Opinião

A importância de se estabelecer limites pessoais

Pessoas

Estabelecer limites pessoais relaciona-se com a capacidade de afirmação pessoal

Unsplash Rawpixel
Andreia Santos
Andreia Santos
Fonte ACI Ciências ULisboa

Estabelecer limites pessoais é fundamental para se criarem relações saudáveis com os outros. Para além desta vantagem, é também, um elemento essencial na construção e desenvolvimento da autoestima, confiança e estabilidade emocional.

Muitos dos problemas que se verificam nas relações entre colegas, familiares, amigos e muito frequentemente nas relações amorosas, residem na dificuldade em estabelecer limites pessoais de forma clara.

E o que é estabelecer limites pessoais?

Estabelecer limites pessoais relaciona-se com a capacidade de afirmação pessoal, isto é, com a capacidade de dizer ao outro o que sente, pensa e quais as suas necessidades de forma a respeitar o outro, ou seja, de forma assertiva e assumindo responsabilidade pessoal. Pelo contrário, a ausência de limites pessoais pode passar por não expressar aquilo que sente ou pensa com receio da resposta do outro. As dificuldades em colocar limites estão muitas vezes relacionadas a uma forte necessidade de que o outro mostre apreço por eles. Acreditam que, se abdicarem dos seus limites pessoais vão ter maior apreço e afeto por parte dos outros, quando muitas vezes é o contrário que se verifica, porque na fase adulta as relações mais saudáveis e atrativas ocorrem quando as pessoas se responsabilizam. Por outro lado, ao não colocar limites, à espera de apreço, está-se a contribuir para alimentar o medo de não ser apreciado, criando-se um ciclo. O ciclo manifesta-se na medida em que, cada vez que evita dar-se a conhecer e respeitar-se, está a reforçar a ideia de que os outros só vão gostar de si porque faz tudo o que lhe pedem.

Quais são alguns dos sinais de que está com dificuldades em estabelecer limites?

  • Quando se sente culpado quando diz não, sabendo que o pedido do outro o iria prejudicar;

  • Quando passa muito tempo a defender-se de coisas que você próprio não acredita que são culpa sua;

  • Quando sente que as pessoas se aproveitam frequentemente de si e usam as suas emoções para proveito delas;

  • Quando sente que as suas relações ou estão muito bem ou muito mal, não havendo pontos intermédios;

  • Quando sente que é responsável por “salvar” e resolver os problemas dos outros.

Uma outra forma de não colocar limites pessoais é responsabilizar ou culpabilizar o outro, colocando-se de forma sistemática numa posição de vítima, na esperança de que os outros o venham salvar. Isto é, existem situações em que as pessoas ficam zangadas com o outro, porque à semelhança do que eles fazem, esperam que o outro assuma a responsabilidade de ler as suas necessidades e de as suprimir.

Umas das primeiras etapas para o estabelecimento de limites é tomar consciência e reconhecer as suas próprias necessidades e sentimentos para que, de forma saudável possa cuidar delas nas relações, ao invés de anulá-las em prol “do outro” ou esperar que o outro as suprima. Pois, as suas necessidades, sentimentos e opiniões são tão válidas como as do outro.

Andreia Santos, Gabinete de Apoio Psicopedagógico da Área de Mobilidade e Apoio ao Aluno de Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt