Olimpíadas de Química Mais

tabela periódica

Vários docentes, técnicos e alunos do DQB Ciências ULisboa colaboram nas Olimpíadas de Química Mais

Ciências ULisboa

Objetivos das OQ

  • Dinamizar o estudo e ensino da Química nas escolas de ensino básico e secundário
  • Aproximar as escolas básicas e secundárias às instituições de ensino superior
  • Despertar o interesse e gosto pela Química, divulgar a química como ciência e cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas

A semifinal das Olimpíadas de Química Mais (OQ+) realiza-se este sábado, 9 de março, em Ciências ULisboa.  Vinte e duas escolas do ensino secundário da zona da grande Lisboa participam na competição. Os participantes das OQ+ têm a chance de se qualificar para a 53ª Olimpíada Internacional de Química e para as Olimpíadas Ibero-americanas de Química.

As equipas incluem três alunos por escola que irão realizar as provas bem como participar nas atividades programadas pelo Departamento de Química e Bioquímica (DQB) de Ciências ULisboa. O acontecimento envolve a colaboração de vários docentes, técnicos e alunos do DQB que para além de assegurarem a realização e correção das provas testemunham a sua experiência aos futuros alunos/colegas.

As Olimpíadas de Química (OQ) são concursos de resolução de problemas teóricos e práticos de Química, dirigidos aos estudantes do ensino básico e secundário português e organizados pela Sociedade Portuguesa de Química em colaboração com várias universidades portuguesas.

A semifinal das Olimpíadas de Química Júnior realiza-se em Ciências ULisboa no próximo dia 6 de abril. Trinta escolas do ensino básico participam na competição.

DQB com ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt