Opinião

“Vestir a camisola”

Brochuras e outros brindes

A equipa da ACI Ciências ULisboa presente nas escolas tem disponibilizado informações sobre os vários cursos da Faculdade e as suas saídas profissionais, nomeadamente através da renovada brochura de divulgação das licenciaturas

ACI Ciências ULisboa
Ana Subtil Simões
Ana Subtil Simões
Fonte ACI Ciências ULisboa

A rentabilidade da marca Ciências ULisboa é diretamente proporcional ao que a mesma significa em utilidade e afetividade para os seus estudantes, professores, investigadores, outros funcionários desta “casa” e não só.

A marca Ciências ULisboa permite identificar de forma simples, estruturada e acessível os seus bens, produtos e serviços, algo especialmente importante perante a diversidade de oferta neste sector. Também é uma garantia, que proporciona segurança na escolha; inovação e competitividade; e é ainda personalizável. A comunicação gera representações sociopsicológicas que são usadas para diferenciar, reconhecer e memorizar os seus bens, produtos e serviços, tornando-os singulares (Elisabete Magalhães Serra e José A. Varela Gonzalez, 1998).

“Vestir a camisola” desta Faculdade é dar valor à marca e há muitas formas de o fazer, uma delas, por exemplo, é através das visitas às escolas. A Faculdade é parceira do projeto "Inspiring Future" e a equipa da Área de Comunicação e Imagem presente nas escolas tem disponibilizado informações sobre os vários cursos da Faculdade e as suas saídas profissionais, nomeadamente através da renovada brochura de divulgação das licenciaturas, uma publicação coordenada pelo Gabinete de Organização e Gestão de Informação.

Até agora, neste ano letivo, a ACI Ciências ULisboa visitou mais de 30 escolas. Já passou pela Madeira e pelo Algarve, durante o mês de outubro; por Portalegre, Beja e Évora, durante o mês de novembro. Ontem chegou aos Açores e se tudo correr como previsto, entre janeiro e junho de 2022 continuará a visitar escolas, aproximadamente 100, localizadas nos distritos de Lisboa, Coimbra, Setúbal, Santarém e Leiria.

A notoriedade e o poder de atração da marca Ciências ULisboa, símbolo centenário e já estabelecido, representam um capital considerável e muito requerido, por isso existe uma página no nosso site dedicada às atividades que têm como público alvo o público escolar/geral, havendo sempre espaço e tempo para outros acontecimentos, que tornam a marca Ciências ULisboa distinta e ativa.

Por exemplo, António Brum da Silveira, professor do Departamento de Geologia da Ciências Ulisboa e investigador do Instituto Dom Luiz, é o orador da palestra “Vulcanismo na Islândia” na Escola Secundária Professor José Augusto Lucas, em Linda-a-Velha, no próximo dia 2 de dezembro, no âmbito da inauguração da exposição "Islândia: Terra do Fogo Gelado".

Há muitas formas de "vestir a camisola": sinal de orgulho e responsabilidade.

Ana Subtil Simões, Área Comunicação e Imagem Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt