Semifinais das Olimpíadas de Química 2022

Logotipo da olimpíadas

O DQB Ciências ULisboa participa há vários anos nesta iniciativa da Sociedade Portuguesa de Química

SPQ

A semifinal das Olimpíadas de Química Mais (OQ+) e a semifinal das Olimpíadas de Química (OQ) Júnior acontecem, respetivamente, nos próximos dias 30 de abril e 7 de maio, no campus da Faculdade. Professores e estudantes do Departamento de Química e Bioquímica (DQB) colaboram em ambos os eventos.

As OQ+ têm como público alvo os alunos do 10.º e 11.º anos do ensino secundário. Nesta semifinal – a 30 de abril - participam 23 escolas, isto é, 69 alunos, acompanhados por 25 professores. A final nacional está prevista para 7 de maio, na Universidade de Aveiro. Os vencedores terão a chance de se qualificar para a 55ª Olimpíada Internacional de Química, e para as Olimpíadas Iberoamericanas de Química.

As OQ Júnior destinam-se aos estudantes do ensino básico, nomeadamente 7.º, 8.º e 9º anos. Nesta semifinal - 7 de maio - participam 30 escolas, cerca de 90 alunos e 45 professores. A final nacional ocorre a 14 de maio e ainda não é conhecido o local do acontecimento. Os vencedores terão a oportunidade de integrar a representação nacional nas Olimpíadas de Ciência da União Europeia.

O DQB Ciências ULisboa participa há vários anos nesta iniciativa da Sociedade Portuguesa de Química.

GJ Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt