Colégio S. João de Brito visita Ciências ULisboa

Cerca de 90 alunos do 3.º ano do 1.º ciclo do Colégio S. João de Brito visitaram Ciências ULisboa. Curiosamente uma das professoras que os acompanhou estudou nesta faculdade

ACI Ciências ULisboa

Cerca de 90 alunos do 3.º ano do 1.º ciclo do Colégio S. João de Brito, em Lisboa, visitaram os Departamentos de Química e Bioquímica (DQB) e de Geologia (DG) de Ciências ULisboa, no passado dia 10 de outubro.

Durante a visita as crianças contaram com a presença de quatro professores desta escola, com 71 anos de existência, e foram acompanhados por professores, cientistas, técnicos e alunos da Faculdade centenária.

A ideia de visitar a Faculdade partiu do Colégio. O projeto educativo desta escola contempla a dinamização de atividades relacionadas com as ciências experimentais, destinadas a enriquecer as aulas de Estudo do Meio, proporcionando dessa forma experiências de cariz prático, como explica a professora Cristina Martins, que por sinal foi aluna em Ciências ULisboa, concluindo com sucesso o mestrado em Biologia e Gestão de Recursos Marinhos e ainda um minor em Geologia.

Como é que se faz o açúcar? E o perfume? Terão os alimentos dos supermercados produtos químicos? Estas foram algumas das perguntas que chegaram ao DQB Ciências ULisboa. As respostas foram dadas durante a visita, que incluiu uma passagem pelos laboratórios de ensino, localizados no edifício C1, e na qual as crianças puderam ver os alunos e os professores vestidos com batas e usando óculos, pois as boas práticas são para ser tidas em consideração.

A manhã terminou no DG Ciências ULisboa com outras atividades que procuraram suscitar a curiosidade destes estudantes, por isso observaram um osso fossilizado de uma vértebra da cauda de um dinossáurio descoberto em Torres Vedras e ouviram as explicações sobre o que é um tsunami e de que forma é que os geólogos estudam estes fenómenos.

Quer visitar Ciências ULisboa e não sabe como? Então comece por aceder ao site da Faculdade, saiba o que necessita fazer e entre em contacto por email com a Área de Comunicação e Imagem de Ciências ULisboa.

Simulação de um tsunami com bonecos animados
A visita das cerca de 90 crianças começou no DQB e terminou no DG Ciências ULisboa
Fonte ACI Ciências ULisboa

 

Ana Subtil Simões, Área de Comunicação e Imagem de Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt