Opinião

Sair da cabeça

Às vezes é mesmo preciso “sair da cabeça e dar ouvidos ao corpo”

Às vezes é mesmo preciso “sair da cabeça e dar ouvidos ao corpo”

unsplash - Joe Roberts

Sugestão de um possível exercício

  • Sente-se por uns minutos e foque a sua atenção na respiração;
  • Traga a consciência para o corpo e tente criar um espaço, afastando naquele momento as preocupações que tem;
  • Agora pergunte a si próprio qual das preocupações/desconfortos parece ser o mais importante neste momento? Não mergulhe na sensação ou tente resolvê-la, deixe ver apenas a sensação global que é gerada por focar a atenção unicamente naquela preocupação.
  • Tente perceber que palavra ou imagem poderia descrever essa sensação interna (mas atenção! - não procure a “melhor”, talvez seja a que surgiu primeiro ou a que fizer sentido interno)
  • Traga a palavra ou a imagem à consciência e verifique se acontece alguma coisa (ex: uma mudança na respiração, um aperto, ou uma sensação de alívio…)
  • Não tente forçar que as coisas aconteçam. O simples facto de se posicionar com uma postura aberta perante a sensação interna, pode fazer com que esta se comece a mover.
  • Para terminar, volte a focar-se na respiração procurando um momento de relaxamento e traga essa sensação para o presente, com a ideia de que pode sempre voltar a “olhar” para aquela imagem ou palavra mais reveladora quando sentir necessidade.

Andreia Santos
Fonte ACI Ciências ULisboa

No dia-a-dia é frequente executar-se tarefas, ter ideias, pensar, resolver problemas, planear, escrever, entre outras múltiplas tarefas, que promovem o desenvolvimento de vários processos cognitivos que estimulam a atividade mental. O estar frequentemente ocupado com este tipo de atividade mental, pode levar, por não se estar tão habituado, a que se dê menos atenção a outras fontes de informação mais sensoriais e que possam ser igualmente importantes.

Por exemplo, quando se está perante uma emoção que é mais difícil gerir, há frequentemente uma tendência para a analisarmos de um ponto de vista mais racional, procurando justificações que possam dar um sentido àquilo que se está a sentir. Esta etapa embora muito importante, por vezes não chega para ter uma verdadeira compreensão daquilo que se está a passar internamente.

Às vezes é mesmo preciso “sair da cabeça e dar ouvidos ao corpo”. Dar atenção aos sinais físicos e às sensações. Muitas vezes aquilo que acontece é que se tem medo de dar atenção à sensação e por isso entra em cena, um tipo de processo mais mental: “Eu não quero sentir isto, porque é que estou a sentir isto, não posso sentir isto, isto é sinal de fraqueza” . Estes processos conduzem a uma maior fonte de preocupação e ansiedade antes mesmo de se compreender o que é aquele sinal ou sensação.

Existem muitas formas de se poder dar ouvidos e ter uma atitude de verdadeira curiosidade e escuta ativa para com estes sinais. Na sua essência é conseguir “sentar com os pensamentos e sensações” e observar os mesmos sem reagir, sem tentarmos eliminá-los ou ficar a “ruminar” sobre os mesmos.

Andreia Santos, Gabinete de Apoio Psicopedagógico da Área de Mobilidade e Apoio ao Aluno de Ciências
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt