ESPRESSO: Primeira etapa na descoberta de novos mundos

O ESPRESSO completou os testes preliminares e irá em breve ser enviado para o Chile para ser instalado no VLT

University of Geneva

O ESPRESSO é um instrumento de alta resolução e irá permitir descobrir exoplanetas semelhantes à Terra.

Este espectógrafo permitirá decompor e analisar a luz proveniente de estrelas e, com esta informação, medir a velocidade com que as estrelas se aproximam ou se afastam de nós.

O seu nível de precisão vai permitir medir o movimento induzido na estrela pela influência gravítica de um planeta tão pequeno como a Terra; determinar a massa do planeta; esperando-se ainda que os dados permitam, em certos casos, identificar elementos químicos presentes na atmosfera.

A componente tecnológica portuguesa deste projeto foi desenvolvida em parceria entre o IA e o Laboratório de Óptica, Lasers e Sistemas (LOLS), uma unidade de transferência de tecnologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O grupo constituído ainda por professores e investigadores do Departamento de Física desenvolveu e instalou o sistema ótico do coudé train.

Após perto de dez anos de planeamento e construção, o espectrógrafo ESPRESSO vai ser instalado no Very Large Telescope (VLT), do ESO, no Chile. O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é um dos membros do consórcio, pelo que terá acesso a 273 noites de observação com o VLT.

Passados os testes preliminares na Europa, como anunciado pelo ESO a 22 de agosto, o ESPRESSO vai partir para a sua primeira etapa na descoberta de novos mundos. Os primeiros dados devem ser obtidos a partir de meados de 2018.

Tal como os restantes membros do consórcio, o IA terá acesso privilegiado à exploração científica deste instrumento, nomeadamente 273 noites de observação com o VLT. A equipa do IA está responsável por definir o catálogo de estrelas a observar para procurar planetas, assim como os alvos prioritários em física fundamental.

Além do ESPRESSO, o IA também participa no projeto HIRES, um espectrógrafo de alta resolução planeado para o futuro ELT.

“A chegada ao Observatório do Paranal será o culminar de oito anos de trabalho num consórcio internacional em que a investigação e a indústria portuguesas mostraram com sucesso o seu valor. Enquanto se abre a porta para a ciência que será feita com o ESPRESSO, estamos já a começar o desenho dos próximos grandes espectrógrafos.”
Alexandre Cabral, investigador do IA, do LOLS e do Departamento de Física de Ciências