alterações paleoceanográficas, através do tipo e natureza das marcas da sua atividade biológica [trilhos, galerias, cavidades (denominados como icnofósseis)].

trabalhadores a bordo do navio
A equipa científica pretende estudar amostras de sondagens profundas de seis locais localizados no bordo ocidental do rifte médio atlântico, a profundidades da coluna de água que variam entre os três e os cinco quilómetros e em sedimentos com idades de até 61 milhões de anos
Fonte IODP 393

No caso de muitos destes animais o seu registo fóssil está representado apenas por este tipo de marcas preservadas no registo sedimentar. Informações detalhadas sobre a sua morfologia, dimensão, organização e distribuição permite aos iconólogos conhecer o comportamento animal nomeadamente em termos de estratégias de alimentação em resposta a vários parâmetros ambientais, tais como, oxigenação junto ao fundo, salinidade, correntes, natureza e consistência do substrato, taxa de sedimentação, teor em matéria orgânica, etc..

Outros detalhes e informações sobre as missões IODP no Facebook e Twitter.

Com esta expedição, Alina Shchepetkina espera adquirir um melhor conhecimento do modo como as comunidades endobentónicas responderam a eventos passados de alterações climáticas, semelhantes ou mais severos do que os atuais. Parafraseando um filme famoso -  looking back into our future! -, a sua investigação permitirá olhar para trás o futuro.

IDL com GJ Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt