Missão oceanográfica a bordo do RV METEOR

Participantes da missão oceanográfica a bordo do RV METEOR

A campanha a bordo do navio alemão METEOR contou com a participação de 28 cientistas, entre geólogos, oceanógrafos, geógrafos, meteorologistas e outros profissionais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e do Instituto Hidrográfico

Francisco Fatela

Research Vessel METEOR
Assista a alguns dos momentos da campanha na plataforma YouTube, da autoria do cientista Piero Bellanova, da Universidade de Aachen, na Alemanha.

Resultados preliminares da missão oceanográfica a bordo do RV METEOR parecem confirmar a presença de eventos catastróficos e que afetaram a costa portuguesa ao longo dos últimos 12 mil anos.

A missão oceanográfica decorreu no âmbito de dois projetos científicos, um financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o outro pela DFG-Alemanha, com o objetivo de estudar a estratigrafia da plataforma, a profundidades que variam entre os 50 e os 500 m, para identificar eventos extremos climáticos, marinhos, como tsunamis e tempestades.

A campanha a bordo do navio alemão METEOR contou com a participação de 28 cientistas, entre geólogos, oceanógrafos, geógrafos, meteorologistas e outros profissionais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e do Instituto Hidrográfico.

O Instituto Dom Luiz, colíder da expedição, esteve representado por Pedro Costa, César Andrade, Francisco Fatela, Ana Nobre Silva e João Francisco Duarte.

A campanha de mar iniciou-se a 2 de novembro de 2018, no Funchal e terminou no dia 14 de novembro, em Hamburgo, na Alemanha e permitiu recolher cerca de 80 metros de sondagens ao largo da costa sul portuguesa.

DG com ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt