Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço responsável pelo desenho, construção e teste do sistema ótico

NIRPS: espectrógrafo inovador

Poderoso sistema de ótica adaptativa, uma técnica que anula os efeitos da turbulência da atmosfera

Foto do instrumento NIRPS

Foto do instrumento NIRPS. A componente “dourada”, quase ao centro, é o ADC, cujo desenho, construção e teste foi feito pelo IA

N. Blind (Observatoire de Genève)/consórcio NIRPS/ESO

Segundo comunicado de imprensa emitido pelo IA este novo “caçador de planetas” é um instrumento inovador, que explora a zona do infravermelho, na sequência da participação do IA em diversos instrumentos para o Observatório Europeu do Sul (ESO), sendo que uma das novidades é o poderoso sistema de ótica adaptativa, uma técnica que anula os efeitos da turbulência da atmosfera. isto é, à superfície da Terra, este sistema simula condições semelhantes às do espaço, o que aumenta bastante a precisão do instrumento.

O espectrógrafo NIRPS, a sigla inglesa para Near-Infrared high resolution spectrograph, ou espectrógrafo no infravermelho próximo de alta resolução, cujo desenvolvimento e construção contou com a participação do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), observa na banda do infravermelho, no Telescópio ESO de 3,6 metros do Observatório de La Silla, no Chile, complementando assim espectrógrafos como o HARPS e o ESPRESSO.

“Neste instrumento, o IA foi responsável pelo desenho, construção e teste do ADC (Atmospheric Dispersion Corrector, ou corretor de dispersão atmosférica), um sistema ótico que corrige a dispersão causada pela atmosfera, e que é fundamental para conseguir obter os melhores resultados com o NIRPS”, diz Alexandre Cabral, investigador do Departamento de Física da Ciências ULisboa e responsável pela equipa de Instrumentação e Sistemas para Astronomia do IA.

Scripta manent. O que se escreve, fica, permanece.

O tema teve destaque nos seguintes órgãos de comunicação social: Notícias do Nordeste, Antena Livre, Jornal de Abrantes online, Praia Expresso, Sul Informação, Peneda Gerês TV, Jornal de Proença.

O foco do NIRPS é o estudo de exoplanetas rochosos, o tipo de planetas que se julga serem a chave para decifrar a formação e evolução planetária, além de serem considerados os melhores candidatos para o aparecimento de vida. As observações do NIRPS, em combinação com as de espectrógrafos na banda do visível, como o ESPRESSO, fornecem ainda importantes pistas sobre a composição dos exoplanetas, e até procurar por sinais de vida nas atmosferas destes. Apesar da principal motivação para a construção deste instrumento ter sido a observação de exoplanetas, o NIRPS é ainda usado noutras áreas, em particular no estudo de estrelas.

GJ Ciências ULisboa com Gabinete de Comunicação de Ciência do IA