Olimpíadas de Química Júnior 2018

Última Revisão —

A final nacional da 14.ª edição das Olimpíadas de Química Júnior ocorreu a 12 de maio no Departamento de Química e Bioquímica de Ciências

SPQ

Vencedores das Olimpíadas de Química Júnior 2018

1.º lugar equipa Elemento ZéViJo

José Maria Furtado Duarte

Vicente Maria Machado Mariz de Lacerda Megre

João Rolão Viegas da Cruz

2.º lugar equipa Narcisos Selvagens

João Resende

Manuel Bettencourt

José Mariano

3.º lugar  equipa Os cáusticos

Ana Margarida Monteiro da Silva

Dulce Maria Carvalho Dias

Gonçalo da Rocha Leite e Pereira Moutinho

Visite o álbum no Facebook de Ciências!

A final nacional da 14.ª edição das Olimpíadas de Química Júnior, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Química em colaboração com oito universidades, ocorreu a 12 de maio no Departamento de Química e Bioquímica (DQB) de Ciências. Os melhores classificados podem vir a integrar a equipa portuguesa que participará na European Science Olympiad, em 2019.

Vinte e duas equipas, num total de 65 alunos, dos 8.º e 9.º anos de escolaridade de escolas de todo o país, foram desafiadas a resolver problemas teóricos e práticos, bem como novos desafios, incluindo a realização de experiências laboratoriais simples, corrigidas pelos professores do DQB. 

O evento incluiu além das provas uma sessão lúdica com experiências dinamizadas pelos alunos do DQB, que juntamente com a equipa técnica do Departamento acolheram os visitantes.

“Esta sessão foi muito participada e terminou numa grande animação sendo os alunos chamados a fazer o seu próprio gelado recorrendo ao congelamento com azoto líquido”, contam Ana Paula Carvalho e Teresa Pamplona. As professoras do DQB e organizadoras locais do acontecimento realçam ainda o entusiasmo dos participantes, sublinhando a importância deste concurso no despertar do interesse e gosto pela Química, bem como na aproximação das escolas às instituições de ensino superior.

ACI Ciências
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt